TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contribuição do Pibid nas Dificuldades de Aprendizagem em Matemática

Por:   •  5/10/2015  •  Artigo  •  2.923 Palavras (12 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 12

A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

Faculdades Integradas Teresa D’Ávila – ispic_fatea@fatea.br

Alcione Aparecida Martins da Silva - FATEA - alcione-aparecida2011@hotmail.com                                                                                     ASSIS,Ana Carolina Carvalho Pontes de - FATEA - accpa2013@outlook.com

ALVES,Ana Laura Ramos- FATEA, lauraalison@outlook.com

Área do Conhecimento: Educação      Curso: Pedagogia

Nível:  Graduação      

RESUMO:O presente artigo relata as experiências obtidas por meio do projeto de reforço em Matemática com a utilização de jogos para minimizar as dificuldades de aprendizagem nesta disciplina e de como o PIBID pode contribuir na superação destas dificuldades na vivência de atividadescom jogos extraclasse, buscando propiciar aos alunos uma visão daMatemática ligada ao cotidiano. Partindo da observação realizadas nos 4° e 5° anos do Ensino Fundamental de uma escola municipal no interior do Estado de são Paulo, percebemos as  dificuldades de  alguns alunos na compreensão das quatro operações, a qual é requisito fundamental esperado de alunos nestes anos da Educação Básica.

Palavras -chave:  Pibid, dificuldade de aprendizagem, jogos matemáticos        

ABSTRACT:This paper reports on the experiences gained through the math reinforcement project through the games in learning difficulties in mathematics and how PIBID can contribute in overcoming these difficulties through activities with games outside the classroom, activities that seek to provide students a math vision linked to daily life. Starting from the observation made in the 4th and 5th years of elementary education at a public school in the state of São Paulo .We realize  the difficulties of a few students to understand the four operations, which are fundamental requirements of a student who finds these years.

Introdução:

          O presente artigo apresenta como o Pibid contribui para vivências educacionais visando à melhoria da aprendizagem dos alunos em Matemática. Este tema origina-se a partir do problema observado durante o processo de ensino-aprendizagem em uma escola de Educação Básica Ciclo Ionde observou-se uma série de fatores que interferem na aprendizagem, de maneira direta e indireta como: processo educacional, a escola e seu contexto, o professor,a família e o educando e suas relações. OPibid surge como eficaz possibilidade para contribuir na melhoria destes fatores, buscando conhecer as as possíveis utilização de jogos como recurso didático para o ensino e aprendizagem desta disciplina, favorecendo a pesquisa de jogos matemáticos que permitam a exploração dos conteúdos elencados como necessários à construção de competências e habilidades afeitos aos 4° e 5° anos do Ensino Fundamental.Este trabalho visa à melhoriado raciocínio lógico matemático das crianças, tornando o aprendizado mais prazeroso por meio de atividades lúdicas.        

.                                                                        

        A aprendizagem por meio de jogos permite que o educando adquira conhecimentos matemáticos na vivência de processos alternativos aos padrões tradicionais, incorporando características lúdicas que potencializam a discussão de idéias. Busca-se, na verdade,primeiramente, a análise de como o meio sócio-educacional em que o aluno está inserido pode afetar seu rendimento em sala de aula, dificultando sua aprendizagem.                                                                                                               Isto posto, buscou-se estabelecer a relação do Pibid com a escola, para refletir sobre atividades desenvolvidas em sala de aula com a postura de implementá-las ematividades que auxiliam os alunos em suas dificuldades em matemáticas.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

         O jogo é considerado uma atividade necessária para que se desenvolva a aprendizagem. Segundo Piaget (1971), os jogos são essenciais na vida da criança sendo a atividade lúdica o berço das suas atividades intelectuais, indispensável por isso, à prática educativa. Os jogos educativos, sobretudo aqueles com fins pedagógicos, revelam a sua importância em situações de ensino-aprendizagem ao facilitar a construção do conhecimento, introduzindo propriedades do lúdico, do prazer, da capacidade de iniciação e ação ativa e motivadora, possibilitando o acesso da criança a vários tipos de conhecimentos e habilidades. Para tal, o jogo deve propiciar diversão, prazer e até mesmo desprazer, quando escolhido voluntariamente, ensinando algo que complete o indivíduo no seu saber, nos seus conhecimentos e na sua percepção do mundo. O jogo favorece ao desenvolvimento da linguagem, criatividade e o raciocínio dedutivo. Vários pesquisadores da área de Educação Matemática têm desenvolvido estudos sobre as potencialidades do jogo no processo ensino aprendizagem da Matemática e argumentam sobre a importância deste recurso metodológico em sala de aula. Este parece justificar-se ao introduzir uma linguagem matemática que pouco a pouco será incorporada aos conceitos matemáticos formais, ao desenvolver a capacidade de lidar com informações e ao criar significados culturais para os conceitos matemáticos e o estudo de novos conteúdos. Segundo Kamii e Joseph (1992) os jogos podem ser usados na Educação Matemática por estimular e desenvolver a habilidade da criançapensar de forma independente, contribuindo para o seu processo de construção de conhecimento lógico matemático.

          Quando pensamos no ensino com a utilização de jogos precisamos ter ciência de que é fundamental que a atividade que envolve o jogo não se resuma simplesmente ao ato de jogar. Pelo contrário, a exploração do jogo deve desencadear o tratamento de diferentes idéias matemáticas que permitam ao aluno fazer questionamentos, buscando estratégias diferentes, analisando procedimentos e desenvolvendo habilidades e comportamentos no aluno.

         Ao observar-se o comportamento de uma criança em situações de brincadeiras e/ou jogo, percebe-se o quanto ela desenvolve sua capacidade de fazer perguntas, buscar diferentes soluções, repensar situações avaliar atitudes, encontrar e reestruturar novas relações, ou seja, resolver problemas. (GRANDO, 2000, p. 19)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (333.3 Kb)   docx (123.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com