TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  28/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E ENSINO SUPERIOR DE CAMPINAS [pic 1]

SÍNTESE: FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
CAPÍTULO 17

Camila dos Santos da Silva RA: 25065
Barbára Germano                 RA:25148

CAMPINAS – SP

2018

- Escolas de primeiras letras.

 Os índios não eram alfabetizados e oque casou  certo transtorno para os Jesuítas os catequisarem. Com isso organizaram aldeias para que se fossem ensinados os costumes de Portugal. Orientavam os jovens e adultos a fé, e as crianças eram direcionadas as primeiras letras.
Manipulavam  órfãos para se ensinar a língua e atrair crianças índias, para se catequizar, e a partir dessas crianças catequisarem os seus pais.

Palavra chave: Ensino.


-Ensino secundário e superior.

Três cursos foram oferecidos a partir do plano de ensino  a Ratio studiorum, Letras, filosofia e ciências. Jovens que não seguiam a carreira eclesiástica e pretendiam continuar estudando tinham que fazê-lo na Europa. O curso de Gramática continha Humanidades, Retórica e Gramática Latina, ambos continham uma duração global diferente.

Palavra chave: Matérias complementares.

- A expulsão dos Jesuítas


O primeiro ministro de Portugal foi Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de  Pombal. Durante seu governo tomou medidas para centralizar e controlar suas colônias. Marquês de Pombal entrou em conflito com Jesuítas e suprimiu as escolas jesuíticas  de Portugal. Foram criadas aulas régias para substituir as escolas jesuíticas, porém o ensino não era tão eficaz quanto o de uma escola.
O objetivo da reforma pombalina foi criar uma escola afim de estados e não servir os interesses da fé como jesuítas e sim o da coroa.
Existiram algumas aulas régias em Pernambuco antes de 1772, as aulas régias continuaram sendo ministradas nos seminários das ordens religiosas, destacando o seminário de Olinda que oferecia o ensino secundário e tinha uma estrutura escolar totalmente organizada.
No inicio do século XIX , o ensino do Brasil não tinha valor algum , após acabarem com o sistema jesuítico não organizaram nada na em seu lugar.





...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com