TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

Por:   •  25/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 2

PRÉ-PROJETO DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO

EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

Aluna: Leizyrre Zoti da Silva

Tema: A importância da leitura.

Tema delimitado: A importância da leitura na educação infantil séries iniciais.

Problema de pesquisa: Por que é fundamental a prática e a introdução da leitura com quem ainda nem sabe ler ou apenas está começando a pronunciar algumas frases completas?

Objetivo geral: Investigar as práticas de leitura e como esta poderá contribuir na melhoria da habilidade da fala e escrita, no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança, e ao longo dos anos consequentemente formar futuros leitores.

Objetivos específicos:

  • Reconhecer a importância da leitura nas séries iniciais da educação infantil;

  • Desenvolver nas crianças o senso crítico, habilidades analíticas, a construção do saber através do que elas ouvem nas leituras proporcionadas pelos docentes;

  • Estimular o desenvolvimento de uma rotina diária para a prática da leitura;

Metodologia da pesquisa:

    Esta é uma pesquisa bibliográfica em artigos, livros e sites relacionados ao tema sobre a importância da leitura, sendo utilizada como recurso pedagógico na educação infantil séries iniciais. Professores que oferecem pequenas doses diárias de leitura agradável, sem forçar, mas com naturalidade, desenvolverão o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante, que começa desde muito cedo, em casa e aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira, a criança que houve histórias desde cedo, que tem contato direto com livros e que é estimulada, terá um desenvolvimento favorável ao seu vocabulário e entre outros aspectos do aprendizado.

Instrumentos de coleta de dados:

      Esta pesquisa será elaborada através de pesquisas bibliográficas em livros, artigos e em sites da internet relacionados ao tema.

Referências bibliográficas:

Albuquerque, Michele Pereira; A leitura e a atuação do professor das séries iniciais; Ano de 2010; disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/29348/000775782.pdf; Acesso em 15/05/2018 às 19 h: 15min.

ARTIGO/RESUMO A IMPORTÂNCIA DA LEITURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA; DISPONÍVEL EM: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-literatura-infantil-para-desenvolvimento.htm; Acesso em 15/05/2018 às 18 h: 50min;

Reyes, Yolanda- Livro a casa imaginária; leitura e literatura na primeira infância._1. Ed- São Paulo: Global, 2010;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (195.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com