TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Por:   •  16/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.733 Palavras (27 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA[pic 2][pic 3]

MACEIÓ

2022

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

INTRODUÇÃO

            Sabendo que as crianças dos tempos atuais, passam por grande influência da mídia, cujo seus brinquedos e brincadeiras são estimuladas por redes sociais programas de televisão, multimídias e outros mais. Os tipos de brincadeiras e os brinquedos estão perdendo espaço no cotidiano infantil, sendo que atualmente, elas passam o maior tempo em frente à televisão, computadores, vídeo games, celulares entre outros, esquecendo assim as brincadeiras mais comuns e adequadas as fases que essas crianças se encontram.

              Em seu artigo 29, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL,1996) assinala que a educação infantil representa a primeira etapa da educação básica (BRASIL, 2018), e deve ser oferecida em creches e pré-escolas, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos, o que envolve os fatores intelectuais ,físicos e sociais.Com essa presente situação no âmbito educacional que percebe-se a necessidade de incluir ,implantar a Brinquedoteca no processo ensino aprendizagem. A brinquedoteca, é uma forma de auxílio ao docente no currículo escolar, para desenvolver a aprendizagem de forma lúdica e promover a socialização do educando, além de despertar o desejo do alunado facilitando assim a interação entre o docente e o educando.

               Por meio da brincadeira a criança desenvolve todas as competências necessárias para o seu desenvolvimento cognitivo, se ela não passar por este processo, certamente terá dificuldade para adquirir conhecimentos para a alfabetização, entendendo que é de tamanha importância que a brincadeira esteja presente no cotidiano escolar da criança, para que seja possível desenvolver seu processo cognitivo de aprendizagem, por meio das atividades lúdicas, tornando a educação estimulante e alegre também. No ambiente da brinquedoteca busca-se, por meio da diversidade de brinquedos e de atividades lúdicas, oportunizar o equilíbrio de necessidades que podem estar escondidas nas crianças, onde o educando expressa por cada atividade realizada.

OBJETIVOS

Objetivo geral

  Incentivar e estimular a evolução mental, psicológica, social e físico da criança por meio do lúdico, desenvolvendo brincadeiras, jogos, atividades com lógicas que facilite a coordenação motora, as habilidades e a criatividades das crianças.

Objetivos específicos

  • Propor um ambiente prazeroso O principal objetivo das brinquedotecas é possibilitar a evolução mental, psicológico, social e físico da criança por meio do lúdico. É nelas que são desenvolvidas brincadeiras e jogos que estimulem o raciocínio lógico, a coordenação motora e a criatividade das crianças.
  • A criação da brinquedoteca foi um marco histórico no desenvolvimento infantil e resultou em uma conquista para a sociedade e, em especial, para a criança que, assim, aprende de forma mais harmoniosa e prazerosa.

  • Um dos focos da brinquedoteca é proporcionar atividades lúdicas para as crianças que freqüentam o ambiente escolar, desenvolver o apoio entre elas, possibilitar um espaço para brincadeiras não dirigidas, espontâneas, além de divulgar a pais e professores conhecimentos sobre a importância do brincar para o crescimento das crianças e geração de conhecimento científico sobre desenvolvimento infantil.

  • Todo esse projeto possui como meta assegurar à criança este direito básico: brincar, poder ser quem é: criança.  e desenvolver-se por completo dentro de um local favorável.

1.1- A BRINQUEDOTECA

                Com um espaço preparado para comover a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande diversidade de brinquedos, dentro de um ambiente específico e totalmente lúdico, um local onde tudo desperta a explorar, a sentir, a experimentar e a fantasiar, Através dos jogos, das brincadeiras e brinquedos a criança satisfaz suas carências e consegue se comunicar com facilidade com outras crianças, ou com adultos, liberando suas emoções, desenvolve sua criatividade, absorve conhecimentos, evoluindo sua autoestima e socializando.

Segundo Viegas (2008), A brinquedoteca prepara o espaço do "faz de conta" para que seu ambiente seja impregnado de criatividade, de manifestações de afeto e de apreciação pela infância, a tal ponto que a criança se sinta esperada e bem-vinda, além de despertar a imaginação, a percepção e a representação da realidade

   

  • É enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança. É no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de numa esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas, e não dos incentivos fornecidos pelos objetos externos. (VYGOSTSKY 1989, p. 109).

                    É nítido que a brinquedoteca vem auxiliando o desenvolvimento infantil, possibilitando a criança a utilizar sua criatividade e conseguir se sentir bem no ambiente proporcionado, e vem também desenvolvendo o aprender, e o vínculo da criança com as pessoas, pois claramente é no brinquedo que ela transforma seu mundo diante do que está sendo observado, construindo suas primeiras definições do que são as pessoas, animais, objetos, e até ela mesma.

Desenvolvendo seu corpo físico, como também sua mente e seu corpo emocional, sua relação com a brinquedoteca proporciona o desenvolvimento de novas habilidades de forma espontânea e natural.

1.2 Origem da brinquedoteca

       O sistema de compartilhamento de brinquedos surgiu em 1934, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Nessa época, o país passava por uma forte depressão econômica e as crianças estavam furtando os produtos de uma loja de brinquedos. A fim de acabar com o problema, o dono da loja resolveu criar um serviço de empréstimo de brinquedos, utilizado até hoje nas brinquedotecas, depois desse primeiro passo, a primeira brinquedoteca, voltada para o ato de brincar, foi criada pela escola de educação especial Escola de Indianópolis, com o propósito voltado ao ato de brincar, seguindo como sua evolução:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.8 Kb)   pdf (321 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com