TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia da Educação

Por:   •  17/2/2023  •  Dissertação  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 2

                  [pic 1]

CURSO: Licenciatura Pedagogia

POLO DE APOIO PRESENCIAL: Polo Brás

SEMESTRE: Primeiro Semestre

COMPONENTE CURRICULAR / TEMA: OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS

NOME COMPLETO DO ALUNO: Rafael Silva Vieira

TIA: 23013249

NOME DO PROFESSOR: Cristiano Camilo Lopes

GÊNEROS DE REDAÇÃO E SEUS MÉTODOS DE USO

A língua portuguesa apresenta alguns gêneros textuais para facilitar a compreensão e aprendizados no cotidiano. Nos quais são eles o gênero dissertativo, descritivo e narrativo.

-Gênero dissertativo: A função deste gênero e ao longo de um texto defender uma tese, ideia ou algo para que possa ser convencer de que aquilo é verdade. No qual ela dever ser pontualmente com começo meio e fim em base de argumentos que explique que aquilo que você defende é uma posição formada. No qual um dos exemplos de mais utilização deste tema seria em redações de vestibulares e em editorias de revistas e jornais impressos.

-Gênero descritivo: A função deste gênero seria basicamente explicar e mostrar de forma detalhada situações, atos, objetos de uma narração, ou seja, é necessário um elemento para que possa ser descrito de forma detalhada cada ponto do mesmo, no qual fica possível compreender todo o contexto de tempo e espaço daquilo que está sendo narrado numa história por exemplo, no qual também é muito utilizado em apresentações de filmes e series que apresentam antecipadamente o conteúdo da trama a ser apresentada.

-Gênero Narrativo: A função deste gênero é apresentar fatos que obtenham um enredo que se apresente, um tempo, ambientes e etc. No qual tem um narrador que narra todo o seu conrteudo seja ele em primeira pessoa que no caso seria um  personagem do próprio enredo, ou no caso narrado em terceira pessoa que no casso seria alguém fora de todo o contexto que narra os acontecimentos. O gênero narrativo se complementa com o gênero descritivo, pois para que tenha uma narração é necessário haver uma descrição de todo o acontecimento daquela trama, no qual seria demonstrar como são os personagens, em que tempo estão como se comportam e etc.

Mas todos os gêneros têm uma característica em comum todos sempre apresenta um assunto, contexto e modo de apresentação diferentes para cada situação como exemplo: Publicidade, livros, novelas, notícias, aulas e etc., pois a inúmeras formas de serem utilizadas, assim como em conjunto entre si como apresentar um texto no qual seja narrativo e descritivo um por exemplo a apresentação de um podcast sobre uma história de um crime, nele vai haver um texto falado em forma de narração com um assunto X num estilo de conversa que vai se desenvolvendo numa descrição de detalhes sobre o texto como locais, protagonista, antagonista, tempo e etc. no qual também o próprio narrador que age em terceira pessoa pode no final trazer uma dissertação ou argumento no decorrer do trama assim utilizando os três gêneros textuais num único texto.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com