TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIMENSÃO AFETIVA E DE EQUILÍBRIO PESSOAL DO ALUNO

Por:   •  24/10/2017  •  Abstract  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 5

APRENDIZAGEM ESCOLAR: A DMENSÃO AFETIVA E DE EQUILIBRIO PESSOAL DO ALUNO

(dielia)

• Autoconceito, autoconceito acadêmico, os eus possiveis e auto-estima. O sistema do eu

O conceito de representação desta-se a ideia de os objetos e as emoções, que acontece nos processos educacionais escolares, sendo que a resposta direta as estimulos presentes, nao ocorre de imediato, pois são mediados pela representaçoes elaborados, com professores e alunos.

Mas precisamente obtem algumas caracteristicas, sendo as representações elaborados com professores e alunos.

Mas precisamente obtem algumas caracteristicas, sendo as representações que tem de si mesma, sua autoimagem ou seu auto conceito.

Acredita-se que o carater multidimensional do autoconceito academico pre adolescencia (11ª 12 anos), impoem novos autoconceitos basicos.

Os auto conceitos são elementos de uma dimensao mais cognitiva e racional,sendo que a auto-estima refere-se à avaliação afetiva de nosso autoconceito, em que caracteriza-se em termos globais e unidimencionais.

Desse modo, as pessoas distinguem-se entre si em funcao do carater mais ou menos positivo de sua auto-estima, isso quando a pessoa tende a valorizar-se e sentir-se be consigo mesma.

O auto conceito e a auto-estima, refere-se que a pessoa tem suas caracteristicas, a esse respeito o carater excessivamente estático dessas noçoes e propoe considerar a representação que a pessoa tem de si mesma.

E a represenaço de si no futuro inclui, uma variedade de eus possiveis; o eu que a pessoa espera, o eu que a pessoa desejaria ser e o eu que a pessoa teme chegar a ser.

A inclusao da noçao de seus eus possiveis junto com o autoconceito e auto-estiam completa o conjunto de elementos que configuram o sistema do eu.

• As atribuições casuais

A capacidade de pensar e analisar sobre si mesmo ocorre na dimensão afetiva e emocional do ensino e da aprendizagem não se determina aos diferentes elementos do sistema eu. Além desse sistema, existem os processos ou mecanismos de atribuição casual, que é uma forma de entender as causas a determinados acontecimentos com nós e aos demais, que são as causas internas e as externas. Portanto, a pessoa entende que o resultado do que ocorre é de responsabilidade das suas próprias características ou ao seu comportamento ou de motivos externos.

Assim, a pessoa tende a atribuir suas conquistas a causas externas, como a sorte, e seus fracassos a causas internas, como pouca habilidade intelectual. Considera-se que são crenças que a pessoa sustenta, e não controlada pelas leis da lógica.

Na aprendizagem, observa-se que alunos com uma autoestima mais elevada, obtêm melhores resultados. Porém, a maioria dos autores atribui tanto à conquista quanto o fracasso dos estudantes a causas internas, como o esforço pessoal. Entretanto, esses alunos não sabem determinar a que causa são seus êxitos ou fracassos.

OS FATORES INTERPESSOAIS E CONTEXTUAIS E A DIMENSÃO AFETIVA DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

É necessário que haja uma interação entre professor e aluno para facilitar e obter melhores resultados na aprendizagem.

• A interação professor-aluno e entre alunos. Representações mútuas e expectativas

...(jessica)

• Representações,atribuiçoes,expectativas e caracteristicas dos processos educacionais escolares

Até o momento dos fatores que indicem na dimensão afetiva e emocional dos processos educacionais escolares.

Em primeiro lugar, apesar de tê-los abordado em primeira instancia de forma relativamente independente, não parece possível ignorar as relações entre fatores de natureza intra e interpessoal.

Em segundo lugar qualquer valorização dos fatores analisados seria claramente parcial ou distorcida, se não se considerassem a natureza e características concretas do contexto educacional e os processos de ensino e aprendizagem em que estão imersos professores e alunos. Assim as finalidades educacionais que prevalecem em uma determinada sociedade ou projeto educacional de uma determinada escola das quais podemos avaliar, o caráter mais ou menos favorável dos padrões atribuídos que professores e alunos utilizam.

Algo similar acontece com a relação das características dos processos de ensino e aprendizagem nos quais se atualizam esses fatores. Em que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com