TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evasão Escolar

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

EDILENE MARIA DE OLIVEIRA SILVA

RU: 934337; SENHA: 395388

DE TRABALHO PESQUISA PARA CONCLUSÃO DE CURSO:

Goianésia – GO.

2014

EDILENE MARIA DE OLIVEIRA SILVA

RU: 934337; SENHA: 395388

DE TRABALHO PESQUISA PARA CONCLUSÃO DE CURSO:

Projeto de Pesquisa apresentado a UTA, no Curso de Pedagogia, no Centro Universitário Internacional – UNINTER.

Centro Associado: Goianésia – GO.

Tutor Local:  Elias Alves de Souza

Goianésia – GO.

2014.

IDENTIFICAÇÃO;

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Nome do Aluno: Edilene Maria de Oliveira Silva

RU:934337

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EaD

DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TEMA:

Evasão Escolar nas Escolas Municipais de Goianésia – GO.

DELIMITAÇÃO DO TEMA;

A referida pesquisa visa conhecer as causas da evasão escolar de alunos da 1ª. a 5ª. série nas escolas públicas municipais da cidade de Goianésia – GO.

PROBLEMATIZAÇÃO;

Quais os fatores que elevam o índice de evasão escolar dos alunos das escolas Municipais de Goianésia. Refletir nas atuais medidas tomadas para amenizar os problemas da evasão escolar e se estão sendo eficazes.

JUSTIFICATIVA;

Buscamos esse tema por se perceber que a evasão escolar é um problema sempre frequente na historia da educação brasileira, e vêm tomando certas proporções em pleno século XXI realizamos um estudo no intuito de investigar as causas do fracasso escolar, representado pelos altos índices de evasão, e as consequências que esse problema acarreta na vida do estudante.
O desenvolvimento humano só acontece quando o aluno se apropria do conhecimento e o articula, produzindo assim novos conhecimentos, e ele adquire esse poder de apropriação na escola, sendo assim relevante que o aluno permaneça na sala de aula para assim formar uma autonomia individual e coletiva. Portanto a evasão escolar é um problema crescente que afeta principalmente as escolas publicas.

A Evasão Escolar ainda é um foco de grande amplitude dentro das inúmeras dificuldades que a estrutura pedagógica tem que enfrentar. A evasão escolar denota o fracasso das relações sociais, que no cotidiano mostra-se cada vez mais desumana. A educação não tem tido êxito no que se refere à conclusão de todos os níveis de escolaridade.

OBJETIVO;

OBJETIVO GERAL:

              Explicar fatores que determinam a evasão escolar; Verificar quais são os fatores que levam o aluno a abandonar a escola no ensino fundamental e as consequências geradas por tal problema.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Formular dados sobre o Estudo da Realidade dos alunos para o entendimento das demandas;

  • Relatar as informações encontradas na pesquisa, levando em conta quais os fatores encontrados que agravam a situação de evasão escolar dos alunos em estudo.Verificar a importância da permanência do aluno na escola;
  • Investigar quais são as prováveis causas da evasão escolar;
  • Identificar quais consequências que levas as crianças a evadir da Escola no Ensino Fundamental.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA;

A educação, segundo estabelece a Constituição Brasileira, nos artigos 205 e 227, é um direito público subjetivo que deve ser assegurado a todos, através de ações desenvolvidas pelo Estado e pela família, com a colaboração da sociedade. Quando trata especificamente do direito à educação destinado às crianças e aos adolescentes, O Estatuto da Criança e do Adolescente, no artigo 4º, o descreve como um dever da família, comunidade, sociedade em geral e do Poder Público. No entanto, pode-se observar que a educação ainda não está ao alcance de todos os cidadãos, principalmente no que se refere à conclusão de todos os níveis de escolaridade. E sendo assim, a evasão escolar traz várias conseqüências sociais, dentre elas a marginalização, baixa auto-estima, distorção idade/série, repetência, desemprego, desigualdade social, entre outras. Diante disso, a necessidade de buscar a finalidade da ação pedagógica, que só se concretiza em sua plenitude e só será transformadora se for realizada de forma consciente. De acordo com Patto (1987, p. 59): A reprovação e a evasão escolar são: um fracasso produzido no dia-a-dia da vida na escola e na produção deste fracasso estão envolvidos aspectos estruturais e funcionais do sistema educacional, concepções de ensino e de trabalho e preconceitos e estereótipos sobre a sua clientela maispobre. Estes preconceitos, no entanto, longe de serem uma característica apenas dos educadores que se encontram nas escolas, estão disseminados na literatura educacional há muitas décadas, enquanto discurso ideológico, ao se pretender neutro e objetivo, participa de forma decisiva na produção das dificuldades de escolarização das crianças das classes populares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com