TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Concepção Pedagógica da Escola

Por:   •  28/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  4.180 Palavras (17 Páginas)  •  1.156 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ANA CLAUDIA SCHMIDT

RU:1324264 TURMA 2016/02 GD MATEMATICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO –OBSERVAÇÃO E PRÁTICA: ENSINO MÉDIO

PORTO XAVIER

2017

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ANA CLAUDIA SCHMIDT, RU: 132426, TURMA 2016/02 GD MATEMATICA

RELÁTORIO DE ESTÁGIO

Relatório de Estágio Supervisionado- Observação e Prática: Ensino Médio do Centro Universitário Internacional UNINTER

PORTO XAVIER

2017


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................................04

  1.  A ESCOLA........................................................................................................................06

CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................................18

REFERÊNCIAS..................................................................................................................... 19

INTRODUÇÃO[pic 3][pic 4][pic 5]

O presente relatório tem como objetivo relatar as vivências obtidas através da realização do Relatório de Estágio Supervisionado- Observação e Prática: Ensino Médio, bem como o planejamento das atividades realizadas com os alunos, além da execução dos trabalhos e as reflexões e críticas sobre os resultados obtidos, pois:

a realização dos estágios supervisionados no decorrer da Graduação em Licenciatura, como componente curricular, visa superar a tradicional visão reprodutora de prática instrumental, ampliando o espaço de aprendizagem da profissão na formação inicial e atividade de pesquisa (PIMENTA E LIMA, 2004, p.45) .

Sendo assim o estágio é composto de atividades que compreendem o exercício da docência em ambiente escolar, as quais têm por objetivo aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação, pois ao longo da formação no Curso de Licenciatura em Matemática percebemos que o estágio se faz necessário para que o licenciando possa ter contato com seu futuro campo de trabalho e a partir desse contato inicial adquira experiência e tenha uma visão mais próxima da realidade que adentrará como profissional.

Nesse período investigativo e de regência o estagiário tem a oportunidade de observar e experimentar a prática docente no ensino da matemática do nível Médio. A partir de nossa vivência no processo de estágio podemos percebemos o quanto ele é relevante na formação dos futuros professores, haja vista que é o momento onde o licenciando entra em contato com a realidade escolar. É nesse período que começamos a delinear a postura a ser exercida perante os alunos dentro da sala de aula, onde podemos realizar reflexões sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores no âmbito de ensino e onde percebemos se realmente essa é a profissão que queremos seguir. O estágio supervisionado nos dá a oportunidade enquanto licenciandos de pôr em prática o que aprendemos na teoria e nos permite a criação de bases fortes à docência ao aproximar a teoria da prática e ao viabilizar um espaço para reflexões sobre nossa própria formação.

O estágio de que trata este relatório foi realizado no Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier em Porto Xavier/RS ao longo dos meses de março a abril de 2017 pela acadêmica de matemática Ana Claudia Schmidt. Escolhi esta instituição pela proximidade com minha residência, e também por estar familiarizada com os professores e funcionários da escola durante os anos iniciais e sempre tive muita vontade de alguma forma de voltar a participar desta comunidade escolar.

Quanto a escolha das turmas, procurou se verificar junto com o professor responsável pelas aulas de Matemática a possibilidade de observar e realizar as aulas com alguma das turmas do ensino médio, o qual indicou-me então o primeiro ano que, segundo ele, seriam muito bom para trabalhar pois era uma turma calma e que rendiam muito em relação ao conteúdo, visto que este seria o primeiro contato em sala de aula e como ainda não possuía nenhuma experiência seria melhor iniciar com esta turma.

Em relação ao planejamento das aulas, fizemos apenas um bloco de aulas pois seria apenas quatro horas de aplicação, as quais foram desenvolvidas ao longo de uma semana. Os temas trabalhados com os alunos foram conjuntos numéricos. Conteúdo este que consta no plano de estudo do 1° ano do ensino médio na área da matemática e que vinha a ser o próximo a ser acompanhado pelos alunos, considerando o trabalho que o professor realiza através do Livro Matemática Fundamental 2° Grau. José Ruy Giovane Jr, 1994.  

 As reflexões relativas ao estágio encontram-se aqui apresentadas em dois capítulos, sendo que no primeiro capítulo é apresentada a identificação da instituição estagiada bem como a concepção pedagógica da escola além da descrição e análise reflexiva das atividades de estágio supervisionado. Também contemplaremos as características do profissionais que atuam na escola, da turma estagiada e o perfil do professor regente da turma.

No segundo capítulo destaco minhas reflexões e impressões de cada encontro realizado na escola, bem como faremos a descrição das aulas observada/ministradas e os planos de aulas realizados com os alunos.

  1. A ESCOLA
  1. Identificação da Escola/Instituição Estagiada

O Estágio foi realizado no Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier que está localizado na rua Osvaldo Cruz nº652, no centro da cidade de Porto Xavier/RS. Pertence a 32° Coordenadoria Regional de Educação com sede em São Luiz Gonzaga/RS, sendo uma das maiores em número de alunos na sua área de abrangência.  

Atende na maioria alunos oriundos do centro da cidade, porém como o município possui somente três escolas com ensino médio, grande parte dos alunos que concluem o ensino fundamental em comunidades do interior, dirigem-se ao Instituto para continuar seus estudos, os quais contam com transporte escolar disponibilizado pela prefeitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (299.4 Kb)   docx (135.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com