TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Brinquedoteca: Espaço para desenvolvimento infantil

Por:   •  20/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O objetivo primário para este trabalho é conhecer o tema: Brinquedoteca. Trata-se de uma reflexão sucinta sobre o direito de brincar, com base na leitura de dois textos principais: As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade e Brinquedoteca: a valorização do lúdico no cotidiano infantil dapré-escola. Entrevistou-se ainda, uma criança de sete anos. Baseou-se também no tema de estudo do semestre: organização dos espaços educativos na educação infantil I. E breves visitas a sites como o da Brinquedoteca virtual da Unopar e Associação Brasileira das Brinquedotecas. A reflexão trouxe a contribuição ainda que indireta dos teóricos Piaget e Vigotsky. O resultado foi o enriquecimento sobre otema quanto ao conceito do brincar, sua relevância para a pedagogia e para a criança ser e desenvolver seu potencial, contando com um espaço construído para esta finalidade.
















Brinquedoteca: espaço para desenvolvimento infantil
Brincar é um direito da criança. É uma linguagem, uma expressão, já reconhecida na Declaração dos Direitos da Criança de 1959, Convenção dosDireitos da Criança de 1989, Constituição Brasileira de 1988, Estatuto da Criança e do Adolescente 1990, Lei federal 11.104 de 2005 e Lei de Diretrizes e Bases 9394 de 1996. As brincadeiras proporcionam aprendizado. Estimular o desenvolvimento infantil é também papel do professor e da família. 
Para Piaget (1998 apud ROCHA, 2008) o lúdico é o início das atividades intelectuais da criança,facilita a assimilação e acomodação de conceitos e conteúdos. Para Vigotsky (1991, apud, ROSA et al, 2010), pelo brincar a criança irá formar seu nível de ação e moral.
De acordo com Rosa et al (2010), brincar é um comportamento dentro de um contexto social e um sistema cultural, que encontra finalidade no próprio processo.
Brinquedoteca é um espaço para estimular o brincar (FABIANE et al, 2010).Também chamada como Ludoteca e Biblioteca de Brinquedo. É um espaço educativo. “É um local onde o brinquedo e diversos materiais, permitem a imaginação o faz-de-conta e a expressão da criação infantil” (CUNHA, 2001 apud UNOPAR, 2013). É uma estratégia de ensino para instituições que entendem o brincar como direito e ensino (ALENCAR, sd).
A brinquedoteca objetiva contribuir com o desenvolvimentointegral da criança, que, pode brincar livremente. Ao pintar, dançar, desenhar, rabiscar, jogar, interpreta e brincar entre outras atividades recreativas, a criança aprende se desenvolve e cresce.
A Brinquedoteca de Indianópolis, São Paulo, foi a primeira do País, no ano de 1981. Antes disso a APAE1, em 1973 implantou uma Ludoteca, funcionava de forma circulante. A partir de 1984, surge a ABBri2.Entre suas atividades está a formação de brinquedistas e auxílio na montagem de brinquedotecas no país.
Agente do Brincar é a pessoa competente para mediar o brincar. Ela oferece apoio e incentivo, de forma que a criança possua liberdade para escolher. O brinquedista é “um animador, um facilitador das oportunidades lúdicas” (MARTINS, et al 2013). Deve ser uma pessoa qualificada, do ponto de...

Ler documento completo

O espaço educativo da educação infantil
Este trabalho tem como objetivo conhecer o trabalho pedagógico dos professores na educação infantil, como eles compreendem o aprendizado das crianças e como eles trabalham cada eixo do conhecimento, comotambém refletir sobre o espaço educativo ideal proposto na literatura e o real espaço educativo encontrado na educação infantil de nossa cidade. Utilizamos um questionário semi-estruturado para pesquisarmos com alguns professores de uma escola de educação infantil e com observações do espaço escolar para que possamos refletir a realidade encontrada. Escola Municipal Antônio Ottoni da Silva foi aescola onde fizemos as observações, utilizaremos apenas as iniciais dos nomes das professoras entrevistadas. Primeiro observamos o espaço escolar, bem estruturado com amplo espaço para atividades fora da sala de aula, possui brinquedos variados dentro de cada sala, ampla biblioteca com acervos variados, um espaço bastante organizado, no qual as crianças se sentem a vontade para adquirir o aprendizado.De acordo com a Professora Maria da Graça Souza Horn, em Organização e didática na educação infantil: pedagogia/ Cassiana Magalhães Raizer, 2009, a organização espacial das salas de aula permite ao professor criar possibilidades de aprendizagem com as crianças, não devendo ser este apenas um enfeite nas salas. Em relação como a criança aprende, a professora M.S. nos disse:”- A criançaaprende o tempo todo, conversando com o colega, observando os adultos, interagindo com os materiais didáticos oferecidos, brincando.”, já a professora E.M. fala nos que a criança aprende através de experiências, observações e explorando o meio o qual pertence, principalmente como os pais, porque é com eles que elas passam a maior parte do tempo, e C.C, nos conta que as crianças vivenciam e conquistammuitas coisas, por isso o professor também é importante em sua formação pois ele possibilita e favorece novos conhecimentos, os quais elas podem absorver ou não de acordo com suas necessidades e interesses. Os PCNs, nos trás que para a criança se desenvolver ela não precisa basicamente da escola, em todos os momentos que elas vivem estão aprendendo, desde o nascimento. De acordo com Piaget, “épor meio das interações que as pessoas procuram se adaptar ao meio que se dá o desenvolvimento da inteligência”, então a criança não aprende de um modo ou de outro, mas interagindo com os diversos meios em que vivem.
O objetivo da educação infantil é estimular o seu desenvolvimento integral, pois as crianças encontram nela um espaço planejado para a apropriação do conhecimento. Asprofessoras entrevistadas concordam entre si que o objetivo da educação infantil é acolher as crianças, propiciar momentos em que elas se sintam seguras, criem uma imagem positiva de si mesma e dos outros, ensinar-lhes a respeitar a diversidade e valorizar a riqueza de cada um, desenvolvendo a capacidade de começar a coordenar pontos de vista e necessidades diferentes das suas, socializando-se.”Partindo do ponto de vista das professoras, o educador precisa ter em mente os objetivos, para que possam avaliar as atividades que irão oferecer as crianças para que proporcionem meios de alcançá-los. No art.29 da LDB, nos mostra que “ –A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico,psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade ( BRASIL, 1996). No aspecto do papel do professor da educação infantil, M.S, nos diz que “ser professor da educação infantil é ser cuidadora, orientadora, criança novamente, pois vivenciamos nossa infância através das brincadeiras que realizamos com elas.” No entanto, realmente o papel do professor abrange mais do...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (298.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com