TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Brincadeira como fonte de ensino

Por:   •  3/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como intuito estudar as práticas relacionadas ao brincar e as diferentes linguagens artísticas. Pesquisando alguns referenciais bibliográficos para auxiliar na montagem de um projeto com uma proposta triangular, contemplando as matérias ministradas ao logo do semestre.

Ao falarmos de arte, nos deparamos com algo surpreendente pois como uma palavra tão pequena etimologicamente mas gigantesca em seus diversos significados. As expressões artísticas, musicais, e a dança estão presente no nosso cotidiano seja no teatro, na música nos design de objetos, casas, nas modificações urbanas, na natureza enfim a vida do ser humano é permeada pela arte.

Podemos fazer uma analogia com a necessidade da alimentação para sobrevivermos, nossa alma necessita de arte, pois ela é uma forma que o homem encontrou para se comunicar e expressar das diversas formas com o mundo, mesmo o homem pré-histórico já utilizava da arte como forma de expressão e de registro, hoje consideramos as cavernas como a tela ou folha em branco onde os nossos antecessores deixaram seus relatos e suas experiências de mundo.

Nos dias atuais a arte é de grande relevância e importância pois através dela podemos desbravar, derrubar barreiras ajudar o educando a se desenvolver ampliar seus conhecimentos suas experiências de mundo e por muitas das vezes nem nos damos conta a presença artística no nosso cotidiano e que ela se faz presente em todos os lugares.

Como futuros pedagogos não podemos deixar de considerar o uso da arte, das brincadeiras e dos brinquedos em nosso cotidiano, precisamos encontrar meios de inseri-los em nossas práticas proporcionando aos nossos futuros alunos o contato concreto, e construindo um conhecimento de si e do mundo, por meios dessas práticas pedagógicas que garante as diversas experiências e interpretações. Paulo Freire compara a leitura com a arte pois ambas possuem um papel fundamental no aspecto cognitivo, social, estético, sensíveis e cultural.

Muitos teóricos dissertaram sobre a importância do desenvolvimento infantil e em todas as concepções teóricas as brincadeiras aparece como importante recurso na construção de conhecimento e desenvolvimento integral da criança.

2 PROJETO DIDÁTICO

Uma maneira de inserirmos a arte no contexto escolar é trabalharmos com projetos desenvolvidos de forma a proporcionar momentos de lúdicos concretos como por exemplo jogos, brincadeiras já que estes colaboram no desenvolvimento integral do sujeito que está em desenvolvimento.

Pensando em uma atividade direcionada a este fim segue abaixo uma sugestão de projeto para ser trabalhado na educação infantil, com alunos da faixa etária de 4 a 6 anos de idade .

Brincadeira com cantigas por exemplo corre Cutia, dentre as muitas possibilidades de abordagem desse tema optamos por nos enveredarmos pelas cantigas pois permitem a aprendizagem de forma divertida e descontraída das diversas práticas tão essenciais para o bom desenvolvimento infantil, um tema amplo que permite trabalhar com escrita, leitura arte, com os alunos que estão em fase de alfabetização.

Ao planejar as atividades que envolve a brincadeira cantada pode-se levar em consideração alguns objetos de apoio, uma sugestão por exemplo é usar abola, pois se trata de um objeto de fácil acesso em todas as escolas sejam. Pública, ou privada pode-se permitir também o uso da tecnologia da informação e comunicação para extensão da pesquisa entre as crianças já que não podemos desconsiderar o uso dessas ferramentas tão essências para o desenvolvimento integral dos sujeitos o uso de jornais, livros e revista deve ser levado em consideração como um momento de aproveitar para retomar como eram feitos os primeiros impressos como uma viagem na história as informações deveram ser comparadas entre as crianças.

E finalmente o Produto final segue algumas ideias sobre as brincadeiras cantadas, que deverá fazer parte de alguma exposição dentro do colégio ou fora dele oportunizada pela direção e coordenação.

Quadro de organização do projeto:

Etapas Atividades

Etapa 1: Apresentação do projeto e projeto final Atividade 1A: roda de conversas sobre as cantigas, o professor deve ouvir os alunos sobre as cantigas que já conhecem aproveitar para fazer uma lista com os nomes das cantigas citadas pelos Alunos

Etapa2:Conhecer as cantigas Atividade 2A: Escrita coletiva de uma cantiga pode deixar os alunos escolherem e socialização das cantigas pesquisadas

Etapa 3: Seleção e organização das cantigas para compor o livro Atividade 3A: Seleção das cantigas que falam parte do livro.

Atividade 3B: Escolher duas cantigas e fazer uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com