TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia na Educação

Por:   •  22/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.235 Palavras (17 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 17

KAMILA ALKMIM NASCIMENTO

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

MANAUS-

JULHO/2018


KAMILA ALKMIM NASCIMENTO

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Artigo científico apresentado ao Curso de Formação Pedagógica, como requisito parcial para obtenção do certificado de TITULAÇÃO GRADUADA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM PEDAGOGIA.

Prof. Orientador: Especialista Adival José Reinert Junior

MANAUS

JULHO/2018

TÍTULO: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

AUTOR: KAMILA ALKMIM NASCIMENTO

ORIENTADOR: PROF. ESPECIALISTA ADIVAL JOSÉ REINERT JUNIOR

RESUMO

O presente trabalho tem por escopo demonstrar os aspectos pedagógicos da Filosofia na educação, e a importância da inserção obrigatória da disciplina no ensino médio; haja vista que contribuirá sobremaneira para o pleno desenvolvimento do educando. O objetivo geral da pesquisa consiste no trato pedagógico da filosofia da educação e seu tratamento como componente curricular do ensino médio, que ao mesmo tempo em que vem ao encontro a cidadania, se apresenta como um desafio, pois exige também uma discussão sobre os cursos de graduação em Filosofia, que prepara os futuros profissionais, e da pesquisa filosófica em geral, uma vez que, especialmente nessa disciplina, não se pode dissociá-la do ensino, da produção filosófica e da transmissão do conhecimento. Os objetivos que serão especificamente apresentados consistirão em apresentar os pressupostos filosóficos da educação: antropologia, epistemologia, axiologia; a importância da Filosofia na transformação da sociedade; e por fim, será evidenciada a profissionalização do educador, aspectos pedagógicos e a filosofia da educação como componente curricular essencial no ensino médio.

Palavras-chave: Filosofia. Educação. Pedagogia. Ensino médio. Docente.

1. INTRODUÇÃO

Assim como as diversas ciências surgiram no ceio de reflexão filosófica, não foi diferente com a pedagogia que está intimamente ligada à filosofia, uma vez que os filósofos também discutiam sobre educação. Desta forma, se a filosofia é uma reflexão radical e rigorosa que nasci a partir dos problemas propostos pelo nosso existir, é inquestionável que entre esses problemas estejam os que tocam à educação.A educação consiste numa prática humana direcionada por uma determinada concepção teórica, nesse sentido é salutar apresentar como a prática pedagógica está articulada com a pedagogia, que nada mais é que uma concepção filosófica da educação, que tem a finalidade de ordenar os elementos que direcionam a prática educacional.

Para tanto, a Filosofia se manifesta ao ser humano como uma forma de entendimento que tanto propicia a compreensão da sua existência, em termos de significado, como lhe oferece um direcionamento para suas atitudes. Toda ação depende de uma finalidade, um objetivo determinado, que pode ser mais genérico ou específico, que serão apresentados no presente trabalho, fazendo uma correlação entre a Filosofia e a educação.  

A princípio, logo no primeiro tópico serão apresentados os pressupostos filosóficos da educação: antropologia, epistemologia, axiologia, ressaltando a importância da filosofia para transformação da sociedade; evidenciando a seguir, a filosofia da educação como componente curricular essencial no ensino médio.  

Consolidando os objetivos citados, a metodologia empregada no presente artigo foi qualitativa, haja vista o caráter exploratório da pesquisa buscando percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão. Quanto ao método, foi utilizado o dedutivo por induzir os fatos observados baseando-se nas teorias existentes com relação ao assunto em comento; uma vez que a abordagem investigativa teve como princípio estudos e pesquisa bibliográfica, bem como análise em doutrinas pertinentes ao tema.

No que tange à problemática, a pesquisa traz a seguinte questão: Discutir a disciplina Filosofia no ensino médio pode despertar no aluno o interesse por um conhecimento individualizado no que se refere ao currículo escolar?

Em resposta ao problema acima, é possível observar sem solução de continuidade e em todo país, um padrão elevado e comum tanto para o ensino de Filosofia como para a formação de docente, superando progressivamente a antiga objeção de que por ausência de profissionais qualificados seria desastrosa a introdução da Filosofia no ensino médio. Assim, a qualificação desejada para os profissionais decorre, em grande medida, da ampliação e da melhoria dos cursos de graduação. Contudo, diante das dificuldades para ministrar filosofia nas escolas e mais precisamente no ensino médio, ainda assim pode-se verificar seu reaparecimento, o que poderá levar ao interesse particularizado do educando.

Para a concretização dos objetivos supramencionados, a metodologia utilizada teve como parâmetro uma abordagem investigativa visando o levantamento de dados referenciais, pesquisa bibliográfica, pesquisa em doutrinas pertinentes ao tema, o que caracteriza a pesquisa qualitativa haja vista seu caráter exploratório, onde sobressaem aspectos particulares.

2. PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO.

Nesse momento é inevitável a abordagem a respeito do tríplice papel de reflexão da Filosofia. Quais sejam: nas extensões antropológicas, epistemológicas e axiológicas.

A princípio, no sentido antropológico, a filosofia colabora não se restringindo ao habitual da nossa cultura, isto é, a peculiaridade do homem, dada pela filosofia clássica ou a partir da ciência positiva. Por outro lado, compreendendo a educação como uma prática social, temos a reflexão axiológica, que torna a filosofia um meio de aceitação e concretização dos valores que orientam e alimentam a educação, assim como proporciona a averiguação da dimensão de valor da consciência e a fórmula do atuar humano conexo aos valores (SEVERINO, 1994).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (236.2 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com