TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO DIGITAL

Por:   •  5/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.801 Palavras (28 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

PEDAGOGIA        2ºSEMESTRE

PROFESSOR: Passos

“EDUCAÇÃO DIGITAL”

BRUNA SILVEIRA              B844EF-1  
CAMILA LOUZADA              C27175-6

     HUMBERTO MASCHIO   C3213I-6        
           VITÓRIA FIGUEIREDO C2801A-8        

Santos

2014

CONVITE DE CASAMENTO

O convite de casamento entre a Informática e a Educação está em aberto. Há algum tempo, onde a sociedade se diz responsável em construir essa relação para o melhor desenvolvimento da educação, e para a melhor formação e conhecimento do mundo tecnológico em geral. Como um educador, sua decisão de se aliar a essa união não pode ser considerada pelo sujeito de qualquer modo, com pensamento despreparado e sem compromisso. A única forma de ter sucesso é conhecendo muito bem todas as partes.

O QUE É ISSO EDUCAÇÃO?

No campo da pedagogia, quem deve “gravitar em torno do que” em termos de conhecimento de educação? As pessoas devem gravitar em torno da pesquisa para que não falem tolice em homenagem a si mesmo. Todo aluno sabe quando está diante de um professor limitado e problemático. Porém, todo aluno tem o deslumbramento de assistir o professor fazer uma exposição onde ele se impressiona. Por quê? Pela razão dele ter ido além do óbvio.

O QUE É EDUCAR?

  Existe uma pergunta que sempre deve se sobressair diante de todas as outras. O que é que atrai o aluno, especialmente quando este é curioso e interessado em sair da sala? O que faz com que esse aluno se erga para dizer assim: “Hoje eu tive uma aula boa”, é o encantamento. Nada torna um aluno mais fascinado pela pesquisa e pela dedicação daquilo que ele escolheu como carreira do que estar diante do professor que consegue encantar. Diante de todas essas questões que a sociedade nos desafia em termos da multiplicidade de problema, precisamos ter algo em mente:

“Qual é o papel que iremos exercer diante dos nossos alunos, e que papel ele vai exercer na vida diante de tantos desafios?”

Não importa se é a velhice, a juventude, se é o trabalho ou a economia, se são problemas políticos ou problemas sociais, para qualquer um deles precisamos invadir o mundo da educação levando pra dentro deles os nossos valores, as virtudes e a noção que nós temos de todas as coisas. Alunos pensantes são melhores do que alunos melhores do que alunos leitores.          

                      

O QUE É TECNOLOGIA DA INFORMÁTICA?

         Ela pode parecer o passaporte para o futuro que permite garantir a entrada no mundo de qualidade total. Mas não é.

 A tecnologia nasceu para fazer cálculos muito rápidos em grande quantidade, para ajudar a indústria ao comércio e principalmente para a indústria bélica a fazerem seus cálculos enormes.

 Os Estados Unidos só conseguiram lançar a bomba atômica em Nagasaki porque tiveram ajuda dos computadores para fazerem os cálculos exigidos pela tarefa.

 Foi evoluindo-se cada vez mais e gerenciando com excelência as informações na década de 80. Além de todas as grandes informações, ela também transporta com velocidade máxima aprimorando-se ás necessidades de outros setores da economia.

 Apesar de todos estes benefícios para a indústria ela também é usada como um instrumento importante para a educação.

LIBERDADE, AÇÃO E COMPUTADOR

 O uso da tecnologia não deixa dúvidas de que nos fazem ter novas categorias cognitivas e novos conceitos políticos. Nossas reações sociais são alteradas por influencia da tecnologia, algumas para melhor e outras para pior nos fazendo ter uma linguagem própria. Sendo assim nós educadores, devemos nos apropriar a essa onda tecnológica.

CUNHO EDUCACIONAL.

O cunho educacional nos dá a formação de valores e cidadania, trazendo a melhor comunicação de todos os homens, junto com a democracia e o espírito de cooperação.

A tecnologia é impressionante para a educação. Ela amplia nosso meio de trabalhar, ensinar e aprender. Ajudando na comunicação de todos os homens.

Mas com a tecnologia é preciso seguir essas cinco habilidades básicas e necessárias:

•        O domínio do conteúdo a ser ensinado;

•        A clareza de todos os problemas

•        Flexibilidade para trabalhar em grupo;

•        Desenvolvimento de uma prática pedagógica reflexiva;

•        Harmonia com as diferentes áreas do conhecimento, como as Ciências, Matemática, História e assim por diante.

NOVAS TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO:

MODISMO OU MUNDAÇA?

Hoje em dia já não nos vemos sem a presença da tecnologia, estamos cercados por ela. O homem busca incessantemente a velocidade, a modernidade em aparelhos do momento, com a capacidade de maior armazenamento e praticidade. Com a tecnologia temos o mundo em nossas mãos, usamos para nos atualizarmos e nos comunicarmos com outras pessoas. A tecnologia trás novos meios de manipulação, que podem ser vistos tanto para libertação e emancipação do ser humano, quanto para sua dominação. Para Linard: “fazem-se máquinas a serviço do homem e põem-se os homens a serviço das máquinas. E, finalmente, vê-se muito bem como o homem é manipulado pela máquina e para a máquina, que manipula as coisas a fim de libertá-lo” (Linard, 1990: 109). Isso cabe a nós decidirmos usar a tecnologia para libertação ou para a manipulação humana.

AMBIENTES DO CONHECIMENTO

                Queremos que o homem use o computador como meio de se tornar cada vez mais autônomo, e que se tenha um senso crítico, e a tecnologia assuma seu papel de solucionar problemas. Conforme Almeida (1996: 22) “relação de interação – relação dinâmica entre ação e operação mental que suscita o pensamento, sem no entanto determiná-lo”

Acabar com o espaço escolar não é a opção, e sim integrar as duas coisas.  A tecnologia vem para somar com esse ambiente social de interação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.9 Kb)   pdf (240.7 Kb)   docx (49.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com