TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia da Educação

Por:   •  25/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 2


O modo democrático e econômico do Brasil permanece deficiente devido a sua incapacidade de materializar políticas públicas eficientes e eficazes.

A maior parte das iniciativas de combate à desigualdade social acaba se transformando em políticas assistencialistas e a população carente, que não têm condições de desfrutar dos mesmos benefícios financeiros da classe privilegiada, como acesso à educação de qualidade, planos de saúde, moradia em locais fora de comunidades, recebem esses benefícios, como Bolsa Família e se acomodam na situação de dependentes de obras assistencialistas do governo.

Os programas políticos focados tendem a diminuir a pobreza, mas não transformam a sociedade. É preciso que o governo repense modelos de financiamento e de gasto público para que os setores mais necessitados disponham de um tratamento integral e não meramente uma assistência social. Uma democracia concebida nesses termos aprofunda as desigualdades de oportunidades na educação, saúde, moradia e qualidade de vida, além de enfraquecer o crescimento econômico, gerando altos índices de criminalidade e insegurança.  

Em países de Primeiro Mundo, a democracia tende a ser praticada, uma vez que o Estado sofre reivindicações dos cidadãos, as reconhece e busca executá - las. Nesses países, a  distribuição de renda é relativamente justa, e, desse modo, a diferença de classes sociais não são tão grandes, ou seja, a “distância” entre um pobre e um rico, por exemplo, não é exorbitante. O governo cobra taxas tributárias maiores daqueles que têm maior poder aquisitivo. Esses tributos são revertidos em serviços sociais, como escolas, moradias, hospitais, previdência, entre outros programas que visam garantir à população uma elevada qualidade de vida, diferente do que acontece no Brasil.

Quanto mais o governo investe na qualidade de vida dos mais pobres, melhores são os indicadores sociais.

 

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA

TRABALHO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

PROFESSOR: GUILLER

RITA DE CÁSSIA FERREIRA CARDOSO – 201908496291

RIO DE JANEIRO - RJ

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (246.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com