TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evasão Escolar

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.813 Palavras (28 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 28

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

PSICOPEDAGOGIA

GREIZIELLER ALITALIA DE OLIVEIRA AMORA SALGADO

EVASÃO ESCOLAR

Belo Horizonte – MG

2014

EVASÃO ESCOLAR

Monografia elaborada como requisito parcial do componente curricular: Trabalho de Conclusão de Curso da AVM/ Educação à Distancia, sob a orientação da Profª Ms. Odnéa Quartieri Ferreira Pinheiro

Belo Horizonte - MG

2014

Agradeço em primeiro lugar a Deus, que iluminou minha caminhada, a minha família pelo apoio e compreensão e a coordenadora do curso, qυе foi importante na minha vida acadêmica е no desenvolvimento desta monografia.

“A tarefa não é tanto ver aquilo que ninguém viu, mas pensar o que ninguém ainda pensou sobre aquilo que todo mundo vê.”

(Arthur Schopenhauer)

RESUMO

Esta monografia aborda as causas e consequências da evasão escolar. O maior índice de evasão escolar está relacionado às necessidades dos jovens trabalharem para ajudar na renda da família, fazendo com que aumente cada vez mais o número de evasão escolar. Isso se dá por diversos motivos e metodologia defasada de alguns professores. A família deve ser conscientizada da importância dos estudos para os filhos e não nos resta dúvida de que o apoio familiar e escolar beneficiará a questão educacional.

Palavras-Chave: Evasão Escolar- Família- Aluno

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------- 7

1. EVASÃO ESCOLAR ----------------------------------------------------------- 9

2. A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR------------------------------ 16

2.1. Identificação do Problema ---------------------------------------------- 17

2.2. Origem, descrição sobre o problema e resolução ----------------- 20

3. COMO INTERVIR PARA EVITAR A EVASÃO ESCOLAR------------- 24

3.1. Formas de intervenção -------------------------------------------------- 24

3.2. As atribuições do Psicopedagogo ------------------------------------- 25

CONSIDERAÇÕES FINAIS ------------------------------------------------------- 32

REFERÊNCIAS ---------------------------------------------------------------------- 33

INTRODUÇÃO

A evasão escolar é um problema que atinge todos os níveis de ensino no Brasil. Essas variações dificultam os entendimentos dos reais motivos.

A desestruturação da família, as políticas públicas e os problemas cognitivos colaboram com a alta taxa de evasão.

Os pais por não terem estudado acham que as crianças não devem estudar, acham que o estudo não será necessário que os filhos têm que ajudar nas despesas de casa.

A evasão escolar denota o fracasso das relações sociais, que no cotidiano mostra-se cada vez mais desumana.

Devido à realidade da evasão escolar em nossa sociedade, o desejo de pesquisar os fatores que contribuem para a evasão escolar, assim como, educadora e comprometida com a educação sentir a necessidade de estudar as relações que constituem na prática de cada sala de aula.

Diante disso, surge o objetivo de pesquisar acerca dos fatores que levam os alunos das escolas públicas a serem evadidos.

O desafio desta pesquisa é buscar subsídios que possam contribuir na análise e compreensão da evasão escolar, a partir de duas diferentes abordagens: a primeira, que busca explicações a partir dos fatores externos à escola, e a segunda, a partir de fatores internos.

Dentre os fatores externos relacionados à questão do fracasso escolar são apontados o trabalho, as desigualdades sociais, a criança e a família e dentre os fatores escolares são apontados à própria escola, a linguagem e o professor.

Dentro deste contexto procurarei compreender que iniciativas consideram-se serem positivas às necessidades dos alunos.Para isto irei *Descrever evasão e suas consequências; *Identificar as dificuldades cognitivas, de saúde, transporte, situação familiar entre outras que interferem na evasão escolar pelos professores, ou mesmo pela escola, para prevenir a evasão escolar; *Explicar o papel do psicopedagogo nesta prevenção.

A presente pesquisa está fundamentada em autores, entre os quais, destacam-se Nádia Bossa, com sua obra. Contribuições a partir da prática (2000), sendo que sua contribuição diz respeito aos fundamentos da psicopedagogia.

A prática pedagógica dos alfabetizadores de jovens e adultos: contribuições de Freire, Ferreiro, Vygotsky (1999), pois sua relevância para o desenvolvimento, bem como o seu processo. Outra autora de grande importância na área da psicologia é a Emília Ferreiro que será também, abordada neste estudo.

1- Evasão escolar

Evasão escolar é o que ocorre quando um aluno deixa de frequentar a escola e fica caracterizado o abandono escolar, e historicamente é um dos tópicos que faz parte dos debates e análises sobre a educação pública.

O problema da evasão escolar preocupa a escola e seus representantes, ao perceber alunos com pouca vontade de estudar, ou com importantes atrasos na sua aprendizagem. Os esforços que a escola, e a equipe pedagógica fazem para conseguir a frequência e aprovação dos alunos não asseguram a permanência deles na escola.

A evasão escolar está dentre os temas que historicamente faz parte dos debates e reflexões no âmbito da educação pública brasileira e que infelizmente, ainda ocupa até os dias atuais, espaço de relevância no cenário das políticas públicas e da educação em particular. Em face disto, as discussões acerca da evasão escolar, em parte, têm tomado como ponto central de debate o papel tanto da família quanto da escola em relação à vida escolar da criança. No que tange à educação, a legislação brasileira determina a responsabilidade da família e do Estado no dever de orientar a criança em seu percurso sócio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.6 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com