TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dificuldade de Aprendizagem

Por:   •  1/7/2017  •  Monografia  •  6.203 Palavras (25 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 25

FACULDADE PITAGORAS

ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

FELIPE SILVA

INCLUSÃO E DIVERSIDADE  

São Paulo

2017


FACULDADE PITAGORAS

FELIPE SILVA

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: INCLUSÃO E DIVERSIDADE.

Monografia apresentada á Faculdade Pitagoras, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia, sob supervisão da orientadora: Prof. Adolfo Oliveira.

São Paulo

2017


FACULDADE PITAGORAS

FELIPE SILVA

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: INCLUSÃO E DIVERSIDADE.

 Monografia apresentada á Faculdade Pitagoras, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia, sob supervisão da orientadora: Prof. Alcides Oliveira.

Aprovado pelos membros da banca examinadora em

___/___/___.com menção ____ (________________).

Banca Examinadora

_________________________________

_________________________________                             

                 

São Paulo

          2017

RESUMO

A presente pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo investigar como os professores lidam com as dificuldades acumuladas na sala de aula, nos alunos que devem ser incluidos na sociedade, onde estes profissionais acabam experimentando um certo “receio”, seja por encontrarem a possibilidade de não obterem respostas diante de uma intervenção pedagógica  com algum aluno para ser incluído ou pelo desconhecimento sobre a inclusão e a diversidade, que acaba por interferir no ensino-aprendizagem, assim o trabalho será dirigido para suas caracteristicas, suas dificuldades, identificando as maiores dificuldades encontradas por esses alunos e professores, e como reconhecer uma criança portadora de necessidades especiais.

Palavras-chave: Educação. Diversidade. Inclusão. Ensino- aprendizagem. Professor- aluno.


ABSTRACT

The present research, qualitative character, aims to investigate how teachers deal with the accumulated difficulties in the classroom, the students that should be included in society, where these professionals end up experiencing a certain "fear" by find the possibility of not obtaining answers before a pedagogical intervention with any students to be included or by ignorance about the inclusion and diversity , which turns out to interfere with the teaching-learning process, so the work will be directed to their characteristics, their difficulties, identifying the major difficulties encountered by these students and teachers, and how to recognize a child with special needs.

Key-words: Education. Diversity. Inclusion. Teaching and learning. Teacher-student.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

1.1 OBJETIVOS ................................................................................................................................6

1.1 1 OBJETIVO GERAL.................................................................................................................6

1.1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO         6

1.2 JUSTIFICATIVA.......................................................................................................................................7

1.3 PROBLEMA........................................................................................................... 7

2 INCLUSÃO E DIVERSIDADE        8

3 A INCLUSÃO ONDE SE INICIA.............................................................................12

4 É PRECISO BUSCAR COLABORAÇÃO...............................................................19

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................22

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................................. 23

 


1 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa é resultado dos estudos realizados no Curso de Especialização em Psicopedagogia ministrado pela Faculdade Pitagoras.  Sendo uma ação conjunta aos resultados da prática em sala de aula, juntamente com a participação dos pais, a formação para os docentes e a possibilidade de minimizar os problemas externos associados ao cotidiano e a falta de perspectiva de futuro, tudo isso vem em confronto com a inclusão e diversidade vivida por diversos professores na educação. Essa temática dessa pesquisa foi motivada para conseguir suprir as necessidades dos alunos como dos educadores envolvidos em querer apreender, assim um estudo sobre como fazer inclusão sem excluir e nem interferir no ensino-aprendizagem, trabalhando a diversidade para melhorar a prática diária na escola e para a preparação de estudos futuros mais aprofundados que visem contribuir para os rumos da educação no país.

1.1 OBJETIVOGERAL

Pensando nas mais variadas problemáticas do ensino nas séries iniciais e assim, priorizar as informações relevantes do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número de relações entre elas, fazendo uso do conhecimento para interpreta-las e avalia-las criticamente. Assim, precisamos antes de mais nada, criar estratégias para que o educando portador de necessidades especiais relações entre a teoria e seu cotidiano.

1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

Estudar meios para erradicar as dificuldades no ensino, redescobrindo formas de abordar os alunos através de teorias e práticas, avaliando e auto avaliando estratégias que propiciem soluções para que o ensino-aprendizagem ocorra de forma tranquila dentro da sala de aula. Trabalhando com o foco de enriquecimento do conteúdo curricular desse aluno, para que consiga acompanhar as aulas sem dificuldades. Atuar no trabalho com os alunos portadores de necessidade especiais, na transição do ensino infantil para o ensino fundamental, facilitando a construção do conhecimento para as decorrentes series.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.7 Kb)   pdf (276.7 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com