TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Brinquedoteca

Por:   •  4/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

Disciplinas Norteadoras

Organização e Metodologia em Educação Infantil; Brinquedoteca e o Elemento Lúdico, Didática de Contar Histórias; Literatura Infantojuvenil e Multimeios Aplicados à Educação.

Nome                 RA: 

Nome                RA:

São José dos campos

10/2016

Introdução

A finalidade desse trabalho é refletir de forma analítica a respeito às diversidades culturais e avaliar as alusões práticas do multiculturalismo na construção do Projeto Pedagógico Curricular das escolas

É essencial também que compreendermos melhor as determinações legais relacionadas valorização do multiculturalismo e as práticas instituídas comumente nas escolas. É importante que as escolas tenham um Projeto Pedagógico Curricular que prima pelo respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Essa é a melhor forma de trabalhar as diversidades culturais presentes em sala de aula, respeitando cada grupo étnico, suas crenças, costumes e sua importância e contribuição para a formação de uma sociedade mais justa, ética e humana.

Justificativa

É através do brincar que a criança se desenvolve, essa fase é muito importante no decorrer do crescimento de cada um deles, pois no momento em que o desenvolvimento intelectual dos pequenos é estimulado, também são desenvolvidos hábitos que serão necessários e cruciais para todo o seu crescimento.

A implantação de uma brinquedoteca é uma forma rica e poderosa de se ampliar o conhecimento das crianças que a utilizam e também dos educadores que vão estar por ali junto a elas. É um espaço que precisa ser bastante agradável, onde tudo o que existe ali convide a ser explorado proporcione diversas sensações, lugar que deixe fluir toda a imaginação e que possa ser aproveitado todo o tempo livre para ser feliz.

Objetivos

Tem como objetivo refletir sobre o brincar, o brinquedo e as brincadeiras. Pois são muito importantes, fazem parte de toda uma evolução de pensamento das crianças e dão maiores possibilidades de aprendizagem. É brincando que as crianças passam a descobrir a maneira de como tudo ao seu redor funciona.

Começam a se relacionar com a vida e descobrem que os objetos que estão ao seu redor e seu próprio corpo estão inseridos no mundo que elas vivem.

Exemplo:

A criação de um espaço físico, educativo, o qual possa atender as necessidades que uma criança precisa.

Estimular as crianças a se socializarem

Oferecer um espaço que possa ser bem explorado

Possibilitar o acesso a uma variedade de brinquedos

Valorizar a forma de brincar (brincar para aprender e brincar para passar o tempo)

Ações a Serem Desenvolvidas

Memorizando

Material: Nenhum

Objetivo: Desenvolver a memória, criatividade e atenção.

Formação: Formar varias colunas com o mesmo numero de alunos

Desenvolvimento: Ao sinal do professor, o primeiro aluno de cada coluna levanta-se rapidamente, toca um objeto qualquer, pronuncia o nome do objeto e volta para o seu lugar. Sai o aluno da coluna seguinte, toca o mesmo objeto que o colega tocou, repete o nome do objeto, toca outro objeto pronunciando o seu nome também. E assim sucessivamente. O aluno que não esquecer nenhum objeto e acertar a ordem contará o ponto para sua equipe. Vence a brincadeira o grupo que tiver mais pontos.

Corrida do Barbante

Material: Rolos de Barbante

Objetivo: Desenvolver destreza, agilidade e espírito de equipe.

Formação: Alunos sentados no chão, arrumadas em colunas com o numero de participantes.

Desenvolvimento: O primeiro aluno de cada equipe receberá um rolo de barbante. Ao sinal do professor, o primeiro de cada fileira devera levantar-se, passar duas vezes o rolo de barbante ao redor de sua cintura e em seguida passar o rolo de barbante para o companheiro seguinte sentado.

Introduzindo a Informática

Material: Mesa Digital

Objetivo: Aprender Brincando

Formação: Possui aplicativos para desenho, pintura e livros interativos para leitura, além dos jogos tradicionais.

Desenvolvimento: pode estar em diferentes ambientes da brinquedoteca, principalmente por propor que as crianças aprendam brincando.

Recursos

Canto do “Faz de Conta”

  • Espaço com mobílias e utensílios domésticos
  • Canto do Supermercado
  • Camarins com fantasias (para apresentações de diversos papéis)

Canto da Leitura

  • Diversos tipos de livros para atender a todas as faixas etárias e estimular o habito e gosto pela leitura.

Canto dos Jogos

  • Espaço utilizado para jogos que desenvolvam o raciocínio logico

Canto dos tapetes e colchões

  • Espaço grande para brincadeiras, rolamentos, movimentos acrobáticos entre outros.

Canto do Cinema

  • Local com televisão e DVD, com almofadas, tapetes e sofás para as crianças apreciarem filmes diversos e atender as diversas faixas etárias.

Canto da Pintura e Desenho

  • Disponibilizar a criança materiais para pinturas e desenhos como pinceis, telas, papéis, cartolinas, sulfites, entre outros.


Avaliação

Ao final do semestre será elaborado um questionário com objetivo de realizar uma avaliação do projeto da brinquedoteca com as professoras e a direção.  Uma das questões será sobre a relevância do projeto para as crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (172.2 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com