TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evasão Escolar

Por:   •  30/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

A evasão escolar ocorre quando o aluno deixa de frequentar a escola, sendo assim caracterizado como abandono escolar. Inúmeros fatores colaboram para que tal ocasião ocorra, família, estado ou até mesmo a escola.

 Debater acerca da naturalidade desse problema diversifica conforme o ponto de vista de quem irá debater.

Ao meu ponto de vista, parto do pressuposto de que a naturalidade de tal problema ocorre devido a família e o estado. Acredito que a família muitas vezes sem nem perceber acaba influenciando para tal problema pela necessidade de ajuda financeira, ocasionando assim um desinteresse da criança pelos estudos ou até mesmo um cansaço que ocasiona faltas frequentes até chegar ao ponto do abandono escolar.

O estado tem grande influência também pela falta de investimento nas escolas públicas, possuindo salas com superlotação, e apenas um professor sem auxiliar ou estagiária, para comandar salas com 45 alunos ou mais, muitas vezes o educador acaba não conseguindo desempenhar com maestria seu papel, gerando assim um desinteresse perante alguns alunos.

Como podemos analisar na imagem que anexei a este fórum, 52% dos jovens entre 19 e 25 anos deixaram de estudar, não se dedicaram a escola ou estão atrasados na formação, e é em uma fase mais adulta por necessidade de arrumar um emprego que os adultos que não obtiveram formação procuram o EJA para terminar seus estudos básicos.

Cada aluno que chega ao ponto do abandono escolar custa para o Brasil três bilhões de reais anualmente, deixo uma pergunta que me faço frequentemente, não seria mais perspicaz um maior investimento na educação e uma ajuda familiar melhor para a população mais carente, sendo assim evitando a perda desse dinheiro e formando uma população mais pensante, formadora de opinião e diminuindo ou até mesmo eliminando as taxas de evasão escolar e de analfabetismos?

E a resposta de tal pergunta vem frequentemente em meus pensamentos, educação liberta, educação move o mundo, educação de qualidade forma pessoas que debatem, e quais governantes querem uma população instruída, pensante e que debate seus feitos com argumento?

Um nítido exemplo disso, ocorreu no dia 10 de maio de 1933 em diversas cidades da Alemanha, foram queimados em praça pública inúmeras obras de escritores alemães que contrariavam o regime de Hitler, tendo ainda a audácia de dizer que estavam fazendo uma “limpeza” na literatura. Mais um exemplo esse sim ocorrendo no Brasil foi o regime militar, possuindo uma censura em todas as formas de expressão, fazendo novamente que a população não obtivesse instrução, formação e noção do que estava ocorrendo. Outro exemplo ocorreu nos primórdios, quando missas eram rezadas em Latim e apenas a elite falava esta língua, e o resto da população apenas frequentava as missas sem nem saber o que estava sendo dito.

O conhecimento como podemos perceber sempre foi negado não só no Brasil, mas em todo o mundo, comecei meu fórum dizendo que a naturalidade da evasão escolar diversifica conforme o ponto de vista de quem está debatendo, porém contra fatos não a argumentos, em minha visão o estado é sim um dos maiores culpados por essa situação tão frequente no Brasil.

       

[pic 1]

Referência:

https://istoe.com.br/uma-nova-e-preocupante-evasao-escolar/     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com