TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola Nova

Por:   •  24/1/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.902 Palavras (12 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI – UESPI

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES-CCECA

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

PROFESSOR: JOSÉ ADERSINO ALVES DE MOURA

EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA

 

                                                                EVA MARIA DE OLIVEIRA MOURA

                                                         IRANILDA PEREIRA DA SILVA

LUCILENE PEREIRA S. FERNANDES

                                                    NÍNIVE GOMES DE SOUSA

TERESINA- FEVEREIRO - 2017

EVA MARIA DE OLIVEIRA MOURA

IRANILDA PEREIRA DA SILVA

   LUCILENE PEREIRA S. FERNANDES

 NÍNIVE GOMES DE SOUSA

EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA

Resumo do contexto histórico, pedagogia, a escola nova, as teorias socialistas e as tendências não-diretivas.

                                             

                                                                                     

TERESINA – FEVEREIRO- 2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..................................................................................................

   

2.        CONTEXTO HISTÓRICO        4

3.        A ESCOLA NOVA        5

3.1  Montessori e Decroly        5

3.2   Escola do trabalho: kerschensteiner e Freinet        6

3.3   Avaliação do escolanovismo        6

4.        AS TEORIAS SOCIALISTAS        7

4.1   Pistrak e Makarenko        7

4.2   Gramsci        8

5.    AS TENDENCIAS NÃO DIRETIVAS        8

5.1   Representantes da tendência antiautoritária        8

5.2    A educação anarquista        9

5.3    Avaliação da educação não-diretiva        10

6.     CONCLUSÃO.....................................................................................................

7.     REFERÊNCIA        12

  1. INTRODUÇÃO
  1. CONTEXTO HISTÓRICO

O capitulo 10 educação para a democracia faz uma abordagem da educação em âmbito global dentro do  contexto histórico do século XX, tido como um século turbulento em decorrência das duas guerras mundiais, (1914-1918) e (1939-1945)e inúmeros conflitos. O capitalismo e a livre concorrência sendo substituídos pelo capitalismo de monopólio, gerando concentração de renda e disparidades sociais.

Terrível crise econômica causada por fatores como: super produção agrícola, diminuição do consumo, livre mercado, quebra da bolsa em Nova York; foi a pior historia do capitalismo.

Depois da Segunda Grande Guerra, foi fundada a Organização das Nações Unidas (ONU), dentro dos seus diversos órgãos está a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Os Estados Unidos assume a posição de hegemonia econômica mundial, reforçada pelo poderio atômico, demonstrado no lançamento da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki. A guerra fria entre EUA e União Soviética deixou em suspense uma ameaça consistente a paz mundial.

O século XX também foi o século das mobilizações das minorias, entendidas como os segmentos destituídos de poder:

Movimento Negro: representado pelo pastor Protestante Martin Luther King (1929-1968)líder da corrente pacifista, seguia alguns princípios de Gandhi, como a luta pela independência sem violência e existia outra corrente que diferenciavam-se das ações pacifistas pregadas por Martin Luther King os Panteras Negras que utilizavam a violência como recurso de luta.

            Movimento estudantil: movimento na área da educação, onde os sujeitos são os próprios estudantes e se consolidou como uma das principais formas de mobilização social.

        Movimento feminista: movimentos e ideologias defende uma vivencia humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões opressores patriarcais, baseados em normas de gênero.

Movimento gay: são uma serie de manifestações sócio-político-culturais em favor do reconhecimento da diversidade sexual e pela promoção dos interesses dos homossexuais diante da sociedade brasileira.                      

Do ponto de vista das ciências e da tecnologia são notáveis as transformações do século XX: novas fontes de energia(elétrica, petrolífera, nuclear); crescente processo de urbanização, automação nas fabricas e campo, desenvolvimento da medicina, nos transportes e na comunicação. Quanto ao desenvolvimento industrial, o século XX presencia no seu inicio a instalação do fordismo, que estimula a produção em massa.

Porem, no final do século, a sociedade do consumo e da opulência se contrapõe ao horror da fome decorrente da miséria, ainda presente em muitas partes do globo. Aqui é importante destacar o Brasil, que em 1995 foi o detentor da mais alta concentração de renda do mundo.

Para Aranha (pág.240), “Esse foi o século da luta contra o apartheide, com inúmeras conquistas dos direitos de negros e indígenas. Mas também recrudesceram os ódios étnicos, seja dos radicais islâmicos responsáveis pelo terrorismo, seja das nações acidentais ditas “civilizadas”, que respondem com violência da guerra e ameaça de desrespeito a direitos humanos fundamentais.  

  1. A ESCOLA NOVA

A escola nova, um movimento que defendia a educação ativista, a partir da renovação da pesquisa pedagógica. A ênfase da educação não esta na acumulação de conhecimentos, mas na capacidade de aplicá-los às situações vividas. A pedagogia de Dewey foi importante para a divulgação dessas idéias.

3.1  MONTESSORI E DECROLY

A italiana Maria Montessori (1870-1952) foi a primeira mulher formada em medicina pela Universidade de Roma. Em 1907, abriu em Roma a primeira Casa dei Bambini. Montessori estimulava a atividade livre concentrada, com base no principio da autoeducação. Nesse método marcantemente ativo, o aluno usa o material na ordem que quiser, cabendo ao professor apenas dirigir a atividade, e não propriamente ensinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (144.7 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com