TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Brinquedoteca

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.204 Palavras (13 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 13

BRINQUEDOTECA

Acadêmica: Jamilla Gêra Faioli

Tutor Externo: Andreia

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso (PED 0831) – Prática do módulo I

RESUMO

A brinquedoteca é um espaço que proporciona, por meio da atividade lúdica, o estimulo para o desenvolvimento da criança. A brinquedoteca é um espaço magico de fantasias no qual a criança aprende brincando. As crianças através do brincar aprendem a lidar com suas emoções e com seus medos, fazendo com que elas desenvolvam uma relação de confiança com si mesma, com outras crianças e com toda a sociedade. Os objetivos propostos foram analisar como a brinquedoteca pode auxiliar o aprendizado da criança na Escola Mario David Andreazza. Os procedimentos metodológicos que norteiam essa pesquisa foram bibliográficos de diferentes autores, e também foi utilizada pesquisa qualitativa na Escola Mario David Andreazza, no qual pode ser verificado que a brinquedoteca é de suma importância na escola de educação infantil, e que a brinquedoteca é um dos principais meios para os profissionais da educação trabalhar com os alunos e assim poder contribuir para um aprendizado mais proveitoso, podendo facilitar o ensino e aprendizado das crianças.

Palavras-chave: Brinquedoteca, Brincar, Aprendizagem.

1INTRODUÇÃO

A brinquedoteca é um espaço que oferece diferentes possibilidades lúdicas, e esse espaço é voltado para a criança no qual proporciona compreensão de muitas coisas através do brincar, entre elas a compreensão de si, dos outros e do mundo.

Sabemos que é brincando que a criança da asa a imaginação e por meio de brincadeiras, as crianças aprendem a viver com harmonia em sociedade.

A importância dessa pesquisa se da justamente por acreditar que a brinquedoteca é uma aliada da escola a qual tem como proposta auxiliar as crianças a formarem seus conceitos sobre o mundo, onde a criatividade é estimulada, os direitos das crianças respeitados e ainda oferece suporte pedagógico. O objetivo principal é analisar como a brinquedoteca pode auxiliar o aprendizado da criança na Escola Mario David Andreazza.

Vale ressaltar que este tema foi escolhido no intuito de promover reflexão entre os dirigentes públicos, bem como os professores sobre a importância da brinquedoteca para o desenvolvimento da criança.

O artigo a seguir procura apresentar o conceito de brinquedoteca, principais característica de uma brinquedoteca, a importância da brinquedoteca na educação infantil como espaço mediador de aprendizagem e ainda brincar, jogos e brinquedos.

O estudo e os dados constatados sobre esse tema foi realizado através de análises bibliográficas e pesquisa qualitativa na Escola Mario David Andreazza.

2 BRINQUEDOTECA

As crianças antes brincavam mais, isso acontecia geralmente com outras crianças, mas com o passar do tempo essas brincadeiras foram ficando no passado foi ficando extintas, dando espaço as tecnologias e a globalização. Essas tecnologias que atingem mais cedo as crianças. Essas crianças que muitas vezes ficam horas no computador ou na frente da televisão, isso muitas vezes faz com que a criança fique solitária sem contato com outras crianças para brincar.

Como boa parte do tempo as crianças passam na escola, e muita dessas crianças é na escola que elas têm contato com outras crianças houve a necessidade de criar um espaço para que elas pudessem ter contato com outras crianças, seja para brincar ou para trocar conhecimentos. Partindo dessa necessidade eis que surge a brinquedoteca, um espaço mágico de fantasias, onde essas crianças tem acesso a diferentes tipos de brinquedos e brincadeiras.

A brinquedoteca é um espaço para criança brincar. Não é preciso acrescentar mais objetivos, é preciso valorizar a ação da criança que brinca, é preciso transcrever o visível e permitir a seriedade do fenômeno. Se as relações entre os brinquedistas e as crianças forem corretas, se tiverem a dimensão que podem e devem ter, resultados surpreendentes irão acontecer. (SANTOS, 2011, p.21).

As primeiras brinquedotecas que surgiram foram em outros países, essas brinquedotecas tinha como atividade principal o empréstimo de brinquedos, já aqui no Brasil a brinquedoteca tem outra função, como relata SANTOS:

As brinquedotecas no Brasil começaram a surgir nos anos de 1980. A brinquedoteca brasileira difere das chamadas Toy Libraries porque não tem como trabalho principal o empréstimo de brinquedos. A brinquedoteca é o espaço criado com o objetivo de proporcionar estímulos para que a criança possa brincar livremente. (SANTOS, 2011, pag. 13)

A brinquedoteca é um espaço que serve como estimulo ao desenvolvimento das crianças, é nesse espaço que as crianças brincam, e através do brincar constroem a sua aprendizagem. O espaço da brinquedoteca proporciona através da atividade lúdica a construção e reconstrução do conhecimento. A escola é um dos poucos lugares onde há valorização do lúdico, o lúdico não é apenas brincadeiras, mas é também a liberdade de expressão física e emocional, é a base para novos conhecimentos. A brinquedoteca tem uma mensagem a dar para a escola porque pode ajudar as crianças a formarem um bom conceito de mundo, um mundo onde a afetividade é acolhida, a criatividade estimulada e os direitos delas respeitados. (SANTOS, 2011, pág. 22)

A brinquedoteca é muito importante para escola, ela é uma das principais motivadoras de aprendizagem, a utilização da brinquedoteca na educação infantil com fins pedagógicos, significa criar condições de aprendizagem para a construção de conhecimentos, e introduzir as propriedades do lúdico, do prazer, da ação ativa e motivadora.

SANTOS, enfatiza que:

[...] que a escola pode ensinar, a psicopedagogia pode cuidar dos problemas de aprendizagem, a psicologia pode resolver problemas emocionais, a família pode educar, mas a brinquedoteca precisa preservar um espaço para a criatividade, para a vida afetiva para o cultivo da sensibilidade; um espaço para nutrição da alma deste ser humano-criança, que preserve sua integridade, através do exercício do respeito a sua condição de ser em formação. (SANTOS, 2011, pág.21).

Com o surgimento da brinquedoteca ouve a necessidade de capacitar profissionais para trabalhar nessa área, eis que surge o brinquedista. O brinquedista nada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com