TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunidade e Escola

Por:   •  16/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA

Curso de Licenciatura em Matemática

NOELY CHUBER GUIONO HERINGER
RA: 1205424

Relatório: Caracterização da Escola:

E.E. Prof. Carlos Augusto de Pádua Fleury

Trabalho1/Parte1

ATIBAIA – SP

Abril 2017

02

Caracterização da escola

Identificação da Escola:

EE Prof. Carlos Augusto de Pádua Fleury;

Endereço: Rua João Puga Dias nº 85, Terra Preta-Mairiporã-SP;

Tel: (11) 4486-1332;

Instituição mantenedora: Estado.

Análise Crítica do Ambiente Físico

        A localização é compatível para o acesso dos estudantes. A direção da escola mencionou que o estado divide os bairros e matricula os alunos na escola mais próxima de sua casa. Quando um bairro distante é designada à escola, providencia-se ônibus para o transporte - o que acontece na escola da pesquisa.

        O espaço físico, como a maioria das escolas Estaduais, deixa a desejar à proposta pedagógica. Falta espaço. A biblioteca está em um espaço improvisado, o que não atrai os estudantes. Tem uma sala de informática, mas a internet é lenta e 35% dos aparelhos não funcionam. Não possui espaço adequado para a merenda, a maioria dos alunos faz sua refeição em pé. Em alguns turnos muitos alunos por sala.

        Os professores falaram que fazem o possível para se adaptarem às dependências. Utilizam a sala de informática para pesquisas e aulas, levam os livros da biblioteca para a sala de aula e utiliza o pátio para atividades como xadrez e o professor de Educação Física tem a quadra para suas atividades. Utilizam data-show e DVD player. Os professores são muito criativos em passar suas matérias de maneiras que atraia a atenção dos alunos com os recursos disponíveis.

Análise Crítica da Caracterização da Gestão Escolar

        Os professores logo no início do ano letivo reúnem-se e desenvolvem os projetos para o ano. Nesse ano além das propostas pedagógicas que o estado envia às escolas e acompanha para ver se estão atingindo, a escola formará um grêmio estudantil e com a orientação dos professores desenvolverão um jornal trimestral e também leitura visual que é encontrar filmes baseados em livros, e tornar disponível esse livro aos alunos para lerem antes de assistir ao filme.

        Segundo a direção existe um conselho. O último foi no dia 05 de março, onde foram tomadas algumas decisões com a participação dos professores e pais de alunos. Com respeito às propostas pedagógicas, parece que o estado mantém isso fechado. As escolas tem que seguir suas decisões. O que a meu ver é lamentável

03

porque acaba sendo orientações pedagógicas que oscila de acordo com a política vigente.

Análise Organização Administrativa e Pedagógica

        A estrutura organizacional da escola é formada pela diretora (Magalí) vice-diretora (Sandra) coordenadora (Ivonete)

        A escola oferece cursos do ensino fundamental e médio. Funciona em três períodos: manhã, tarde e noite. A escola possui sete salas de aula. Pela manhã, segundo a direção, fizeram uma mudança e concentraram o ensino médio e 9º ano no período da manhã, 6º ano, 7ºano e 8º ano no período da tarde e ensino médio à noite para alunos de mais idades e aqueles que trabalham durante o dia. Segundo direção e professores as mudanças foram positivas.

        O horário de permanência dos professores para suas atividades é coordenado pela diretora e coordenação pedagógica. Os professores fazem ATPCs às terças-feiras de manhã e à tarde. Nos últimos ATPCs os professores junto com a coordenação desenvolveram os planos de ensino baseados nas necessidades dos alunos e dentro das diretrizes do estado. As avaliações serão diagnóstica, formativa e somativa. Nessas reuniões foram marcadas as próximas reuniões dos pais onde comunica-se aos pais sobre cada aluno, suas notas, participação nas aulas e também sobre os projetos futuros da escola. O apoio dos pais é positivo dos alunos do ensino fundamental, porém negativo dos alunos do ensino médio principalmente do turno da noite.

Outras Atividades Desenvolvidas Pela Escola

        Além das atividades já mencionadas acima a escola fará campeonatos de futebol, xadrez, orquestra de flauta doce, tangram e sorobam.

04

Expectativa dos Alunos em Relação à Escola

        Em conversas informais os alunos falaram sobre a necessidade de terem um ensino que realmente os preparem para competir com as escolas particulares. Mais equipamentos didáticos como melhores computadores, laboratórios ( a escola não possui), melhor biblioteca. Segundo os alunos, os professores são excelentes pois conseguem com todas as limitações estruturais ensinar as matérias de maneiras interessantes e criativas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (263.9 Kb)   docx (987.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com