TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCOLA COMO LUGAR DE MEMÓRIA

Por:   •  1/9/2018  •  Artigo  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO¹

                                                                                                              Wanessa Almeida dos Santos²

O presente trabalho aborda sobre o valor das escolas como um memorial histórico, ressaltando a importância das escolas municipais de uma cidade, tendo como fonte de pesquisa o texto "A ESCOLA COMO LUGAR DE MEMÓRIA" de Maria Lúcia Aguiar Teixeira. Com base nisso, analisar o quanto é importante a instituição escolar para a vida dessas crianças. Nesse sentido, a escola existe com a finalidade de inserir as crianças em um círculo social, onde lá ela irá aprender a conviver com pessoas de diferente etnia, obedecer às regras e a criar uma rotina. Somando a isso, um dos fatores mais importantes da escola é transferir o conhecimento às pessoas e passar os conceitos básicos da vida em sociedade.

Palavra-chave: aprender, criança, escola e memória 

Esse artigo tem como objetivo mostrar ao leitor o valor da escola como um memorial histórico e a importância da escola municipal para as crianças, em como isso acrescenta para os desenvolvimentos delas. Entretanto, a escola possui um grande valor em nossas vidas, e é ela que nos prepara para o futuro, onde recebemos o conhecimento necessário para enfrentarmos os obstáculos da vida, e isso começa lá no ensino infantil, onde a criança começa a experimentar o mundo fora do seu núcleo familiar. Com isso, aprendem a conviver com as diferenças, e ainda, fazem descobertas em todas as áreas de conhecimento. Pois, o ensino infantil, trata com muito cuidado, de forma lúdica e agradável as crianças, para que elas possam aprender a se socializar. Isto é, dentro desse processo educativo, que as crianças aprendem a língua oral, escrita, matemática e muito mais.

                                                       

   As culturas das diferentes coletividades de imigrantes não são um dado acabado, como qualquer outra cultura. Elas são a resultante de inúmeras interações no interior de cada coletividade, bem com o das interações entre cada coletividade e as outras coletividades de seu ambiente social. (CUCHE, 2002 p. 233)

A escola guarda consigo uma grande parte da memória social, pois, são elas que representam toda a aprendizagem como educação escola em nossa sociedade. Com isso, as memórias são como um registro valioso que guarda todas as nossas lembranças do que vivemos, sejam elas boas ou não.

“A memória, como propriedade de conservar certas informações, remete-nos em primeiro lugar a um conjunto de funções psíquicas, graças às quais o homem pode atualizar impressões ou informações passadas, ou que ele representa como passadas.” (LE GOFF, 1999, P. 423)

A escola mostra que é um lugar de memória, e simbólico. A exemplo disso, é a escola São José, relatada no texto(...) que serve como documento os acontecimentos passados, que mostram os valores deixados por uma época muito conservada, seguindo a mesma conduta de antigamente, com isso, fazendo o uso da farda, antes do início das aulas no pátio da escola, eles tinham o costume de rezar, agradecendo a Deus por mais um dia, e depois disso, cantavam o hino nacional, louvor da Virgem Maria e São José, que era o padroeiro das escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com