TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Brinquedoteca

Por:   •  2/6/2015  •  Seminário  •  1.674 Palavras (7 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 3

PASSO 1 e 2

A sociedade tem se modificado rapidamente e se reflete na área educacional, por conta dessas mudanças todos tem se empenhado como; professores alunos governantes, etc.

A educação deixa seus lugares habituais e vazam para muitos outros lugares não convencionais, como igrejas, sindicatos, ONGs, meio familiar, trabalhos, clubes, etc.

O pedagogo passa atuar em empresas, rádios, tvs, hospitais, formando alunos que atravessa os muros de uma instituição escolar somente por atravessar.

Sendo assim aonde houver um aluno querendo aprender, aonde houver um profissional querendo ensinar estará montada a aula, em todos os lugares com todos os mecanismos necessários.

A educação e a aprendizagem acontecem quando a sociedade esta disposta a aprender tanto em escola ou em qualquer outro espaço, educação formal ou não formal.

Ser um profissional pedagogo é ser sem sombra de duvida um ser que contribuirá para formação não somente de professores, mas também cidadãos, que com certeza por sua vez contribuirá para uma sociedade mais justa e digna.

O curso de Licenciatura em Pedagoga terá carga horária de 3.200 horas de efetivo trabalho acadêmico, para exercer a docência nas séries iniciais no Ensino Fundamental e Infantil, disciplinas pedagógicas dos cursos de formação de professores e também para atuar na gestão de processos educativos escolares e não escolares bem como na produção e difusão do conhecimento do campo educacional.

Temos a pedagogia empresarial que ainda é tabu e polemica, tantos nos ambientes educativos, como com os próprios pedagogos, é bastante ressente em nosso país abordar esse assunto e principalmente trabalhar nessa área de atuação, tem seu surgimento na idéia de preparação e formação dos recursos humanos nas empresas.

O pedagoga passa a treinar, formar e assim preparar mão de obra específica para a organização que está atendendo e prestando serviço.

Algumas empresas acabam por ver a importância de pedagogos para educação nos ambientes corporativos exemplos disso é a Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC) que determina em seu Programa Nacional de Instrução da Aviação Civil PNIAVSEC.

O pedagogo era antes um antigo auxiliador de crianças hoje ganha espaço em todo o meio educativo e investidor no Brasil e mundo.

ETAPA 4

PASSO 1 e 2

O que é uma Brinquedoteca? Para que serve?

“O mundo da brinquedoteca proporciona à criança compreensão de muitas coisas através do brincar, entre elas a compreensão de si, dos outros, dos adultos e do mundo.Nós adultos exigimos muito de nossas crianças, esquecemos que são apenas crianças e precisam agir como tal. Se nós nos permitíssemos observar alguns instantes o brincar das crianças, notaríamos que o…“brinquedo é tão importante para criança como o trabalho é para o adulto”.” (Brinquedoteca UFC)

Uma Brinquedoteca serve para proporcionar um espaço onde a criança possa brincar sossegada, sem cobranças e sem sentir que está atrapalhando alguém ou perdendo tempo; dar oportunidade para que a criança aprenda a jogar e a participar; enriquecer o relacionamento entre as crianças e suas famílias.

PASSO 3

Tema e Problematização: Sou Feliz Brinquedoteca - 5 a 7 anos

Justificativa: Atender crianças no período oposto as aulas curriculares.

Objetivos: Propor um ambiente em que as crianças possam aprender de uma maneira diferente, independentemente da situação social e familiar em que elas vivem.

Metodologia: Português, matemática, geografia e artes.

    ZCronograma: Cada dia da semana, será realizada uma atividade diferente. Será realizada na sequência:

- Jogos Simbólicos

- Jogos de Regras

- Teatro e oficina

- Salão de Beleza

- Parque

O Cantinho da Leitura estará à disposição das crianças durante todos os dias, após as atividades em grupo.

Sempre iniciaremos o dia, lembrando as regras de funcionamento da brinquedoteca e fazendo a higienização das mãos.

Avaliação do projeto: Cada monitor observará as crianças e ao final de cada período, será realizado um relatório das ações observadas.

             PASSO 4

Os educadores de uma forma geral reconhecem a importância da brincadeira, do jogo e do brinquedo como elemento essencial no cumprimento do direito à infância e com a educação de qualidade. No entanto, verifica-se o uso das atividades lúdicas de forma predeterminada como complementação de conteúdos da prática pedagógica, desconsideram a autonomia na escolha.

A importância do brincar foi reconhecida mundialmente, conforme descrito no Princípio 7º da Declaração Universal dos Direitos da Criança, (1959 s/p.) cujo texto diz, "A criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a atividades recreativas, que devem ser orientadas para os mesmos objetivos da educação; a sociedade e as autoridades públicas deverão esforçar-se por promover o gozo destes direitos".

Ressalta Ramalho (2000, p. 76) descrevendo sobre a Brinquedoteca como, "local de estímulos para brincar livremente, por algumas horas do dia",

Brinquedoteca deve ser um espaço para o brincar, numa realidade concreta e organizada, local este que respeita e considera a infância sem favorecer a competitividade e cobranças excessivas, havendo contato com diversos objetos, estimulando o direito de escolhas,de criar e o recriar as situações. E ainda o resgate coletivo dos valores deixados para trás, dos brinquedos tradicionais, autênticos, simples, mas infinitas possibilidades de brincar e sonhar, com bolas de gude, pipas de papel de seda, carrinhos de madeira, cavalinho de pau, etc.

No Seminário Nacional sobre Brinquedotecas denominado: "A Importância do Brinquedo na Saúde e na Educação, realizado em 10 de agosto de 2005, sob a coordenação da Comissão Legislativa Participativa da Câmara dos Deputados, foram discutidas questões relativas à infância e a necessidade da presença da brinquedoteca em locais públicos.

 "Um bom brinquedo é aquele que convida a criança a brincar. (CUNHA 2001)".

Descreveremos abaixo os tipos existentes de Brinquedoteca:

1. Brinquedotecas escolar: organizadas num setor da escola com finalidade pedagógica ou centros de educação continuada;
2.
Brinquedoteca comunitária: as mantenedoras geralmente são associações, prefeituras e organizações filantrópicas;
3.
Brinquedotecas em Instituição de Atendimento Especial: local de atendimento a crianças com necessidades especiais e suas diversas modalidades. APAE, LARAMARA E LARABRINQ;
4.
Brinquedoteca em Instituições de Saúde: Hospitais, Consultórios Médicos, Clínicas, entre outras, objetivando amenizar as situações traumáticas das crianças hospitalizadas ou em tratamento médico;
5.
Brinquedotecas em Universidades e Faculdades: (Laboratórios de Aprendizagens - formação de professores e Recursos Humanos, para pesquisas e prestação de serviços à comunidade). A USP foi pioneira - LABRINP; fornece subsídios para práticas pedagógicas com uso de brinquedos;
6.
Brinquedotecas Circulantes: instaladas em ônibus, caminhonetes itinerantes para crianças da periferia e outros espaços; (PUC-SP com Ônibus Ludicidade);
7.
Brinquedotecas em espaços de entretenimento: em shopping centers, casas de diversões com parques e playground, centros culturais, entre outros;
8.
Brinquedotecas junto ás bibliotecas: geralmente não realizam empréstimo de brinquedos no Brasil. Mas, a criança utiliza o espaço com liberdade para brincar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com