TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia da Educação

Por:   •  12/7/2019  •  Resenha  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 4

UEMA

PROGRAMA ENSINAR

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

ATIVIDADE PROPOSTA: Elaborar um texto considerando a proximidade entre Paulo Freira e Adorno para uma emancipação Cultural.

Antes de explanar sobre a emancipação cultural proposta por Freire e Adorno é importante verificar o conceito de Homem defendido por Paulo Freire. Para ele, o homem é um ser de relações sociais e que dessa forma “não apenas está no mundo, mas com o mundo”. (FREIRE, 1982:39).

Paulo Freire defende que por ser um ser social, o homem constrói sua consciência crítica e transforma a si e ao meio pelo convívio em sociedade, assim sendo a escola tem um papel de destaque por ser o cenário ideal para o contato, o convívio e o diálogo.

Freire defende que o homem é um ser histórico e que está ligado ao tempo e ao contexto histórico. Dessa forma num contexto escolar, Freire explica que o professor ocupa um papel diretivo pois é problematizador, mas não é autoritário, porque é mediador e dialógico.

Uma vez que compreende-se que a pedagogia de Freire é uma pedagogia humanista e libertadora e que considera o homem um ser de relações é compreensível que o objeto de investigação e estudo sejam essas relações. Segundo Freire o homem é o único ser dotado da capacidade de agir conscientemente sobre a realidade objetiva, sendo a conscientização um aspecto intrínseco ao processo de aprendizagem. Desse modo quando um indivíduo adquire um nível de aprendizagem adequado, também desenvolve a conscientização que é um processo que evolui de acordo com o passar do tempo e que tem o papel de possibilitar ao homem sua emancipação e integração ao mundo real. É importante destacar que a ação-reflexão tem como fundamento principal desconstruir conceitos e reformulá-los a luz de novas perspectivas que mudam e interagem com o contexto social, político e histórico dos indivíduos. Um indivíduo que possui uma visão crítico- reflexiva não acredita em verdades absolutas, nem tenta sobrepor sua opinião sob as dos demais indivíduos, ao contrário, a reflexão crítica permite que o indivíduo seja tolerante com as opiniões dos outros. Para Freire:

A conscientização é isto; tomar posse da realidade; por esta razão, e por causa da radicação utópica que a informa, é um afastamento da realidade. A conscientização produz a desmitologização. É evidente e impressionante, mas os opressores jamais poderão provocar a conscientização para a libertação: como desmitologizar, se eu oprimo? Ao contrário, porque sou opressor, tenho a tendência a mistificar a realidade que se dá à captação dos oprimidos, para os quais a captação é feita de maneira mística e não crítica. O trabalho humanizante não poderá ser outro senão o trabalho da desmistificação. (FREIRE, 1980: 16)

Esse modelo de pensamento Freire teve como principal aspecto a mudança na forma de ensinar e aprender usado antes no sistema de ensino denominado Tradicional em que o professor era o centro e que os alunos eram apenas passivos e recebiam informações, o que Freire denominou como educação bancária. Dessa forma Freire trouxe a luz das discussões uma nova forma de educação em que o ambiente escolar e forma de ensinar e aprender são os principais instrumento para a conscientização e através dessa educação permissível que os homens tornem-se seres políticos e críticos. Freire defende a alfabetização como ponto de partida da educação, sendo ela o instrumento que dá ao homem condições de atuar na sociedade. No entanto não como o fim ou como sendo suficiente. Mas é importante ressaltar que o homem alfabetizado é capaz de se reconhecer como protagonista da sua própria vida, como sujeito histórico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com