TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Lúdica

Por:   •  23/10/2017  •  Ensaio  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

Cultura Lúdica – Avaliação de Fechamento de Curso

Rute Ana de Oliveira Teles

Coordenadora

Feira de Santana

O brincar tem sido estudado e trabalhado com ênfase em nossa escola,em especial na educação infantil, quando trabalhamos com o Projeto Paralapracá, há três anos. Foram estudos de textos e livros, vídeos, entrevistas, exercícios acerca do assunto. Foram feitas mudanças na organização da sala, criação de horário para uso do espaço externo da escola (priorizando a educação infantil), trabalhos com sucatas para criação de brinquedos, compra de brinquedos e jogos para a escola. Enfim, houve muitos avanços.

Este ano, 2013, fizemos uma revisão do assunto, dando mais ênfase ao brincar, sua importância e as diferentes formas de brincar. Como coordenadora pedagógica, enfrentei desafios. Primeiro com os demais membros da equipe gestora (que hoje já não é mais a mesma), para a criação do momento do brincar no pátio para todas as turmas em horários diferenciados. Tive dificuldades também no preparo de material e separação de horário devido para estudo, mas consegui. A professora que atua na educação infantil eh apenas uma e, graças a Deus, não mostrou dificuldade nenhuma. Ao contrário, quis participar do curso desde oinicio.

Em sua sala, que é a mesma nos dois turnos, com turmas diferentes, ela organizou os cantinhos e tem comentado o quanto vale a pena. O brincar tem feito parte da sua rotina de trabalho. Ela tem relatado o quanto tal atividade é importante para o desenvolvimento da criança.

Em uma das minhas visitas de observação na citada turma, pude observar o pedido das crianças para brincar e a professora não perdeu a oportunidade, mas participou da brincadeira. Não foi imediatamente, mas ao terminar a atividade que faziam os alunos se dirigiram ao cantinho de brinquedos e em conjunto com os que já haviam terminado a tarefa, brincavam livremente utilizando brinquedos e sucatas, transformando-os conforme as suas ideias. Neste momento a professora desempenhava o papel que era lhe dado pelas crianças, oferecia os brinquedos e sucatas, ao mesmo tempo em que acompanhava aqueles que ainda estavam a fazer a atividade.

Houve muitos avanços que puderam ser visto por todos da unidade de ensino. Houve investimentos financeiros, mesmo que pouco (por conta da nossa realidade financeira) na aquisição de brinquedos para as turmas de ed. Infantil. Mas o mais importante foi a mudança na forma de trabalho com as citadas turmas, a criação de momentos de brincar, a confecção

de brinquedos com sucatas, a verificação de que para a criança qualquer objeto pode se transformar num excelente brinquedo.Essa foi a marca do curso!

Espero, mesmo que de forma diferenciada, alcançar os demais professores no despertar da importância do brincar em especial com as crianças de seis anos, que hoje estão estudando o primeiro ano. Estou certa de que para estes também o brincar eh importante. Quanto às dificuldades que enfrentei, continuarei a tentar superar e vencer. Para isso me disponho a estudar mais, dividir mais o conhecimento na preparação de reuniões pedagógicas, trazer novidades para os professores: brincadeiras, confecção de brinquedos e jogos,trabalhos com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com