TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação à Distância Corporativa

Por:   •  19/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

Educação a Distância – EAD Corporativa

Matheus Moretti Rangel – 15/0141513

Introdução

Mais do que característico, podemos afirmar como intrínseco ao ser humano sua busca por conhecimento. Desde os tempos dos primeiros homens até os dias atuais, a sabedoria está intimamente relacionada com o poder. Foi o conhecimento que permitiu a evolução de nossa espécie e confiamos a ele, no momento presente, a esperança de ascender econômica, cultura e socialmente.

Com esse paradigma em mente, pode-se compreender o interesse das organizações – buscando manterem-se competitivas e sustentáveis – em contar com colaboradores extremamente qualificados. Essa busca não se dá apenas na seleção de candidatos, mas também através da capacitação dos participantes desta Empresa. Sob esse aspecto, enfrentando a necessidade de prover uma educação contínua, surge a Educação Corporativa (EC). Nesse artigo será descrita a abordagem não-presencial dessa modalidade educacional.

A Educação a Distância

A Educação a Distância é, para Alves (2011), uma “modalidade de educação efetivada através do intenso uso de tecnologias de informação e comunicação, onde professores e alunos estão separados fisicamente no espaço e/ou no tempo”. Diferentemente da modalidade presencial, essa abordagem requer pouca ou nenhuma interação em qualquer ambiente físico, possibilitando a descentralização do conhecimento para locais mais longínquos e flexibilizando a oferta educacional.

Respaldada pelas soluções tecnológicas dos tempos atuais, porém enfrentando a baixa distribuição global de redes de Banda Larga, onde metade da população ainda não tem acesso a esse tipo de conexão, a EAD é compartilhada através de diversos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Por linhas gerais, estes Ambientes buscam simular espaços similares aos da Educação regular, inserindo ferramentas de interação e agentes intermediários entre os alunos e o professor e buscando melhorar a experiência educacional.

A EAD é definida oficialmente pelo Decreto no 5.622, que regulamenta o artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e traz:

“Art. 1o Para os fins deste Decreto, caracteriza-se a Educação a Distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.”

E é complementada por seus artigos e parágrafos subsequentes. Não há nenhuma regulamentação específica para a Educação Corporativa, apesar de ser reconhecida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

 

EAD Corporativa

A Educação a Distância Corporativa surge da confluência de diversas necessidades das organizações e – através de seus portais e ambientes de aprendizagem (e-learning) – beneficia não apenas as empresas com filiais geograficamente distantes. Traz vantagens, também:

  • Às corporações interessadas em capacitações com alta disponibilidade, por encontrar em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) uma sala de aula online e disponível a qualquer dia e horário;
  • Às que entendem a educação contínua como forma de não apenas capacitar seu colaborador como também de mantê-lo sempre alinhado às estratégias de negócio da corporação;
  • Àquelas buscando maximizar seu ROI (Retorno sobre Investimento) em Educação, quando demonstra custos reduzidos à abordagem tradicional;
  • Às preocupadas com a necessidade de constante atualização dos materiais didáticos, considerando a facilidade em atualizá-los e distribuí-los;
  • Àquelas interessadas na grande quantidade de dados (big-data) e suas importantes análises que os AVAs podem trazer.

Apesar das vantagens listadas, a EAD Corporativa ainda sofre uma grande resistência dentro das organizações, pelo lado dos colaboradores. Como afirmam ALBERTIN e BRAUER (2012), isso é fortemente relacionado com à resistência às novidades tecnológicas. A pesquisa também explicita a necessidade das ferramentas interacionais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (715.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com