TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura e Organização da Educação e Diversidade

Por:   •  18/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.855 Palavras (8 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 8

 [pic 1]

Desafio Profissional

Curso: Pedagogia

Disciplinas Norteadoras: Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade.

Nomes:

Sorocaba, 15 de abril de 2015.

Introdução

Nosso trabalho tem o objetivo e, a intenção de refletir de maneira objetiva sobre a problemática da diversidade cultural nas escolas, as conseqüências dessa interação de culturas, bem como os desafios e obstáculos que se colocam professores e quais as estratégias que estes podem ou estão a utilizar em relação as suas práticas educativas.

O docente tem um papel muito importante a desempenhar neste âmbito intercultural, pois a sua atitude, prática e formação influenciam diretamente no processo educativo, podendo favorecer ou criar obstáculos ao desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos. Pensando em uma comemoração escolar, será desenvolvido um projeto com base em leis que regulamentam o ensino brasileiro e que apontam sobre a diversidade e o multiculturalismo.

A finalidade é fazer uma analise sobre práticas pedagógicas a serem desenvolvidas no intuito de reunir as família, aproximar e mesclar as culturas, estimulando o diálogo, o conhecimento e a interação entre os gêneros.

Promovendo assim, a cultura do respeito ás diferenças, o desenvolvimento pessoal, a socialização, a liberdade de expressão, informação e comunicação.

E, também, enfatizar a valorização da diversidade e do multiculturalismo.  

No Brasil o convívio multicultural não deveria representar uma dificuldade, afinal a sociedade resulta da mistura de raças, culturas, cada um com seus costumes, seus valores, seu modo de vida.

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito ás diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN 9.394/96).

  • A redução das desigualdades sociais e regionais e a promoção do bem de todos (art. 3°, incisos ll e lV da Constituição Federal) são compromissos a serem perseguidos pelos sistemas de ensino e pelos professores também na Educação Infantil.
  • Os princípios fundamentais nas Diretrizes anteriormente estabelecidas (Resolução CNE/CEB n°1/99 e parecer CNE/CEB nº 22/98) continuam atuais e estarão presentes nestas diretrizes com a explicação de alguns pontos que mais recentemente têm se destacado nas discussões da área. São (eles: a) Principio ético: valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e ás diferenças culturas, identidades e singulares.
  • A valorização da diversidade cultural das diferentes crianças e de suas famílias, por meio de brinquedos, imagens e narrativas que promovam a construção por elas de uma relação positiva com seus grupos de pertencimento, deve orientar as praticas criadas na Educação infantil ampliando o olhar das crianças desde cedo para a contribuição de diferentes povos e culturas.
  • As instituições necessariamente precisam conhecer as culturas plurais que constituem o espaço da creche e da pré-escola, a riqueza das contribuições familiares e da comunidade, suas crenças e manifestações.

        

                

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

  • Os parâmetros curriculares nacionais, com as siglas PCN, são documento qual compõe a grade curricular de uma instituição educativa. Esse material foi criado a fim de servir como ponto de partida para vários trabalhos na sala de aula cada instituição deve montar o seu objeto, sua proposta pedagógica conteúdos á realidade onde está inserida.
  • Esse documento é uma orientação quanto ao dia a dia escolar, os principais conteúdos devem ser trabalhadores, a sim de dar entendimento aos educadores, para que se desenvolva bem pedagogicamente.
  • Na abordagem, os parâmetros curriculares nacionais definem os currículos e conteúdos que devem ser trabalhados, a fim de auxiliar os educadores. Foram elaborados também para reputar diversidades regionais, culturais e políticas existentes no país, para a necessidade de construir referências nacionais ao processo educativo.
  • A escola deve ter responsabilidade social, instituir situações didáticas fundamentais entre os termos abordados.
  • O PCN está dividido a fim de facilitar o trabalho da instituição principalmente de seu projeto pedagógico. São seis volumes que apresenta as áreas de conhecimento, como língua portuguesa e matemática.
  • Cada qualidade do assunto abordada e a forma como estão organizados os PCN podem ser utilizados com objetivos diferentes, de acordo com a necessidade de cada realidade e de cada momento.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

  • O presente artigo buscará fazer uma analise sobre a Lei 10.639, que entrou em vigor no ano de 2003, tornando obrigatório o ensino da Historia e cultura africana e afro-brasileira nas instituições de ensino básico.
  • Art. 26, 26 A e 79 B na lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, asseguram o direito á igualdade de condições de vida e de cidadania, assim como garantem igual direito as histórias e culturas que compõem a nação brasileira, além do direito de acesso as diferenças fontes da cultura nacional a todos brasileiros.
  • Todos os alunos negros e não negros, bem como seus professores, precisam sentir- se valorizados e apoiados.
  • A obrigatoriedade de inclusão de história e cultura afro- brasileira  e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores. Com esta medida, reconhece se que, além de garantir vagas para negros nos bancos escolares, é preciso valorizar devidamente a historia e cultura de seu povo, buscando reparar danos, que se repetem há cinco séculos, á sua identidade e a seus direitos.
  • Ampliar o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira.
  • Conjunto de princípios que conduz á igualdade básica da pessoa humana como sujeito de direitos, á compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnicos- raciais distintos, que possuem culturas e histórias próprias, igualmente valiosas e que em conjunto constroem, na nação brasileira, sua historia, ao conhecimento e a valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1.

  • Principais aspectos do referencial é indicar caminhos para que as crianças desenvolvam sua identidade para crescer e serem cidadão com direitos a infância reconhecida.
  • Direito a educação é considerada para todas as crianças independente de sua origem social, raça, religião desde a infância.
  • A educação do aluno com necessidades educacionais especiais pode ser realizada em escolas especiais, publicas ou privadas, assim alunos nessas condições também podem ser beneficiados, qualificando- se para obter cargos profissionais, e muitas outras oportunidades.
  • O ensino especial tem sido alvo de criticas por promover o convívio entre crianças especiais e as demais crianças, por outro lado a escola conta com professores especializados e matérias e equipamentos apropriados, a intervenção do professor é necessária nas instituições da educação infantil, assim cabe a ele a proporcionar situações de conversas, brincadeiras ou de aprendizagens, orientadas que garantam a forma de comunicar-se e expressar- se.
  • O documento retrata-se também as relações Étnicas- raciais, o objetivo é implantar, produzir e divulgar conhecimentos, atitudes, posturas e valores que promovam aos gestores, professores e estudantes quanto à promoção da qualidade étnico- racial no cotidiano das escolas, refere-se processos educativos que possibilitam as pessoas superar preconceitos sociais.

Escola Pingo de Gente comemora o Dia dos Pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (124.4 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com