TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRIANÇA E A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Por:   •  24/3/2017  •  Monografia  •  4.936 Palavras (20 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE DE UBERABA

DANIELY BOECHAT DE OLIVEIRA

A CRIANÇA E A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

BARRA DE SÃO FRANCISCO/ES

2016


Daniely Boechat de Oliveira

UNIVERSIDADE DE UBERABA

A CRINÇA E A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como pré-requisito para aprovação no curso de licenciatura em Pedagogia - Uniube, Barra de São Francisco.

BARRA DE SÃO FRANCISCO /ES

2016


Dedico este trabalho aos meus pais ao meu irmão e os amigos que sempre acreditaram e me fizeram sentir capaz de vencer.


Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus que com sua luz iluminou meus caminhos me dando força e sabedoria e aos meus pais, pois sem eles nada seria possível.

A minha família que sempre deu sinais de confiança em minha capacidade, oferecendo suporte necessário e força para continuar em minha caminhada.

Às minhas amigas e colegas de turma, que durante o trajeto do curso ofereceram muita atenção, dedicação e carinho.

Às professoras e mestres que acompanharam o desenvolvimento e avaliação deste trabalho.


"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".

(FREIRE. 2007)


A criança e a ludicidade na educação

OLIVEIRA, Daniely Boechat- Uniube-; Barra de São Francisco; 2016.

A ludicidade tem sido um tema bastante discutido no meio educacional, pois, estudos alertam das muitas contribuições que atividades lúdicas quando aplicadas às práticas pedagógicas, em especial na Educação Infantil, suas dimensões como ferramenta são essenciais facilitando tanto a aprendizagem dos alunos quanto o trabalho do professor-educador. O tema desta pesquisa surgiu da necessidade de compreender o valor da ludicidade no processo ensino-aprendizagem, no que tange: desenvolvimento físico, emocional e intelectual, favorecendo a futuras aprendizagens. Esta pesquisa tem como objetivo principal fomentar a discussão de que aprender brincando traz influências positivas no ensino- aprendizagem. Outro ponto que merece destaque são as brincadeiras em áreas livres e espaços públicos praças, parques e ruas. Certamente, quem um dia “brincou na rua” lembra que brincar nas ruas e praças era referência para uma infinidade de atividades realizadas ao ar livre. Hoje em dia, por limitações óbvias, dificilmente encontramos crianças utilizando estes espaços para brincar. Mas o que importa é encontrar tempo e lugar para brincar e a escola, neste sentido, entre todos os espaços públicos, é um espaço realmente privilegiado para as brincadeiras acontecerem. A análise desse e outros assuntos apresentam-se fundamentada em pesquisas realizadas através da consulta de livros referentes ao tema, na biblioteca virtual; em sites e blogs, leitura dos Referencias Curriculares Nacionais da Educação Infantil e da observação de crianças brincando em áreas livres (pracinhas, ruas, pátio de uma escola municipal da cidade de Barra de São Francisco-ES).

Palavras-chave: Brincadeiras; Desenvolvimento; Aprendizagem.


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------        08
  2. DESENVOLVIMENTO        10
  1. A Criança e a Ludicidade na educação: uma Proposta Pedagógica----10        
  2. Porque trabalhar o lúdico na Educação Infantil        13
  3. Como deve ser o olhar lúdico do professor de Educação Infantil--------16
  4. O Brincar pode auxiliar no processo ensino- aprendizagem---------------17
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        21
  2. REFERÊNCIAS        23

        

        


INTRODUÇÃO

A ludicidade é um tema bastante interessante e muito abrangente, pois o lúdico é uma excelente ferramenta para o educador. Trabalhar com a proposta da ludicidade, na sala de aula, oferece inúmeras possibilidades de brincar e aprender. Aprender brincando enriquece o trabalho do professor, o processo de aprendizagem e contribui para o desenvolvimento integral da criança, desenvolvendo nela o gosto, a alegria e o prazer em aprender, além de aproximar ampliando os laços de afetividade entre aluno e professor.

A análise que esta pesquisa se propõe é considerar o valor de trabalhar com atividades lúdicas inseridas na proposta pedagógica da Educação Infantil. Considerando que o “brincar” é parte da essência da criança, e, portanto, não pode ser desvinculado da proposta pedagógica da escola.

Esta pesquisa resulta da leitura minuciosa das apostilas do curso de Pedagogia, da observação e da consulta a considerações de autores que se dedicaram a estudar o universo infantil e valorizaram as brincadeiras como forma de dar impulso a aprendizagem na escola. É considerada, ainda, nesta análise questões como:

Sem a brincadeira (lúdico) o processo de aprendizagem se torna tedioso. Portanto, é fundamental que a construção desse processo se faça por meio do jogo, da brincadeira e da imaginação, do conhecimento do corpo.

Como deve ser o olhar lúdico do professor da Educação Infantil.

O brincar da criança possibilita ao educador diagnosticar perceber seu estágio de desenvolvimento, seus desejos.

O lúdico nem sempre é prazeroso. A criança quando perde, tende a experimentar o sofrimento.

Não dá para falar em brinquedo e brincar sem falar de criança, pois, ambos estão intimamente ligados favorecendo-se mutuamente, ou seja, um sem o outro não ocorrerá desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (196.5 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com