TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Quilombola

Por:   •  20/3/2022  •  Resenha  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 2

Educação Quilombola

Exibido no vídeo, acesso em: https://www.youtube.com/watch?v=J1GLYlvqHA8, do site A cor da Cultura disponibilizado no You tube, pelo Canal Cultura, apresentado no programa Nota 10/A COR DA CULTURA. Que no âmbito do seu conteúdo traz a educação quilombola e suas etnias inseridas no contexto escolar e suas diversidades e metodologias pedagógicas.Verifica – se que é plenamente possível ensinar fazendo presente toda a cultura, e histórias existente de ancestrais bem como o resgate das mesmas.

O Quilombo dos Palmares é o mais antigo e maior que se tem registro na história do país, pertencente ao estado do Alagoas com cerca de 30 mil pessoas, teve como líder Zumbi dos palmares o Ícone da resistência negra à escravidão o maior líder quilombola já conhecido.

Com tudo outros quilombos existentes em todos territórios brasileiro tem lutado pelo seu reconhecimento e diretos de posse e sobrevivência de seus povos, bem como cultura e história. Como o quilombola no oeste do Pará, Murumurutuba/PA que tem na Escola Municipal São Sebastião o projeto da Etino matemática e Símbolos Africanos que trabalha a cultura local inserindo os algoritmos, assim como nos Símbolos Africanos figuras geométricas e sua Afro – Brasileira resgatando sua origem e descendência e levantando sua autoestima.

Outro exemplo citado no vídeo é o da Escola Municipal Sinésio Costa em Riacho de Santana/BA, quem tem torno nove quilombos na região entre esses o Quilombo Rios da Rãs que nos traz o projeto Tradução Oral uma leitura da cultura riachense, trabalhando no desenvolvimento do senso de pertinência social, pessoal e coletivo do aluno, afim de resgatar o conceito histórico e cultural e seus conceitos legais e históricos.

Ainda tem muito a se fazer quanto a educação quilombola, apesar dos primeiros passos terem sido dados com a Lei 10.639/2003 e ter sido discutida, ajustada no CONAE 2010. Ainda tem muito a ser feito pela educação etnias / raciais em nosso país, os primeiros passos podem ter sido dados, mas à discussão apenas começou e nos como docentes precisamos sempre estar em busca de melhorias para lidar com as diversidades encontradas no âmbito escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com