TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  30/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

PROFESSOR (TUTOR): CYNTIA MARIA SILVA FERRINI

ALUNA: ALEXANDRA GONÇALVES DOS SANTOS

DATA: 24-10-2018

A Relação professor e auno devem ser fundamentais, em todos os níveis de modalidade de ensino, através dela o professor pode ser motivado a construir seu conhecimento.

Quando os professores e alunos mantém um bom relacionamento em sala de aula, tudo se torna mais fácil, eficiente e mais prazeroso o aprendizado, e passa a existir um engajamento ambas as partes.

Durante o momento de aprendizagem, todas as partes envolvidas trocam experiências, informações e conhecimentos. Sendo assim, a dinâmica flui melhor quando se mantém uma relação positiva, o que também contribui para a motivação em sala de aula.

Entrevista com a professora

Gilmara Gonçalves dos Santos, Escola municipal de Barreiras\Januária MG

Professora da educação infantil 1º E 2º Períodos |vespertino.

Perguntas

A) o que É ensinar?

Para muitos transmitir conhecimentos, mas na realidade, exige uma construção desse conhecimento, no cotidiano escolar do aluno percebendo que o aluno é ferramenta principal nesse processo. Dessa forma é necessário que o professor, se insira na realidade do aluno para parti-la desta construí o ensino aprendizagem, dentro das dificuldades, ou facilidades de cada um.

B) Como você escolheu seus procedimentos?

Através de um referencial teórico da educação infantil, é possível compreender os níveis de ensino, e através disso é construído um plano anual de ensino. Juntamente com um auxílio de um especialista de educação.

Assim inicia-se os procedimentos educacionais, visto que o planejamento diário é de suma importância ,pois leva em consideração o aluno em sua especialidade.

C) Você se baseia em algum teórico? Como?

Sim.

Através do teórico Paulo Freire, é possível no cotidiano escolar, priorizar o aluno como um ser em construção capaz de transformar sua realidade, através do conhecimento, dessa forma o diálogo e a interação de ferramentas prioritárias, para a construção de uma aprendizagem significativa para a vida de cada aluno.

                                                         

  RELATÓRIO

Observei que pra se ter uma boa relação entre o educador e o aluno deve ser de total respeito, ambas as partes, levando em conta as formas de vida de cada aluno, no processo de aprendizagem, se colocar no lugar do aluno e vice versa, e também baseado no teórico Paulo freire olhar a realidade de cada aluno no cotidiano escolar, para assim se tornar mais fácil o processo do aprendizado. E não deve ser somente um processo de imposição, mas de cooperação, conhecimento e respeito.

Em relação a professora com os alunos observei, que o processo de aprendizagem da educação infantil, consiste no desenvolvimento de um trabalho, na formação de crianças cujo objetivo, formar cidadãos, que se tornem aptas pra viver numa sociedade democrática, que esta em constante mudanças.  E que professor também devem ter o papel de aluno, e aprender ao passo o que ensina. Professores e alunos devem compartilhar os princípios éticos e a proposta da escola que vão nortear essa perspectiva de ensino-aprendizagem como um processo dialógico. E que através de um planejamento anual ou diário, possa se trabalhar da melhor forma o processo de aprendizagem e conhecer melhor o aluno nas suas facilidades ou dificuldades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com