TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Brinquedoteca

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.576 Palavras (23 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 23

1

DESAFIO PROFISSIONAL CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINAS NORTEADORAS: • ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL • BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO

APRESENTAÇÃO

O Desafio Profissional é um procedimento metodológico de ensino- aprendizagem que tem por objetivos: ü Favorecer a aprendizagem. ü Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. ü Promover o estudo dirigido a distância. ü Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. ü Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. ü Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. ü Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. ü Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Para atingir esses objetivos, você deverá seguir as instruções na elaboração do Desafio Profissional ao longo do bimestre, sob a orientação do tutor, considerando as disciplinas norteadoras. A sua participação nesta proposta é essencial para o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

2

Ao concluir os passos propostos neste desafio profissional, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir: ü Aplicar modos de ensinar diferentes linguagens: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, Língua Brasileira de Sinais, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano. ü Relacionar os conhecimentos relativos à área de atuação com as demais áreas do conhecimento. ü Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e alunas e a realidade sociocultural em que esses desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas. ü Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.

OBJETIVO DO DESAFIO

Exercitar a capacidade de observação, registro e avaliação de crianças em ambientes lúdicos.

PRODUÇÃO ACADÊMICA

Desenvolver uma narrativa das descrições comportamentais objetivas de uma criança de acordo com metodologias de observação, registro e avaliação.

DESAFIO PROFISSIONAL

Marina é estudante do curso de Pedagogia que cumpre o estágio supervisionado curricular em uma brinquedoteca hospitalar. Seu irmão passa por

3

tratamento de saúde e frequenta a mesma brinquedoteca. Nesse espaço, as crianças são observadas, têm seus comportamentos registrados e avaliados por uma equipe de profissionais. Marina foi convidada a participar desenvolvendo a narrativa das descrições comportamentais de seu irmão de acordo com as metodologias empregadas pela equipe pedagógica. Marina é estudante do curso de Pedagogia e neste semestre vai cumprir parte do seu estágio supervisionado curricular no Hospital Infantil de sua cidade. Há alguns meses, ela aguarda ansiosamente por esse momento, pois sabe que o tratamento humanizado prestado às crianças faz toda a diferença na vida desses pacientes e seus familiares. A estudante conhece de perto os benefícios do tratamento humanizado em crianças. Seu irmão Lucas, de cinco anos, se submete à sessão de quimioterapia para combater a leucemia, o tipo de câncer que mais atinge crianças nessa faixa etária. O tratamento da doença exige, dentre outras coisas, o isolamento a riscos biológicos, por isso ele é constantemente impedido de brincar com os amiguinhos e de participar das brincadeiras na rua de sua casa junto a outras crianças. A brinquedoteca e as atividades lúdicas desenvolvidas pela equipe pedagógica e de saúde do hospital garantem que, durante o tratamento, Lucas possa interagir com outras crianças e fazer aquilo que mais gosta: brincar, sem comprometer o tratamento. A infraestrutura da brinquedoteca hospitalar é excelente. O espaço é amplo, possui banheiros adaptados e dispõe de uma grande quantidade de jogos e brinquedos. Além disso, os móveis foram planejados para crianças e para atender pacientes com mobilidade reduzida. Com capacidade para atender grupos de até 20 crianças e uma equipe que reúne médicos(as), enfermeiros (as), terapeutas, pedagogos(as) e cuidadores(as), a brinquedoteca é uma referência no suporte ao tratamento humanizado em saúde. A oportunidade de estagiar no mesmo espaço em que ocorre o tratamento do irmão certamente vai ampliar a capacidade de Marina em reconhecer os benefícios das atividades lúdicas, da brinquedoteca e do tratamento humanizado que ajuda a promover a cura, o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças.

4

No primeiro dia em que Marina iniciou o estágio supervisionado, a brinquedista explicou os objetivos do tratamento humanizado, apresentou detalhadamente os espaços, brinquedos e equipamentos médicos, orientou-a em relação aos cuidados com higiene, limpeza do ambiente e assepsia de brinquedos, expôs como as atividades são realizadas de acordo com o prontuário de cada paciente, explicou sobre o papel de cada um dos integrantes da equipe de saúde e cuidadores e, finalmente, se colocou à disposição para auxiliá-la sempre que surgirem dúvidas. Naquela semana, Marina procurou seguir todas as recomendações dadas pela brinquedista e buscou se integrar amistosamente à equipe que trabalha na brinquedoteca. Aproveitou também para acompanhar as fichas de observação das crianças, analisar o comportamento social estabelecido entre as próprias crianças e também os adultos e participar das reuniões realizadas entre a equipe de saúde e equipe pedagógica da brinquedoteca. Na semana seguinte, Marina percebeu que algumas crianças tinham voltado para casa, outras deixaram de frequentar a brinquedoteca por motivos de saúde e algumas eram rostinhos novos que estavam iniciando o tratamento médico ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com