TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criatividade não se restringe somente à arte

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................6

4REFERÊNCIAS........................................................................................................7        



  1. INTRODUÇÃO

                         .

                         A criatividade não se restringe somente à arte. Ela é inerente ao homem, pois todos ser humano nasce com potencial para criar.

                         Este trabalho tem por objetivo em compreender o conceito criatividade e a reflexão sobre a criatividade à prática docente no espaço escolar, partindo do estudo dos textos proposto de Faiga Ostrower, e Nuñes e Santos.    



    2desenvolvimento

                         O livro e o artigo foram escrito em diferentes épocas, mas com conceito muito próximo ao tema proposto.

                         A artista plástica Faiga Ostrower, Criatividade e Processos de Criação, tem por objetivo em enfoque ao ser humano e o processo de criação estar interligado ao ser sensível.  Escrita no ano 1976, para público ligado a artes, tem como visão a criatividade um potencial inerente ao homem, e a realização desse potencial uma de suas necessidades. 

                         Os professores e doutores Nuñes e Santos escreveram o artigo: O Professor e a Formação Docente: a criatividade e a crenças educativas onde estão? Ao público de estudante ou até mesmo professores do ensino superior com objetivo de discutir a criatividade e as crenças como componentes essenciais e intrínsecos à formação docente. Para eles criatividade é como potencialidade humana.

                         De acordo com Faiga Ostrower criatividade é inerente ao Homem, inerente à vida. Ela vê a criação como uma possibilidade de evitar a alienação do Homem contemporâneo. "Criar é basicamente formar". E os processos de criação interligam ao ser sensível, e esse ser sensível e inata e inerente à constituição do homem. A autora acredita que exercer uma atividade criativa consiste em ser consciente, sensível no seu contexto cultural. À cultura estão ligados fatores tão relevantes como o passado, sendo este que define o ser cultural. A forma como o indivíduo atua é culturalmente adquirida, sendo esta vinculada a aspectos materiais e espirituais, responsáveis pela forma como age, comunica e se exprime.

                         Para Nuñes e Santos (2012) Compreende-se a criatividade como potencialidade humana que está num processo contínuo de vir-a-ser, e que, portanto, carece de maiores e melhores argumentos científicos e sociais no sentido da formação do professor e de outras áreas profissionais. Os autores afirmam “criatividade é um dos fenômenos responsáveis pela motivação e pela mudança dos homens nas sociedades. Esse fenômeno concorre para a necessidade de se repensar os feitos históricos e desvelar outros elementos que ainda não foram desvelados, ou os foram, mas por outras perspectivas”.

                         De acordo com o os autores existe um problema que carece de informação como as crenças. Para eles as crenças são provenientes de várias experiências: familiar, cultural, histórias de vida de cada sujeito, trajetória de escolarização, religiosas. Algumas crenças relacionadas à criatividade como a criatividade ser restrita a algumas pessoas “gênios” o sistema que não motiva, não incita, não estimula o professor e aluno a pensar de forma criativa e o dom. Esses conjuntos de crenças derivados de experiências dos professores como aluno e profissionais da educação cria um impacto nos processos de ensino-aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (130 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com