TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evasão Escolar

Por:   •  14/3/2023  •  Projeto de pesquisa  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 2

2.1 TEMA

Evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos

2.2 PROBLEMA

Como combater a evasão do aluno da EJA

2.3 OBJETIVO

OBJETIVO GERAL

• Refletir sobre os motivos que provocam a evasão escolar do aluno da educação para jovens e adultos EJA

OBJETIVO ESPECIFICO

• Examinar os principais elementos constituinte da evasão escolar;

• Analisar as causas da evasão escolar;

• Investigar estratégias pedagógicas para permanência do aluno da EJA.

2.4 JUSTIFICATIVA

A evasão escolar é um dos vários desafios enfrentado pela Educação de Jovens e Adultos – EJA, que atende exclusivamente os alunos que por algum motivo não frequentou ou deixou de frequentar o ensino regular na idade adequada. Muitos jovens e adultos se matriculam, frequentam as aulas por um tempo e acabam desistindo, sendo esta uma situação corriqueira na Educação De Jovens E Adultos.

Campos (2003) definir evasão escolar na Educação De Jovens E Adultos como um ato de abandonar o ambiente escolar provisoriamente ou por um tempo indeterminado. Diversas razões sociais provocam fenômenos dentro da EJA, tendo o campo econômico como o ator principal, rompendo os limites da sala de aula e superando as delimitações do espaços escolar.

Na óptica de Azevedo (2011, p.05), evasão e repetência escolar são problemas desafiadores, confrontados pela rede pública de ensino do país. Suas causas e consequências emanam de fatores socioeconômicos, culturais, políticos, tendo também a didática ultrapassada de parte dos professores, alimentado e agravado o problema.

Em frente as diversas razões consideradas como influentes no processo de é vazão, as escolas e os educadores devem estar estratégias pedagógicas que possibilitem a permanência do aluno da EJA, uma vez que a educação de jovens e adultos já faz parte constitutiva da Lei De Diretrizes e Bases 9.394 de dezembro de 1996, enquanto modalidade da educação básica, nas suas etapas ensino fundamental e médio, e destina-se aqueles que por alguma razão se afastaram dos estudos e aí eles estão retornando todos devem buscar métodos para garantir a eficácia dessa etapa da educação de forma que venha uma garantia dos direitos abordados na lei.

REFERÊNCIAS

AZEVEDO, Francisca Vera Martins de. Causas e consequências da evasão escolar no ensino de jovens e adultos na escola municipal “Expedito Alves”- 2013. Disponível em: <http://webserver.falnatal.com.br/revista_nova/a4_v2>. Acesso em: 20 de novembro de 2021

CAMPOS, E, L, F.; Oliveira D. A. Infrequência dos alunos trabalhadores - em processo de alfabetização na Universidade Federal de Minas Gerais 2003.

CURY, Carlos J. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos. In: Brasil. Conselho Nacional de Educação (CNE). Câmara

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com