TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia da Educação

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.938 Palavras (8 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 8

1.        Disserte sobre a contribuição da filosofia no cotidiano escolar, abordando o exercício filosófico de Luckesi (mínimo de 10 linhas).

A filosofia contribui no cotidiano escolar de várias formas, em abordagem do exercício filosófico de Luckesi essa contribuição se resume na abordagem dos valores que nos orientam de forma significativa, tal exercício consiste em levantar os valores, crenças e costumes visando a conscientização dos interesses e necessidades.

Nossa existência é orientada conforme nossas crenças e valores por isso é preciso questioná-los de todas as formas possíveis para a verificação se realmente são significativos, é necessário assimilar valores e crenças ao conhecimento científico para restabelecer novos valores e paradigmas, pois esse é o objetivo da filosofia reconstruir os valores, pensamentos e conhecimento, que no âmbito escolar é necessário para que haja uma aprendizagem mais ampla.

2.        O método socrático, pautado na ironia, na refutação e na maiêutica, pode ser aplicado na escola atual? Justifique.

Sim, pois as técnicas por ele utilizadas são de grande importância para o estudo na filosofia da educação e para a didática, pois apresenta muitos aspectos, como exemplo romper com a mera discursividade estática para estabelecer os elementos embrionários, para os educadores modernos, ensinar não é simplesmente transmitir conhecimento, mas criar a possibilidade para sua produção.

 

3.        Argumente sobre a filosofia de Platão, explicando o papel da educação na formação do indivíduo, explicitado no Mito da Caverna

A educação busca formar um indivíduo capaz de ter opinião própria, com pensamentos que ultrapassem o senso comum, e que interaja o mesmo com o conhecimento científico, é preciso que o indivíduo seja capaz de ultrapassar o conhecimento espontâneo, com opiniões próprias.

4.        Explique a contribuição de Aristóteles para a educação.

Aristóteles contribuiu para a educação visando a ciência como aspecto fundamental se baseando na razão e na experiência para a produção de conhecimento.

5.        Compare a Patrística e a Escolástica.

A Patrística e a Escolástica têm em comum a busca do conhecimento através da fé, o que difere a escolástica da Patrística e que a busca do conhecimento é atrelada a fé e ao pensamento racional baseado nas teorias aristotélicas, a patrística representa a filosofia empreendida pelos Padres que consiste no fundamento das doutrinas das verdades da fé que defende a Igreja dos ataques dos pagãos e outras doutrinas que se opunham à Igreja Católica.

6.        Caracterize o método de Descartes e de Locke.

Descartes utilizava-se da racionalidade para chegar ao conhecimento da verdade, para Descartes para algo ser caracterizado como verdadeiro deve estar totalmente evidente.

Locke por sua vez utilizava-se da psicologia para explicar a origem do conhecimento, dando ênfase em duas fontes de conhecimento a sensação e a reflexão, uma sendo caracterizada por ser uma forma de experiência externa e a outra interna.

7.        Sintetize as principais contribuições de Bacon, Rousseau e Kant para a educação.

Bacon enfatizava que o conhecimento científico deveria ser utilizado para o desenvolvimento humano na sociedade, enfatizando a importância da experimentação no processo de investigação do conhecimento científico, Rosseau teve como maior contribuição a ênfase de que o indivíduo deve ser livre e utilizar-se de sua liberdade em prol do bem coletivo, para Rosseau a concepção de liberdade, fraternidade e igualdade são os pilares da formação da cidadania. Kant traz como contribuição a ressalva que a disciplina e é de grande importância na educação do indivíduo e visa a instrução e formação cultural através da autonomia e integridade.

8.        Analise o método de Hegel (tese, antítese, síntese), ponderando a atualidade das ideias hegelianas para a educação.

De acordo com Hegel um indivíduo tem sua formação de uma forma progressiva e contínua, baseadas em etapas que seguem os princípios da tese, antítese e síntese.

9.        Destaque as principais ideias de Comte (Idade Contemporânea).

As ideias de Comte tiveram influência na mudança da ciência moderna. Suas ideias buscavam uma ciência pura, o pesquisador se mantinha neutro, abdicando de seus valores e conceitos e baseando-se apenas nas questões observadas, tudo em prol de atingir uma verdade inquestionável. A ordem e a organização, para Comte, eram a chave do progresso cientifico e social.

10.        Explicite o papel da educação no materialismo dialético, de Marx. (Pesquise em outras fontes para aprofundar os seus argumentos. Não se esqueça de referenciar os sites, livros ou artigos pesquisados).

Para Marx, o ambiente pode moldar o indivíduo como também sua cultura e a sociedade, e também pode ser moldado por eles, a concepção do materialismo dialético de Marx, busca mostrar no âmbito educacional que o indivíduo esta suscetível a transformações.

Unidade 2

  1. Analise as três concepções educacionais sistematizadas por Luckesi. Como a sociedade e a educação são compreendidas em cada uma das três tendências educacionais (redentora, reprodutora e transformadora)?

A tendência educacional redentora, tem por ênfase a sociedade em tom harmônico assim também como a educação, está por sua vez tem o poder de corrigir o modelo social, a tendência reprodutora tem como ponto de vista que a sociedade dita os rumos da educação, que serve-a com exclusividade contribuindo assim para a comprovação das desigualdades sociais. A tendência transformadora busca mostrar que a ação do homem organiza a sociedade, e a educação é um projeto da sociedade.

  1. Quais são as principais características das seguintes tendências filosófico-políticas da educação: liberal tradicional, liberal renovada e liberal tecnicista?

As principais características da tendência liberal tradicional é a preparação do indivíduo para assumir papéis na sociedade, a proposta da educação era centrada no professor figura incontestável, a tendência liberal renovada tem por característica a retirada do professor e dos conteúdos disciplinares do centro do processo pedagógico, defende uma escola que possibilite a aprendizagem por meio da descoberta, já a tendência tecnicista defende a fragmentação do conhecimento e subordina a educação a sociedade capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com