TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Felicidade das Borboletas

Por:   •  15/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE UBERABA

RA:   TURMA   PEDAGOGIA

NOME DO ALUNO

        

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

ETAPA 03

CARATINGA-MG

2015

A FELICIDADE DAS BORBOLETAS

Veremos ao longo desse trabalho o papel do professor educador na organização do espaço escolar, como um ambiente propício para receber todo e qualquer tipo de aluno, seja ele com necessidades educacionais especiais ou não, o professor deve ser o mediador na realização de sua prática pedagógica, com todas as crianças , deve sempre ensinar e incentivar a interação das crianças umas com as outras.

A autora Patricia Engel Secco nos conta sobre uma menina de nove anos que nasceu com deficiência visual.  Marcela é muito especial, um dia ela sentiu o interesse de fazer aulas de balé, ela adorava música. A mãe de Marcela foi orientada pela professora a deixa-la participar de todas as atividades que ela se interessasse em fazer, apoiando para que ela se sentisse amada e tendo assim a oportunidade de desenvolver as atividades.

Quando perguntei a uma criança de seis anos se ela gostaria de ser Marcela, ela disse que gostaria de ser pois ela faz aquilo que gosta, ela é cega mas vê com o coração, na escola onde ela estuda essa criança de seis anos, há uma coleguinha com a mesma deficiência de Marcela, mas essa criança, passou a olhar com olhar diferenciado para sua coleguinha, após ler sobre a história de Marcela.

Ficou claro a importância de fazer com que as crianças que possuem necessidades especiais sejam elas quais forem, assim como Marcela, que é deficiente visual, mas não se vê diferente de ninguém, precisa viver em ambiente repleto de amor compreensão e afeto.

Marcela precisa da ajuda para aprender coisas novas e desenvolver suas habilidades e nesse processo, foi muito importante o apoio de sua mãe, e o apoio de  professora foi fundamental  que esteve auxiliando ela em todos os processos, dando assim a Marcela o incentivo e apoio para que ela se tornasse uma bailarina.

Ao visitar uma instituição do ensino regular e entrevistar os profissionais da educação, observei que estão trabalhando para inserir os alunos portadores de necessidades fazendo trabalhos em comum com os demais alunos e profissionais da escola, tendo aulas em outros horários com alunos interessados em comunicar melhor com os que têm dificuldades, para que haja melhor socialização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com