TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e Epistemologia

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura

Educação e Epistemologia

Algumas reflexões sobre o filme e a sua relação com o conhecimento:

1) Observar os lugares e os sujeitos do conhecimento, identificando os conflitos em torno dos mesmos. Aresposta= Em minha percepção são três os lugares mais aparentes durante o decorrer do filme. Seriam a biblioteca, a escola de Alexandria onde Hipatia ensina seus alunos e Ágora.

Aparentam ser os sujeitos Hipátia e os alunos dela. São muitos os conflitos naquela época no qual podemos analisar. Notei ser a disputa entre os cristãos, pagãos e os judeus e além disso, também tem a divisão da sociedade dos cristãos e do povo.

2) Quais as possíveis relações desses conflitos com o que podemos encontrar nos tempos atuais? Resposta=O filme nos relata algo que presenciamos nos dias atuais: disputa de poderes, arrogância, intolerância religiosa e arrogância científica. Podemos notar que não é de hoje que essas coisas acontecem, o filme é um exemplo muito claro disso. Notamos na parte onde a biblioteca é incendiada.

3) Quem foi Hipatia de Alexandria? E, qual a sua relação com o conhecimento?

Resposta=Hipatia era filhado diretor do museu de Alexandria, o filósofo, matemático e astrônomo Theon. dominou as mais diversas áreas como filosofia, matemática, astronomia, religião, poesias e artes, ficando conhecida como “A Filósofa”.

Ela passava seus ensinamentos para os alunos que tinha, lhes ensinando o que sabia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com