TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CELEBRAÇÃO À VIDA, O RENASCIMENTO DE NÓS MESMOS

Por:   •  26/1/2021  •  Projeto de pesquisa  •  4.210 Palavras (17 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

NOME DO PROJETO: NATAL EM FAMÍLIA

TEMA: A CELEBRAÇÃO À VIDA, O RENASCIMENTO DE NÓS MESMOS.

REALIZAÇÃO: ESCOLA CENTRO DE ATENDIMENTO INFANTIL VÓ OLGA

DIREÇAO: JOSEANE CRUZ SOARES

COORDENAÇAO: DELCIRENE VIDEIRA DA SILVA

PÚBLICO ALVO: ENSINO FUNDAMENTALI (1º AO 5ºANO).

PERÍODO: 01 Á 15/12 /2020

DURAÇÃO: 15 DIAS

         

                       PROJETO NATA EM FAMILIA

[pic 2]

                          MAZAGÃO VELHO, 2020

INTRODUÇÃO:

A família é a primeira sociedade que convivemos e que levamos por toda vida. É base para a formação de qualquer indivíduo, pois é no convívio familiar que aprendemos, um com o outro, a respeitar, partilhar, ter compromisso, disciplina e a administrar conflitos. É inegável que cada um carrega um histórico de experiências, aprendizados e lembranças que apresentarão reflexos por toda vida.

A família é uma das instituições mais antigas, um pilar de sustentação para todos, afinal aprendemos com ela, a conviver e interagir com o mundo em que nos cerca, além de sermos preparados para vida. Uma família cercada de amor, paciência, respeito e cumplicidade educa e formar indivíduos aptos para o convívio social. Entretanto, O papel da família vai além do ensinar o que é certo e errado, é formar indivíduos afetuosos, conscientes, tolerantes, respeitosos, autoconfiantes e felizes.

Todavia o natal conta a história da família mais importante do mundo, sendo ela, a família que serve de exemplo de amor e união para toda humanidade. Por isso, o natal é tempo de família, é tempo de compartilhar os nossos momentos com aquelas pessoas que são responsáveis pela nossa vida e pela nossa existência. Por essa razão, a realização do projeto Natal em família, tem o objeto de envolver a família com as atividades pedagógicas da escola, sobre o natal, para que esse elo de convívio familiar esteja presente de fato nas ações educativas.

JUSTIFICATIVA:

O natal é uma data comemorativa que simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Esta celebração acontece há mais de 1.600 anos no dia 25 de dezembro. Natal se refere a nascimento ou a local onde alguma pessoa nasceu. Por exemplo, a expressão “cidade natal” indica a cidade onde um determinado individuo nasceu. No entanto, o natal é a comemoração do nascimento de Jesus Cristo, e podemos considerar também que é uma celebração à vida, o renascimento de nós mesmos. É um tempo de paz e alegria, que devemos ser cultivados não apenas nesse dia, mas durante todo o ano. Viva o amor e a harmonia dessa data.

No mundo existem fatos tão especiais que devem ser lembrados. As pessoas marcam esses momentos com uma data. Por isso, no dia 25 de dezembro comemora – se o Natal, com propósito de celebrar o Real Espírito de Natal. Pretendemos conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída, buscando integrar a perspectiva de diversas áreas.

Este projeto possibilita os alunos o conhecimento das tradições natalina, de forma interativa e descontraída, buscando o reconhecimento dos símbolos natalinos, assim como o estimulo de bons hábitos de solidariedade por meio de atividades coletivas e de confraternização focando na importância de celebrar a data natalina em família. Tendo como Objetivo despertar nos alunos o verdadeiro sentido do Natal através da participação de atividades alegres e espontâneas, enfatizando um ambiente festivo, perceptivo, a solidariedade e amor ao próximo, compreendendo o significado do Natal, e a participar em atividades que envolvam histórias, canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre o Natal.

COMPETÊNCIAS GERAIS PARA A EDUCAÇÃO BASICA:

  1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
  3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
  4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visualmotora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
  6.  Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
  7.  Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
  8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
  9.  Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
  10.  Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

A BNCC orienta que o ensino Fundamental, em seus anos iniciais e finais, a progressão do conhecimento, ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intelectual das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas, quanto o que ainda precisam aprender. Ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente. O projeto traz a organização com as competências especificas, e os componentes curriculares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (227.5 Kb)   docx (170.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com