TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Família e Escola

Por:   •  24/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.665 Palavras (15 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1] Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente: Rodrigo Rosistolato

Disciplina: Antropologia na Educação

Discente: Marilane Leonidio    DRE:  110139852

Curso: Pedagogia – Tarde – 2º Período

Pesquisa de Campo

Antropologia

   

por

Marilane Leonidio

Rio de Janeiro, 2014.2

Tema: “A relação família e escola e a visão de Pais representantes”

Objetivo geral: 

• Analisar qual a relação das famílias com a escola e investigar através de entrevistas  quais as perspectivas e participação de pais representantes de turma, quanto a instituição de ensino ao qual seus filhos estudam.

Objetivos Específicos:

  • Entender qual a relação e participação das famílias com a escola.
  • Saber por que esses pais escolheram ser representantes de turma.
  • Compreender o que esperam para seus filhos desta instituição de ensino.
  • Entender  o que fazem como pais representantes.

Nesta pesquisa busquei atender ao meu tema através da observação no campo de pesquisa e de entrevistas feitas com quatro pais representantes de turma em uma escola pública federal do Rio de janeiro.

A importância da participação da família na escola e a colaboração de pais representantes

Resumo

   O propósito deste trabalho é analisar a importância da participação da família e de pais representantes de turma no contexto escolar de seus filhos. Minha análise consiste em levantar fatores de como se dá a relação e a participação da família nesse contexto escolar e o que levaram esses pais a se interessarem em ser pais representantes e o que fazem como tal, quais contribuições podem trazer para escola, outros pais e alunos.

   Essa pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública federal, situada em um bairro da zona norte do Rio de Janeiro. Adotei a pesquisa de campo e observação, pois o ambiente escolar já faz parte de nossa realidade e do meu cotidiano, pois sou estagiária nesta escola.

Metodologia

    A fim de atender aos objetivos desta investigação, tendo como referência a pesquisa qualitativa, busquei desenvolver um trabalho de campo. Há diversas formas de abordagem técnica no trabalho de campo, destaquei a entrevista e a observação.

    A escolha da observação se deu pelo fato  do campo pesquisado já ser um local  de muito interesse e meu ambiente de trabalho, se tornando mais fácil para minha entrada no campo pesquisado. A entrevista é o procedimento mais comum no trabalho de campo, pois através dela o pesquisador busca obter informações contidas na fala das pessoas inseridas no campo pesquisado. A pesquisa foi feita na escola, com minha observação do campo e entrevistas feitas com quatro pais representantes de turmas diferentes do 4º e 5º ano, foi elaborado um questionário ao qual se destina a entrevista desses pais.

Análise das experiências obtidas no cotidiano escolar  

    O campo de minha pesquisa foi a escola de primeiro seguimento do Colégio Federal Pedro II, campus Tijuca I, que atende crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, situado no bairro da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. É uma escola de dois turnos, com 10 turmas em cada turno. A organização dos alunos é feita de acordo com o nível de escolaridade e o ingresso é feito através de sorteio.

   As atividades desenvolvidas na escola abrangem, desde a sala de aula com os professores de cada turma, com exceção do 4º e 5º ano, que tem duas professoras que se revezam entre as turmas de cada série. Cada professor tem uma folga semanal, que é o dia que utilizam para fazer seus planejamentos. No dia de folga do professor regente de turma, os alunos fazem aulas de atividades, como: Artes, lab. De ciências, informática, literatura, música e educ. física.

    No colégio apesar de ser uma referência na qualidade de ensino, existem casos de repetência, percebi durante minhas observações, que há uma grande preocupação por parte da escola e da equipe pedagógica, em desenvolver estratégias para recuperar esses alunos, onde são oferecidas aulas de apoio desde o inicio do ano letivo, aos alunos que vem apresentando baixo desempenho, essas aulas de apoio acontecem nos dois turnos, para quem estuda no turno da manhã, fica no colégio mais duas horas após termino de suas aulas normais, para fazer as aulas de apoio, e os do turno da tarde chegam à escola duas horas antes do seu horário de entrada normal, para fazer essas aulas de apoio. Essa preocupação da escola com relação a esses alunos é sempre dividida com os responsáveis, a fim de colocar-los a par das dificuldades de seus filhos, sendo assim todos os pais de alunos que encontram-se nesta situação e necessitam dessas aulas de apoio, são chamados na escola, onde é exposta a situação e permitindo a esses pais que façam acompanhamento do desempenho de seus filhos.

     Os casos de indisciplina também existem e os alunos são encaminhados para os orientadores educacionais, que conversam com eles, e dependendo da gravidade do caso os pais são chamados, a fim de buscar as possíveis causas deste comportamento e partindo desta compreensão levantar possíveis soluções. Este trabalho é feito pelo Sesop (serviço de supervisão e orientação pedagógica), o qual é o setor da escola em que realizo meu estágio.

      As reuniões de pais e mestres, sempre contam com a participação da Diretora adjunta e da equipe pedagógica da escola, que além de dar apoio, reforçam a fala das professoras. Acontecem também a cada trimestre os pré-coc e coc (conselho de classe), que contam com a presença dos citados acima com exceção dos pais que não participam como um todo, somente os pais representantes de turma, os alunos representantes de turma também podem participar, os assistentes de alunos (profissionais que acompanham a turma fora da sala de aula, recreio por exemplo).

Análise conclusiva

Baseada em minha observação no campo de pesquisa ao qual investiguei, posso dizer que os pais em sua maioria, têm uma boa relação com a escola e também participam diariamente da vida escolar de seus filhos. Durante o período de observação percebi que os pais procuram freqüentemente saber como estão seus filhos na escola, ligam por exemplo, quando as aulas de apoio são suspensa pela falta do professor da mesma, eles querem saber se essas aulas serão reposta pelo professor em outro dia, e procuram também constantemente o Sesop (serviço de sup. e orientação pedagógica), para marcar horário com os orientadores, a fim de conversar sobre seus filhos, comparecem em reuniões, sempre que são chamados à escola, seja para conversar com professores, coordenadores ou orientadores do sesop, em sua maioria comparecem, as vezes ligam para remarcar um horário mais apropriado por causa de seus horários de trabalho, mas não deixam de comparecer. É claro que existem algumas exceções, que são alguns pais que são chamados e não comparecem e não dão nenhuma satisfação, mas é uma minoria, nesses casos a escola continua insistindo tentando marcar um novo encontro. Os pais que não comparecem as reuniões com os professores, são notificados pelo sesop, para que justifiquem sua ausência e compareçam à escola para conversar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (192 Kb)   docx (38.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com