TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Brinquedoteca

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

Introdução

  A atividade lúdica permite a transmissão cultural de um povo, e também podem ser entendida como instrumentos para transmitir conhecimentos. A brinquedoteca apenas não suprem as necessidades das crianças carentes e especiais como também resgata a cultura e seus valores. Na qual a criança está inserida e interagem com o desconhecido expondo a sua e conhecendo outras culturas.

Na brinquedoteca as crianças podem resgatar brincadeiras e compartilhar momentos de alegria e diversão. É de grande importância a utilização da brinquedoteca para o crescimento e conhecimento da criança.  

A brinquedoteca surgiu em 1934 e Los Angeles, Estados Unidos da América. Ao notar as frequências de roubos de brinquedos feitos por crianças em lojas de brinquedos, esse fato acontecia porque as crianças eram pobres e não tinham brinquedos e nem condições de comprá-los.

Na década de 1960 a brinquedoteca teve uma repercussão mundial. Por acreditarem que os brinquedos estimulariam o desenvolvimento das crianças especiais. Passaram a emprestar brinquedos para as famílias carentes com filhos especiais.

É possível descobrir que a brinquedoteca é considerada como o espaço que permite a sociedade contemporânea fazer o resgate ao lúdico esquecido pelas pessoas, negado às crianças.

A brinquedoteca é um espaço onde a criança utiliza o lúdico, constrói suas próprias aprendizagens desenvolvendo si num ambiente acolhedor, natural e que funciona como fonte estimulo para o desenvolvimento de suas capacidades estéticas e criativas, favorecendo ainda suas curiosidades.      

                                                                                                       Noffs (2001 pág. 160)

Brincar faz parte da história do homem e é uma forma da criança entrar em contato com as pessoas e com as coisas. O ato de brincar enriquece a identidade da criança, porque ela experimenta outra forma de ser e de pensar e representam diversos papeis sociais.

A brinquedoteca é um lugar onde se aprende a brincar com brinquedos feitos de sucatas.

Para inserir um brinquedoteca é necessário ter definido os objetivos e o público-alvo a ser atendido. Em seguida as atividades orfetadas, a localização e instalação, as regras e normas para atendimento, a composição dos objetos a serem oportunizadas, o profissional que fara mediação das atividades no local com conhecimento básicos de seu funcionamento.

Vaz (2006) acredita ser interessante fazer uma pesquisa sócio cultural e ambiental sobre a comunidade local (vida e habito de brincar das crianças)para implantação antes de definir as atividades ofertadas na brinquedoteca .

É óbvio a presença de salas de brinquedos sob diferentes objetivos como: escolas, hotéis, hospitais, clubes, shoppings e etc.

Brinquedoteca escolar: organizada num setor da escolar com finalidade pedagógica ou em centro de educação continuada.

Brinquedoteca comunitária: as mantenedoras geralmente são associações, prefeituras e organizações filantrópicas.

Brinquedoteca em instituições de atendimento especial: local de atendimento a crianças  portadoras de necessidades especiais para atender diversas modalidades – APAE, Laramara e Larabinq.

Brinquedoteca em instituições de saúde: hospitais, consultórios médicos, clínicas, entre outras, objetivando amenizar as situações traumáticas das crianças hospitalizadas ou em tratamento médico.

Brinquedotecas de universidades e faculdades: (laboratórios de aprendizagens – formação de professores e Recurso Humanos, para pesquisas e prestação de serviços às comunidades). A USP foi pioneira – Labrinq; fornece subsídios para práticas pedagógicas com o uso de brinquedos.

Brinquedotecas circulantes: instaladas em ônibus, caminhonetes itinerantes para crianças da periferia e outros espaços (PUC-SP com Ônibus Ludicidade).  

Brinquedotecas em espaços de entretenimento: em shopping centers, casas de diversões com parques e playground, centros culturais, entre outros.

Brinquedotecas junto às bibliotecas: geralmente não realizam empréstimo de brinquedos no Brasil. Mas a criança utiliza o espaço com liberdade para brincar.

 Ao nos depararmos com um conjunto de ideias, objetivo, princípios e ações voltados para brinquedoteca, Puga e Silva (2008,p.1). Destacam alguns dos objetivos da brinquedoteca: proporcionar um espaço lúdico, valorizando o ato de brincar de forma espontânea; resgatar o espaço e o tempo de brincar; possibilitar o acesso a brinquedos; orientar sobre a adequação e utilização dos brinquedos; desenvolver hábitos de responsabilidade; resgatar brincadeiras, incentivando sua valorização como atividade geradora de desenvolvimento intelectual, emocional e social; propiciar a construção de conhecimentos; estimular o desenvolvimento da concentração e atenção; oportunizar a expansão de habilidade e potencialidade; desenvolver a criatividade, associabilidade e a sensibilidade; incentivar a autonomia e o sentimento de auto estima; repassar ao professores e às famílias informações sobre conhecimento a respeito da importância do brincar e sobre o desenvolvimento do aluno na brinquedoteca.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com