TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  27/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Conversa com um professor

Michelle Morgane Costa

Matricula: 201909209732

                                  5 De Novembro 2019

1.Objetivos

Refletir sobre as relações de aprendizado existentes na sala de aula, utilizando os conhecimentos aprendidos nas aulas de Filosofia da Educação.

2.Introdução teórica

Para Paulo Freire, a educação deve deixar de ser um meio de adestramento dos homens, diante de uma sociedade do trabalho, que visa suprir demandas do Estado ou do mercado, diante de um véu ideológico que oculta profundas diferenças e injustiças entre os homens. Conhecer não é um ato passivo, é o ato pelo qual o homem conhece o mundo e a si, transformando a ambos. Por isso, aprender é um processo de conhecimento da realidade concreta, é uma ação e uma atividade, que transforma a quem dela participa.

Afirma o autor: “pensávamos numa alfabetização que fosse em si um ato de criação, capaz de desencadear outros atos criadores. Numa alfabetização em que o homem, porque não fosse seu paciente, seu objeto, desenvolvesse a impaciência, a vivacidade, característica dos estados de procura, de invenção e de reinvindicação.”

2.1 Entrevista com professor

  1. O que é ensinar?

R: Preparar para a vida, passar conhecimento e saber lidar com os diversos aspectos que envolvem a vida de uma criança.

  1. Como você escolhe seus procedimentos de ensino?

R: Baseado na idade das crianças, como são da primeira infância, é mais frequente o uso de procedimentos que envolve o visual. Crianças com menor idade tem mais facilidade em aprender e se prender ao que vê no dia a dia, portanto, desenhos, formas, cores são bastante utilizados no ensino.

  1. Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?

Sim, Paulo Freire, a partir do método em que são aplicadas formas que as crianças veem no dia a dia como forma de ensino.

  1. Como acontecem as relações interpessoais em sua sala da aula? Como você trabalha os conflitos?

As crianças são muito interativas, gostam de brincar juntas e fazer as atividades. Quando há um conflito, converso para que ambas partes se entendam, entendendo os dois lados do conflito.

3. Procedimentos Metodológicos

  • Conversa com professor de modo a entender com acontecem as diferentes interações estabelecidas entre alunos e professores na sala de aula para compreender e discorrer sobre as práticas de ensino e o papel da educação na sociedade.
  • Utilização de papel e caneta.

 

4. Resultados e Conclusão

Na sala de aula é bem aplicado como método de ensino os conceitos de Paulo Freire. As crianças tem contato com objetos que convivem no seu dia a dia como forma de facilitar a aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (725 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com