TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO VISTA POR GRANDES EDUCADORES

Por:   •  11/10/2020  •  Artigo  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

A EDUCAÇÃO VISTA POR GRANDES EDUCADORES

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1) Numa certa altura da sua fala, a Professora Jane Paiva chega a dizer que o aluno da EJA é um trabalhador que estuda e não um estudante que trabalha. Ao fazer esta afirmação, em sua opinião, ela está chamando a atenção para que aspecto específico do aluno da EJA?

RESPOSTA:

Para os desafios enfrentados pelos alunos do EJA, que são jovens, adultos e idosos. São pessoas que tem problemas inerentes à vida adulta, como: lutar pela sobrevivência, administrar a casa, cuidar dos filhos e coisas para resolver no trabalho. Elas não têm o conforto de se dedicar somente aos estudos, como acontece em outra faixa etária.

2) Durante a apresentação a palavra diversidade aparece muitas vezes na fala da professora.

a) Cite uma ocasião em que ela usa este termo.

RESPOSTA:

Durante a citação dos êxitos das propostas: “ Os sistemas de ensino tem muito pouca prática para lidar com a DIVERSIDADE de modelo de oferta”.

b) Por que motivo esse conceito é tão repetido na fala da apresentadora..

RESPOSTA:

A diversidade na EJA se fundamenta principalmente na especificidade de cada sujeito, de cada história de vida, de cada sonho. A diferença, a diversidade dos modos de pensar e agir, faz parte do humano e na EJA, enquanto um espaço social, também deve se fazer presente tais diferentes contextos de mundo. O foco é a igualdade e respeito a todos, sem distinção.

3) Estabeleça uma ponte entre o conceito de diversidade e o perfil do alunado da EJA.

RESPOSTA:

A partir da diversidade cultural, biológica, linguística, religiosa, etc., é que se baseia o participante do EJA, que normalmente é um trabalhador que após a labuta, que no período noturno se dedica aos estudos. O perfil do aluno na sua maioria são trabalhadores proletariados desempregados, dona de casa jovens, idosos e portadores de deficiências especiais. Esse é o Universo do EJA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com