TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  9/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.976 Palavras (12 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – 80h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Disserte sobre a contribuição da filosofia no cotidiano escolar, abordando o exercício filosófico de Luckesi (mínimo de 10 linhas).
  1. O método socrático, pautado na ironia, na refutação e na maiêutica, pode ser aplicado na escola atual? Justifique.
  1. Argumente sobre a filosofia de Platão, explicando o papel da educação na formação do indivíduo, explicitado no Mito da Caverna.
  1. Explique a contribuição de Aristóteles para a educação.

Aristóteles contribui na negação da existência de leis exatas da natureza humana, sustentando que certas categorias metafísicas como quantidade, qualidade, substância e relação fossem aplicáveis à descrição de todo fenômeno. Enfatizava a ideia de que o comportamento animado e inanimado vai em direção a alguma finalidade ou objetivo. Seu raciocínio se baseia na ideia de que todas as coisas têm uma função natural e lutam para efetivar ou exibir tal função. Alega que a função natural do homem é pensar, e pensar bem é pensar de acordo com a sua virtude. A ética aristotélica pauta-se, portanto, no caráter do homem, que pode ser moralmente bom ou moralmente perverso.

  1. Compare a Patrística e a Escolástica.

A filosofia patrística tem como seu principal teórico Agostinho que elaborou a teoria da iluminação, que para ele o mundo das ideias estaria relacionado às ideias divinas, essa filosofia foi lançada pelos padre das igrejas, junto a ela foi feito um conjunto de textos e documentos para legitimar a doutrina católica. A filosofia escolástica foi desenvolvida por Tomás de Aquino, ele acreditava que o

conhecimento iniciava pelas coisas concretas, passava por sentidos internos da fantasia ou imaginação até chegar na conclusão de forma abstratas, esse período foi bastante ligado a razão. Não havia outro sistema pedagógico portanto a filosofia patrística e a escolástica foi de grande importância para a educação.

  1. Caracterize o método de Descartes e de Locke.

Descartes usava o método de que somente a razão era o instrumento para apreender de verdade, para ele nada poderia ser considerado verdadeiro se não tivesse provas evidentes. Já Locke acreditava que a sensação e reflexão, a reflexão era uma experiência interna que tinha como resultado a sensação que era uma experiência externa, ele acreditava que o conhecimento só poderia surgir após a experiência sensível, Locke diferente de Descartes não apoiava a ideia de que Deus era perfeito pois havia determinadas culturas que não tinha tal representação desta perfeição divina. O método de Descartes traduz-se pela seguinte premissa: a compreensão do todo requer o entendimento das partes. Enquanto Descartes enfatizava o papel do sujeito no processo de conhecimento, Locke ressalta o papel do objeto, afirmando que o conhecimento só começa a ser criado após a experiência sensível. Critica severamente a doutrina das ideias inatas, afirmando que mesmo o conhecimento ou a certeza da existência de um Deus Perfeito, defendida por Descartes como ideia inata, seria questionável, pois determinadas

culturas não possuem tal representação da perfeição divina. A educação deve ser integral, compreendendo a dimensão intelectual, moral e física, isto é, o saber, a virtude e o vigor físico.

  1. Sintetize as principais contribuições de Bacon, Rousseau e Kant para a educação.

  1. Analise o método de Hegel (tese, antítese, síntese), ponderando a atualidade das ideias hegelianas para a educação.

De acordo com Hegel, as coisas estão em constante processo de mudança. Para acompanhar tal evolução, fazia-se necessário superar a lógica aristotélica sistematizar um novo princípio: a dialética, segundo a qual as ideias, assim como todas as coisas existentes segue o ciclo da vida, isto é, nascem e morrem, dando origem às novas ideias ou seres. Isto configura o processo histórico: o nascimento de novas ideias, que trazem o germe da própria destruição. Para Hegel, essa contradição criadora movimenta toda forma de vida e constitui o cerne da lógica dialética da História. A dialética compreende três etapas:

Tese (afirmação): é a ideia pura ou ideia em si (subjetiva).

Antítese (negação): é a natureza externa ou objetiva (social); está atrelada ao movimento do tempo e do espaço.

Síntese (negação da negação): é a ideia absoluta, ou seja, a consciência que a ideia toma de si.

  1. Destaque as principais ideias de Comte (Idade Contemporânea).

Comte elaborou um principio fundamental para a investigação científica que surgi-o através da sistematização de três estados do pensamento, teológico, metafisico e positivo, no primeiro estado acreditava que os fenômenos naturais são a ações dos deuses, no segundo os agentes sobrenaturais são substituídos por forças abstrata, na qual tenta explicar a origem e o destino do universo, já no estado positivo era onde o ser humano formava a maturidade do espirito humano, as ilusões são superadas a aparece o surgimento da ciências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (301.8 Kb)   docx (101.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com