TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estágio Educação Infantil

Por:   •  16/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.955 Palavras (12 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

CURSO EM LICENCIATURA EM PEADOGIA- EAD

ESTÁGIO SUPERVISIONADO- EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO AVALIATIVO

OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA

 EDUCAÇÃO INFANTIL

QUEILA NUNES DA SILVA LOGIN 305885

LAURA APARECIDA DA SILVA LOGIN 305963

DOM AQUINO/2010/2°SEMESTRE

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

CURSO EM LICENCIATURA EM PEDAGOGIA- EAD

ESTÁGIO SUPERVISIONADO- EDUCAÇÃO INFANTIL

 RELATÓRIO AVALIATIVO COMO EXIGÊNCIA

LEGAL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

QUEILA NUNES DA SILVA LOGIN 305885

LAURA APARECIDA DA SILVA LOGIN 305963

             DOM AQUINO/2010/2°SEMESTRE

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................. 04

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA............................... 05

OBSERVAÇÃO DA TURMA......................................... 06

REGÊNCIA................................................................... 07

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................... 11

REFERÊNCIAS............................................................ 12

ANEXOS...................................................................

INTRODUÇÃO

        Antigamente a criança era vista como um adulto em miniatura e responsabilidade da educação da criança pertencia à família, sobretudo das mulheres. Devido ao advento da Revolução Industrial, que transformou definitivamente a vida em sociedade ao inserir a manufatura, os pais e mães abandonavam seus filhos para poder trabalhar, deixando as crianças sob cuidados de terceiros ou a própria sorte.

        Assim houve a necessidade de repensar qual destino daria as crianças, criando instituições formais, que não tinham propostas pedagógicas. Mas só no século XVII e XVIII é que a criança passou a receber atendimento formal através de uma instituição educativa.

        A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e comunidade. A mesma é de grande importância para o crescimento da criança, pois é na infância que a mesma começa as grandes descobertas.

        Então surge a necessidade dos profissionais da educação em repensar suas práticas, é por esse motivo que foi realizado esse estágio, para que nós enquanto futuros pedagogos possamos observar a realidade da atuação dos professores que já atuam na educação infantil.  

        O objetivo da regência na Educação Infantil quanto à formação dos professores, não é de crítica, mas de contribuir para que os mesmos sejam capazes de refletir a prática docente para que posteriormente, possam planejar e intervir na realidade observada, contribuindo com a qualidade e melhoria da Educação Infantil, criando um ambiente reflexivo, onde seja exercitado o pensar sobre a ação pedagógica do professor na Educação Infantil.

        O estágio da educação infantil foi realizado na Escola Municipal Renato Dias Coutinho, localizada na Avenida Costa e Silva, s/n, no município de Dom Aquino-Mt com a turma da alfabetização. Correspondendo uma carga de 100horas no total, contendo análise e descrição da observação, planejamento e regência na educação infantil, fundamentação teórica e conclusão do trabalho de estágio.

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A escola de Educação Infantil, denominada Escola Municipal Renato Dias Coutinho, está situada na Avenida Costa e Silva, s/n, bairro: Vila Esportiva, município de Dom Aquino- MT e atende 116 crianças da educação infantil, da zona urbana e rural, matutino e vespertino.

Conta com 20 funcionários, sendo 01 diretora, 09 professores, 01 coordenadora, 01 secretária escolar, 06 agentes de apoio administrativos, 01 coordenador de pátio e 01 guarda.

        O espaço físico é composto por 07 salas, sendo 01 anexa, onde fica a biblioteca, 02 cozinhas e 03 banheiros. Possui pátio interno, uma quadra de esportes, a mesma não possui laboratório de Informática.

        O acesso à escola é um pouco dificultoso, pois fica no fim da cidade, assim as crianças precisam pegar o ônibus escolar para chegar à escola.

        A estrutura da escola está bastante conservada, pois observei que a mesma já passou por várias reformas, dando um novo cenário à escola.

        O ambiente escolar é bem cuidado, as salas bem limpas e arejadas, bem ventiladas, salas espaçosas, um ambiente bem seguro para as crianças.

        Por ser uma escola que oferta a educação infantil, a mesma não disponibiliza uma área de prazer para as crianças, ou seja, não possui brinquedos, parquinho que ofereça momentos de descontração para os pequeninos.

        Em relação a projetos esta escola não trabalha com projetos

        O horário de funcionamento da escola acontece em dois turnos: matutino das 07h00min horas as 11h00min horas e vespertino das 13h00min horas as 17h00min horas.

OBSERVAÇÃO DA TURMA

        Chegamos cedo à escola, o sino bateu e as crianças entraram juntamente com a professora para a sala, e logo após também entrei, fui apresentada as crianças, o que as deixaram muito surpresas e contentes, pois a partir dali teriam uma nova componente do grupo para elas brincarem e interagirem.

        O estágio foi realizado na sala de alfabetização, no período vespertino, que trabalha com crianças de 6 anos, em fase de aprendizado. A sala conta com 13 alunos sendo 8 meninas e 5 meninos. As paredes da sala de aula são decoradas com cartazes do alfabeto, cartaz com a data de aniversários dos alunos e da professora, cartazes com numerais e trabalhos expostos pelos próprios alunos.

        A professora recebe os alunos com muito carinho, o primeiro momento é de descontração, pois após as saudações é feita uma oração ao nosso Deus, pedindo que Ele abençoe a aula e ilumine a mente das crianças para que elas possam aprender e para que Deus as proteja. Logo após é feito a chamada, depois as crianças fazem um círculo e se sentam ao chão, para realizarem a roda da conversa sobre determinado assunto, ou lição que será tratado na aula. É muito gratificante ver que as crianças já são ensinadas a participarem das aulas e ao mesmo tempo saber e ver que a professora presta atenção nos alunos comenta as suas opiniões e ainda tira todas as dúvidas dos alunos. Os pequenos também interagem um com os outros coleguinhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com