TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caracterização da Escola

Por:   •  20/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.531 Palavras (7 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 7

        

Relatório de Estágio

Curso: Pedagogia

Instituição: Unicid

RGM: 15782930

Disciplina: Estagio Supervisionado de Gestão Escolar

Nome: Flaiane Fernandes Teixeira

Ano/semestre de Estagio: 2018/6º semestre

Caracterização da Escola

           

A EMF Antônio Estanislau Amaral está localizada na Rua Cerdeira, 07 – Parque Novo Santo Amaro, no extremo sul do município de São Paulo, próximo aos municípios de Embu-Guaçu e Itapecerica da Serra, região de manancial que pertence a Bacia Hidrográfica do Guarapiranga, região com predominância de loteamentos clandestinos, irregulares e muitas invasões, com alguns loteamentos legalizados e outros em processo de legalização.

A EMF Antônio Estanislau do Amaral esta vinculada a secretaria municipal de ensino possui 3 turnos divididos: Primeiro turno Ensino Fundamental I: 416 alunos, segundo turno Ensino Fundamental II: 312 alunos e EJA: 175 alunos. Seu horário de funcionamento pela manhã é de 07h00min às 12h00min, e a  tarde de 13h40min as 18h30min e noite 19h00min as 23h00min.

É um prédio antigo com mais de 30 anos de construção, nesses anos sofreu várias reformas de adaptação, ampliação e manutenção.

O prédio possui 11 salas de aula, 1 sala de leitura, 1 laboratório de informática, 1 sala de vídeo, secretaria, sala da direção, sala dos professores, sala da coordenação pedagógica, cozinha para funcionários, 2 banheiros de funcionários, pátio coberto ( que foi ampliado em 2010), cozinha, banheiros de alunos, banheiro de deficiente físico, quadra de esporte coberta. As condições físicas do prédio estão de acordo. Conforme a necessidade de pequenas manutenções, a escola faz esses reparos utilizando as verbas recebidas.  As salas são ventiladas, arejadas e bem iluminadas atende as necessidades dos alunos. A cozinha e bem higienizada, os alimentos feito pelos funcionários que utiliza uniforme e equipamentos adequados. Penso que o ambiente, a higienização e conservação do patrimônio físico são prioridades já que a escola acredita que é a partir de um ambiente, de um espaço bem organizado e limpo que a educação se inicia.

Possui: 02 data shows, 6 televisores de 20 polegadas, 10 aparelhos de som portáteis, 06 aparelhos de DVD, 1 aparelhagem de som (no pátio), 1 home theater, 1 encadernadora e outros bens relacionados no inventário, em perfeitas condições de uso.      

Introdução

O estágio proporcionou o primeiro contato com a escola e seu cotidiano. Afim a compreender a Direção, Coordenação Pedagógica, e a escrituração Escolar.

O estágio foi realizado no período de 10 de abril á 03 de maio de 2018, onde foram cumpridas a 100 horas exigidas no estagio de gestão. A instituição atende adolescentes, jovens e adultos que são divido por turmas, series e ciclos nos períodos matutino e vespertino..

Participei das atividades especiais de um gestor escolar tais como: participação dos planejamentos pedagógicos, participação das reuniões pedagógicas, conversas dirigidas com pais e responsáveis de alunos, preenchimentos de fichas de declaração para o cadastro da bolsa família, preenchimento de boletins e acompanhamento das atividades do projeto de leitura que está sendo desenvolvido na escola, receber os alunos no portão da escola acompanhamento dos alunos no intervalo das aulas, acompanhamento juntamente com o diretor de intervenções necessárias para amenizar a indisciplina dos alunos. Portanto a prática do Estágio deve evidenciar que não se trata de mero conjunto de atividades acadêmicas, mas de um trabalho de inserção na realidade, propiciando experiência acadêmico-profissional necessária para uma educação transformadora.

O regimento escolar no que se refere à documentação funciona de comum acordo, percebe-se, que os funcionários administrativos desempenham com competência e ética suas funções, referentes à documentação e escrituração escolar, matricula, transferências atendimento ao público e demais atribuições. A gestão financeira, aplicando em melhorias para a escola e em material de suporte pedagógico.

 Vale destacar, que as observações foram de estrema significância para nossa formação, pois nos permitiu avaliar o novo cenário a nossa frente e procurar firmar nossa postura enquanto futuros gestores ou educadores. Assim, a experiência profissional adquirida nos possibilitou a observar que o gestor possui um ritmo próprio de desenvolvimento frente à direção de uma escola. A observação se deu na gestão da escola e nos possibilitou perceber que o gestor desenvolve uma gestão democrática participativa e de comum acordo com os demais funcionários.

Reflexões sobre a realização do estágio de observação e participação

A EMF Antonio Estanislau do Amaral possui uma equipe gestora organizada, responsável em suas tarefas e atividades, motivadora, que diante das suas funções procura direcionar e tornar coerente todas as ações da escola.

Promove ações participação ativas e atividades que visem o envolvimento e comprometimento de todos da comunidade escolar, fazendo com que cada membro assuma seu papel para contribuir e fazer com que a escola permaneça democrática e participativa. A equipe gestora é envolvida com a prática educativa, integrando os setores da escola na comunidade como um todo, fazendo com que todos tenham vez e voz para contribuir como suas opiniões, sugestões e críticas, sempre pensando na melhoria do processo de ensino aprendizagem. A equipe gestora atua de forma conjunta no planejamento na organização, na liderança, orientação, coordenação e avaliação dos processos necessários às práticas educativas que promovem o bom desenvolvimento e formação dos alunos, investindo na construção de atitudes e valores como respeito, cooperação e autonomia, estabelecendo compromisso e responsabilidade. Possibilita o desenvolvimento da capacidade de aprender dos discentes, tendo como meio básico o pleno desenvolvimento da leitura, da escrita, do cálculo e dos conteúdos, competências e habilidades das disciplinas que compõem a matriz curricular.

Perfil da esquipe gestora

A equipe gestora e composta: pela diretora Tânia Marajá Dantas Aranha, assistentes de direção: Luciana Branco Sapede e Mário Rubens Rodrigues e coordenação pedagógica: Vagner Candido Teixeira e Alex Pereira Santos.

Prática Pedagógica

As tarefas da equipe de gestão são divididas, a diretora e diretora adjunta, que são responsáveis e compreendem a escola em todos os seus aspectos: pedagógicos, culturais, financeiros e administrativos. A coordenadora pedagógica atua diretamente com os professores, pais, responsáveis e alunos, orienta, colaboram, e organiza os trabalhos pedagógicos. A agente de Administração, o secretário e os funcionários readaptados, que auxiliam na secretaria prestando assessoria ao diretor, mantendo documentos e arquivos organizados, solicitando e orientando o pessoal docente quanto às exigências legais, expedem instruções e avisos, redigem ofícios, organiza o calendário e o horário das aulas. E agente educadora, que oferece apoio aos professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (107.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com