TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRIANÇA COM TDAH E A CONTRIBUIÇÃO DO PROFISSIONAL DE PSICOPEDAGOGIA

Por:   •  13/4/2022  •  Monografia  •  4.071 Palavras (17 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2]

UNIÃO BRASILEIRA DE FACULDADES – UNIBF

PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, CLINICA E HOSPITALAR.

ADRIANA MOTA GALVAO DIAS

A CRIANÇA COM TDAH E A CONTRIBUIÇÃO DO PROFISSIONAL DE PSICOPEDAGOGIA

SALVADOR, JULHO DE 2021.

ADRIANA MOTA GALVAO DIAS

A CRIANÇA COM TDAH E A CONTRIBUIÇÃO DO PROFISSIONAL DE PSICOPEDAGOGIA

Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado para obtenção de certificado no Curso de Especialização – Latu Sensu em Psicopedagogia Institucional, Clinica e Hospitalar da União Brasileira de Faculdades, UNIBF.

Orientadora: Profa. Ph. D. Claudinei Conationi Da Silva Franco.

SALVADOR, JULHO DE 2021

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo abordar o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a contribuição da intervenção psicopedagógica. O TDAH, é um dos transtornos mais pesquisados e estudados atualmente, considerado um fator preocupante principalmente na fase de escolarização. Observou-se que existiu um aumento de alunos com síndromes e transtornos nas escolas onde a maioria dos profissionais e familiares não sabem o que fazer e como fazer para ajudá-los. A presente pesquisa tem como questão problema elucidar sobre este transtorno de que forma o psicopedagogo pode contribuir no diagnóstico e tratamento. O artigo também aborda os benefícios do diagnóstico e tratamento precoce, suas consequências na aprendizagem de pessoas com TDAH, a eficácia do trabalho psicopedagógico, e também  sua importância como um suporte às instituições escolares, aos profissionais da educação e às famílias no trato específico.

 Palavras–chave: TDAH. Família. Escola. Psicopedagogia.

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho teve como base abordar a relevância do profissional de psicopedagogia inserido no contexto escolar, de forma também a compreender as diversidades apresentadas nesse contexto bem como as particularidades de cada aluno. O Objetivo do presente trabalho será desenvolver breves considerações a respeito da criança com TDAH e deque forma a Psicopedagogia pode contribuir no processo de aprendizagem da criança, onde observa-se que a cada dia as escolas tem recebido mais alunos com este transtorno.

Partindo do pressuposto que há uma grande necessidade da aplicação teórica na área de psicopedagogia, os objetivos principais desta pesquisa foram conhecer, compreender e identificar melhor este transtorno e sua influência sobre aprendizagem e de que forma o profissional de psicopedagogia pode auxiliar nesse processo e quais estratégias utilizadas.

Ressalto que dentro das principais características e possíveis causas, que o TDAH é um dos transtornos mais comuns na infância, existindo algumas teorias para o seu aparecimento, e que apesar de não ser considerado um transtorno de aprendizagem, seus sintomas tem impactos relevantes para o desenvolvimento escolar da criança

.

  1. DESENVOLVIMENTO

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, é um transtorno bastante comum porém muito pouco conhecido pelos pais e professores.

O transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos psiquiátricos mais comum na infância e adolescência. Os estudos nacionais e internacionais, situam a prevalência do TDAH entre 3% a 6%, sendo realizados com crianças em idade escolar na sua maioria (Rhode et al, apud Rotta, 2006  p.365)

        O TDAH é o transtorno de causas pouco desconhecidas, com forte participação genética nas suas etiologias.

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é uma síndrome ligada ao desenvolvimento neurobiológico que interfere diretamente no comportamento, contudo, por desequilibrar os mecanismos de atenção e memória, muito utilizados na aprendizagem, o TDAH tem contribuído de forma considerável ao fracasso escolar. (FREITAS, 2014, p.131)

                

        De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o TDAH é definido como: “(...) um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.  

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade não apresenta uma causa especifica, é correto afirmar que ele é determinado e diagnosticado por um conjunto de sintomas. Existem diversos estudos pelo mundo para afirmar a efetiva causa do TDAH. Uma das pesquisas tem mostrado que as pessoas portadoras do TDAH apresentam alterações na região frontal e nas suas conexões com o resto do cérebro. O neuropediatra Wajnsztejn afirma que:

Independente do fator causal do transtorno, sabe-se que existe um mau funcionamento do cérebro (...). O principal envolvido, portanto, é o lobo frontal e suas conexões com as outras áreas cerebrais; situa-se na porção anterior do cérebro, sendo responsável pelo planejamento do nosso comportamento e de nossas ações, constituindo-se na estrutura cerebral mais importante envolvida no controle de impulsos e na regulação da atenção. A região pré-frontal tem a função de ativar o foco de atenção e mantê-la em tarefas monótonas(...). (2000, p. 51/52)

        Apesar de ser um dos transtornos mais estudados do mundo ainda não há um consenso científico sobre suas reais causas.  Contudo, já foram coletados dados empíricos, envolvendo as possíveis contribuições causais de diversos fatores para o TDAH. Dentre elas: fatores genéticos, anormalidades cerebrais e fatores ambientais. Os fatores genéticos parecem ter grande pertinência   na   origem   do   TDAH.   Muitos   estudos   mostram que as chances de um indivíduo obter o transtorno são muito maiores para aqueles que têm familiares que possuem, do que os que não possuem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (283.3 Kb)   docx (393.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com