TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola Simultaneamente

Por:   •  4/8/2018  •  Artigo  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO[a]

A escola é simultaneamente, parceira fundamental da família na construção do individuo em formação, a mesma colabora verdadeiramente para o crescimento intelectual, cultural, social, cognitivo, crítico e científico do aprendiz, ambas formam uma equipe. É relevante que sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.

Distingue-se que mesmo tendo fazer a sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa acompanhar crianças e jovens a um futuro melhor. O ideal é que ambas tracem as mesmas metas de forma conjunta, propiciando ao educando segurança na aprendizagem de forma que venha formar cidadãos críticos capazes de enfrentar dificuldades ao decorrer de sua vida.

Sendo assim, é essa educação partilhada que contribui para a formação do caráter do cidadão consciente que buscamos ter hoje, pois a educação passa pela família e depois pela escola mostrando seus reflexos na sociedade. Considerando que a relação escola e família não acontecem na prática como deveria de fato acontecer, como também pensando na possibilidade de tentar contribuir com esse tema a fim de salientar quais os problemas enfrentados tanto pela família quanto pela escola.

Neste contexto focaliza-se os pontos positivos e negativos com relação a temática em questão, sendo conhecedor que a educação enquanto espaço de formação  constrói e orienta a formação do caráter da criança, assim a mesma deve ser desenvolvida de acordo com a realidade social em que o indivíduo está inserido.

Os pais têm um papel importante no processo de desenvolvimento da independência dos seus filhos. Se eles estimularem as iniciativas da criança, valorizarem o sucesso, destinarem tarefas que não ultrapassem os seus limites, forem moderados em suas exigências e aceitarem as frustrações assim estarão colaborando com o sentimento da auto estima e auto confiança.
        Não há como reparar que as famílias estruturadas podem intervir no processo de ensino aprendizagem, as crianças que vivem em famílias que tem um convívio saudável com presença de uma união permanente e coerente, com capacidade de comunicação, com recursos para ter uma vida respeitável, na maioria das vezes, terão excelentes resultados durante toda sua vida escolar e social. Já os membros de uma família desestruturada, geralmente se mostram defensíveis, ausentes, violenta e tendem a demonstrar, na maioria das vezes dificuldades em sua vida escolar e social.

A falta da participação da família no ensino aprendizagem podem provocar o baixo desempenho e até mesmo a reprovação escolar. Muitos pais vê a escola como local de depósito de crianças, vão matriculam seus filhos e só aparecem na escola quando os mesmos estão com problemas, baixo desempenho ou quando a coordenação solicita a presença da família, para pautar ocorridos sobre os filhos na instituição. Sem a família não há como promover uma boa educação. A presença dos pais na vida escolar de seus filhos é fundamental para que a criança se sinta amada e motivada a obter avanços em seu conhecimento.

Se por um lado a escola sozinha não é suficiente para garantir um bom rendimento dos educandos, por outro os pais sozinhos também não conseguem oferecer educação integral para seus filhos. Quando os pais participam ativamente na vida dos seus filhos e se empenham inclusive no cotidiano da criança, a tendência é que os alunos se dediquem e se esforcem mais, além de se sentirem amados e apoiados. Os pais que procuram saber sobre a relação dos filhos com os professores, ou seja,  acompanham seu rendimento escolar, normalmente estão dispostos a ajudar a criança e educador a vencerem os desafios enfrentados na sala de aula, adotando medidas complementares em casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com