TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e Escola

Por:   •  17/9/2016  •  Dissertação  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Escola e Educação.

Na atualidade a educação é tema de muitos embates entre o estado e os movimentos sociais, pois a cada dia fica mais consolidado que o atual sistema educacional brasileiro não se compromete com a transformação social e muito menos com um projeto de sociedade na  construção humana pela qual a atenda a própria sociedade. O que se comprova é que o modelo encaixotado se interessa fortemente na formação da mão de obra, em intelectuais positivistas aptos ao fordismo e a disposição do capitalismo industrial.

Sendo assim a critica ao modelo e ao currículo atual se faz pela qual compreende de forma concreta a escola e consequentemente a educação, se tornando em meio às disputas de classe, um instrumento fortíssimo para a dominação de massas, por grupos cujos são considerados unidos e coesos, capitalistas interessados em acumulo de capital e exploração do ser social, atendendo apenas aos próprios sentimentos e o capital que torna tudo mercadoria para o hiperfaturamento das grandes indústrias.  

Assim a educação não pode ser entendida como escola, pois a educação e maior que o ambiente escolar. O ambiente escolar se enquadra em um dos lugares nas quais se torna a busca pela consciência, por novas aprendizagens, pelo significado a vida, pois o homem não pode apenas ser visto como um boneco que é pensado para o trabalho. (999) Porem ultimamente as escolas tradicionais compreendeu que alienar e esfolar o quanto o antes mais passivo se torna o homem para os seus serviços. Pois  os conceitos dados e inquestionáveis assim o conhecimento se torna retorico. Pois no capital como modelo de produção imparável, mal irremediável dominar significa assegurar grupos  intelectuais que busquem a exploração através da alienação de grupos.

Pois compreende se assim que Trabalhar o termo educação e compreender que a vida é passiva de mudança, e o conhecimento é consequência da interação entre os sujeitos.

Dessa forma a educação deve ser pensada em certa forma livre de qualquer influencia de grupos, pois Freire defende uma escola sem partido, uma escola de forma progressista que compreenda em primeiros passos a formação do homem como completa, e o trabalho como segunda parte consolidação do homem, assim Marx compreende a escola única do trabalho como modelo para uma educação de impactos social, pois para transformar é necessário compreender e entender a vida e as relações da vida na sua essência e existência.

Em palavras progressista se torna uma forma de amenizar as diferenças sociais, de trabalhar a realidade na própria realidade dos sujeitos pois a realidade de um favelado não pode ser entendida quanto a de um camponês , mesmo sendo eles sujeitos de classe econômica semelhante as experiências da vida não os lhe permite compartilharem os mesmos saberes.

   Movimentos sociais e a educação como modelo de transformação humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com