TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO MULTICULTURAL NA CONTEMPORANEIDADE

Por:   •  2/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO MULTICULTURAL NA CONTEMPORANEIDADE

O multiculturalismo surge nos estados unido e é um movimento social que visa lutar em favor dos direitos civis das classes oprimidas e excluídas por não serem pertencentes à uma cultura e classe social elitista. Vivemos, na atualidade, em espaços de pluralidade, diferentes vertentes de pensamento, cultura, costumes, diversidade de gênero, diversidade de raça, diversidade de religiões, posições políticas, condições sociais, deficiências físicas, etc. Esta pluralidade é resultado de um processo de transformação na sociedade, através das revoluções industriais e tecnológicas que diminuíram as distancias entre as pessoas fazendo com que as mesmas tivessem um maior contato entre si.

Em meio a esta pluralidade (ou traduzindo de modo claro, diferenças entre as pessoas) surgem conflitos de não aceitação, repressão ou exclusão de alguns indivíduos que compõe a sociedade, sendo estes em grande parte dos casos o que poderíamos chamar aqui de minorias (minorias não em quantidade, mas sim uma situação de desvantagem social). Temos um modelo de sociedade pautado em um padrão eurocêntrico (e talvez “americanista” ou estadunidense), ou seja, que interpreta o mundo e tem como parâmetro de comparação os moldes culturais europeus. Conflitos estes que tem como base, do lado oprimido, uma busca de reconhecimento e aceitação aos modos de agir e pensar de um determinado grupo de pessoas.

Tendo como base estas colocações, podemos dizer que a educação multicultural na contemporaneidade tem como principal função a inclusão desta parcela social que é excluída e oprimida por ser diferente do padrão imposto na sociedade. É através de uma educação abrangente e multicultural é que estas pessoas em posições de vulnerabilidade social poderão ter uma “competição” mais digna em relação aos demais membros da sociedade. Pois um ponto chave da coisa aí, é o fato da educação nos preparar para o mercado de trabalho ou vida econômica, por assim dizer. E estas pessoas em posições de desigualdade já estão um ou mais passos atrás de qualquer outra.

Infelizmente existem muitos fatores que dificultam uma educação multicultural, sendo eles por vezes até a exclusão dos alunos por parte dos educadores ou colegas. É necessário educar os educadores para que seja possível uma educação multicultural e a mudança desse quadro de desigualdade social que se encontra na atualidade. É preciso pensar então uma educação que rompa com estes padrões euro americanistas de ensino, de modo a ter uma educação que fale não apenas para pessoas brancas, ricas, heterossexuais, mas sim para todas as pessoas de modo igualitário.

Existe ainda uma classificação dos saberes, uma crença que as capacidades intelectuais de cada pessoa variam de acordo com sua cultura e posição social. Algo que reforça mais ainda essa cultura de que o conhecimento não é para todos, sendo assim um dos principais pontos a ser trabalhado para a inversão deste quadro.

Há então uma estreita ligação entre o multiculturalismo e a educação, pois ao passo que a escolha trabalha as pluralidades culturais, a mesma segrega os indivíduos que não fazem parte deste padrão social que é adotado pelo sistema educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com