TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola ta doente

Por:   •  11/6/2018  •  Dissertação  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

A Escola está doente!

Augusto Cury afirma que o sistema de educação mundial está doente

Augusto Cury é um crítíco do sistema de ensino. Segundo ele, a escola falha ao querer desenvolver somente as áreas cognitivas, como o raciocínio, o pensamento lógico e a observação, sem dar subsídios para que os alunos ousem mais e se reinventem por meio do controle emocional.

        “No mundo todo a educação está doente, as escolas e universidades estão doentes — mesmo as de ponta, que estão no ranking mundial — porque elas ensinam os alunos da pré-escola à pós graduação a conhecer o mundo de fora, do pequeno ato ao imenso espaço, mas não ensinam a conhecer o mundo de dentro, a mente humana. Dessa forma, ensinam-nos a caminhar no espaço físico, mas não nos ensinam a navegar nas águas da emoção. Sem educar e gerir a emoção, vamos formar jovens frágeis, inseguros e que não sabem lidar com contrariedades. A consequência disso são pessoas com idade biológica de 40 anos, mas com idade emocional de 15, que não sabem passar pela mínima dificuldade ou crise, apenas sucumbem à dor e não a usa para crescerem”.

Você concorda ou não  com Augusto Cury? Justifique

Concordo em partes com o escritor. A escola continua sendo uma máquina de xerox, sempre as mesmas disciplinas, mesmos currículos e mesmos tipos de avaliações. Salvo certos professores que mesmo sendo desvalorizados, trabalham o individual, que além de desenvolverem o cognitivo, conseguem enxergar o aluno em um todo, com suas particularidades e conseguem ajudar a desenvolver seres com ideias próprias, que sabem se posicionar.

O sistema em geral, também ajuda como pode. O foco é os conteúdos prontos,  desenvolver projetos pré estabelecidos por quem já deixou de ser aluno há muitos e muitos anos.  O fato de não poder reprovar até certo ano, além de analfabetos funcionais, cria uma cultura de conseguirem apenas o certificado de conclusão. Não importando muito o desenvolvimento intelectual, cognitivo, etc, pois isso não  é cobrado. Também, as famílias pouco se envolvem para ajudar a escola e quando se envolvem é para criticar, reclamar ou querer que a escola aja do jeito que acha que tem direito.

Mas também acredito que o desenvolvimento ao todo do aluno se dá também em casa, vem de casa, dos pais e do  meio que vivem. A mídia influencia em muito a criação de seres cm pensamentos e atitudes iguais. Prova está que tudo gera conflitos, tudo é bullyng. Atualmente os filhos são  superprotegidos, os pais não deixam os filhos se frustrarem em nada. Existe o imediatismo: eu quero! Meus pais me dão,  e isso gera adultos inseguros, que não conseguem deslanchar nas suas vidas afetivas e profissionais, por quase nada desistem, acham tudo difícil e não conseguem a resiliência quando acometidos de reais problemas, pois não foram trabalhados na infância.

Enfim, no meu entendimento a educação, no sentido mais amplo da palavra, esta doente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com