TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia de Educação

Por:   •  21/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.446 Palavras (18 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – 80h

UNIDADE 1

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. O que é filosofia e como ela pode ser utilizada no contexto escolar?

R: A Filosofia surgiu na Grécia Antiga, da insatisfação do homem com as explicações da realidade que as tradições traziam. Filosofia é uma ciência que busca explicar os conceitos de homem, sociedade, cultura, ideologia etc. No contexto escolar, a filosofia pode ser utilizada para formação de um ser pensante e crítico, preparando – os para questionar, investigar e analisar a realidade que o circunda.

  1. Explique o exercício filosófico de Luckesi (mínimo de 10 linhas).

R: O exercício filosófico de Luckesi explica ao enfatizar que na ausência de uma orientação filosófica, o ser humano assume aquilo que é predominante, como sentimentos, princípios e crenças, composto por três passos:

  • 1º passo: são valores e práticas humanas que abrange a vida da sociedade em que estamos, buscando questionamentos que leva a tomar consciência das ações e direções que toma a nossa vida.
  • 2º passo: é o momento da crítica. Depois de realizado o inventário de valores é preciso submetê – los à critica, questioná – los por todos os ângulos possíveis para verificar se são significativos, e se compõem o sentido que se quer dar à existência.
  • 3º passo: é o momento da construção crítica de valores que sejam significativos para compreender e orientar as vidas individuais e dentro da sociedade como guia da ação na direção mais correta.

Enfim, para Destarte, LUCKESI (1992), sintetiza os 3 passos do filosofar em: INVENTARIAR OS VALORES VIGENTES; CRITICÁ – LOS E RECONSTRUÍ – LOS.É um processo dialético que vai de uma determinada posição para a sua superação teórico – prática.

  1. Em que consiste o método socrático, pautado na ironia, na refutação e na maiêutica?

R: O método socrático é descrito por Sócrates como o “PARTO DE IDEIAS”, onde induzia o indivíduo a expor seus argumentos acerca de determinado assunto. Sendo estes argumentos errados, Sócrates, utilizando – se da ironia, em manifestar demasiado entusiasmo sobre aquilo que o outro está expondo, para estimulá – lo a expor suas idéias e, assim, abrir caminho para a refutação.

Refutação: é demonstrar ao interlocutor a sua ignorância, seus argumentos completamente “DESTRUÍDOS” e acaba por não ter saída para explicar o assunto proposto e assim encontrar a verdade. O objetivo é evidenciar que o conhecimento é inesgotável e, por isso, deve ser buscado constantemente.

Maiêutica: Após constatar o seu erro, o indivíduo está finalmente pronto para “PARIR IDEIAS” e é Sócrates quem o ajuda a dar à luz a essas novas idéias e assim é possível que encontre a verdade. Trata – se de extrair do outro o conhecimento que está oculto em sua alma e não em seu corpo.

  1. Pautando-se no Mito da Caverna, explique a teoria de Platão sobre o mundo sensível e o mundo inteligível.

R: Na filosofia de Platão o homem quando busca o conhecimento se depara com dois tipos de realidade:

  • O mundo sensível: o mundo dos fenômenos, isto é, tudo aquilo que é acessível aos sentimentos como: VISÃO, OLFATO, PALADAR E TATO, onde Platão o denominava mundo ilusório.
  • O mundo intelegível: que é o mundo das ideias gerais, onde as coisas são imutáveis, perfeitas, únicas e verdadeiras.

O mito da Caverna fala sobre prisioneiros que vivem acorrentados em cavernas (desde o nascimento) e passam todo o tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada pela luz gerada por uma fogueira. Nesta parede são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, animais, plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia a dia. Platão afirma que se um desses prisioneiros conseguisse se soltar e pudesse explorar o mundo externo. Entraria em contato com a realidade e ficaria encantado com os seres de verdade, com a natureza, com os animais e etc., e perceberia que passou a vida toda analisando e julgando apenas imagens projetadas por estátuas. Regressando fosse contar o que viu e como são as coisas lá fora da caverna, seria considerado louco pelos demais e ameaçado de morte caso não parasse de contar.

  1. Explique a contribuição de Aristóteles para a educação.

R: A contribuição de Aristóteles para educação é fundamental, uma vez que desenvolve a segurança e a saúde do Estado, pois é a educação que fornece unidade orgânica ao Estado, onde deve ocupar toda a vida do cidadão, desde a sua concepção. É somente através da educação que o homem irá desenvolver aquela que é considerada por Aristóteles a mais importante das ciências, porque tem por objetivo o bem – estar comum. Tal educação será promovida através de um conjunto de atividades pedagógicas coordenadas, tendo um vista uma cidade perfeita e um cidadão feliz, onde todos tem condições de alcançar um estágio elevado na educação.

  1. Argumente sobre a filosofia na Idade Média.

R: A filosofia medieval é a forma como denominamos a filosofia que aconteceu na Europa, entre os séculos V e XV, no que historicamente é conhecido como a idade média, por isso de chamar de medieval, para fazer alusão à época em que ela aconteceu. Uma grande característica deste período é a interferência da IGREJA CATÓLICA em todas as áreas do conhecimento, onde estabeleceu um monopólio gigantesco sobre o desenvolvimento social e intelectual. Seu domínio influenciou diretamente nos principais estágios da filosofia medieval, seja por filósofos que seguiam sua doutrina ou por aqueles que contestavam. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (503 Kb)   docx (540 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com