TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação e Desenvolvimento

Por:   •  23/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  6.075 Palavras (25 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 25

FACULDADE UNYLEYA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO DO DOCENTE

CASSIA MARIA BRASIL PASCOAL DE ARAUJO

Orientador

Profª.

RIO DE JANEIRO

2021

Cássia Maria Brasil Pascoal de Araújo

FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO DO DOCENTE

Trabalho apresentado à Faculdade UNYLEYA como requisito necessário para obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia.

Orientador(a): Profª

RIO DE JANEIRO

2021

AGRADECIMENTOS

DEDICATÓRIA

RESUMO

METODOLOGIA

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO XX

DESENVOLVIMENTO XX

CAPÍTULO I – FORMAÇÃO DO DOCENTE...........................................................XX

CAPÍTULO II – O DOCENTE E UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO XX

CAPÍTULO III – DESAFIOS DIÁRIOS DOS PROFESSORES XX

CONSIDERAÇÕES FINAIS 00

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 00

ANEXOS 00

ÍNDICE ..........................................................................................................................00

INTRODUÇÃO

O cotidiano traz consigo mudanças e exigências em todos os âmbitos, sejam eles no cenário econômico, tecnológico, sociais e claro, na educação. Estas mudanças rápidas exigem que as instituições que efetuam o exercício da formação docente, reformulem e atualizem seus processos necessário para todos os educadores.

A discussão de como proceder na formação contínua do docente vem sendo discutido há tempos, com ênfase nos anos 90 onde o período informatizado explodiu e com ele, diversas de outras possibilidades para agregar valor ao ensino. Neste período, tivemos a aprovação da Lei n°. 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996, que regula a organização da educação no Brasil. Lei que estabelece o direito aos ensinos médio e fundamental a todo brasileiro.

O Governo Federal é determinado por Lei assumir as gestões educacionais, apresentar diretrizes curriculares e apontar e determinar obrigações aos profissionais da área educacional.

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, é dar uma notoriedade e servir de base para o leitor em busca da importância dos desafios vividos pelos docentes, no sentido de atribuir ainda mais a qualificação dos educadores. A partir do objetivo geral em analisar todo o processo de formação continuada do professor, o valor gerado nas especializações das práticas pedagógicas e discutir a política de formação continuada e seus aspectos teóricos e práticos. Alguns objetivos específicos foram postos também: a verificação da política de formação dos professores no RJ; a análise sobre o processo continuo; registro dos pontos de vista de acordo com os professores e evidenciar as informações através das coletas de dados.

Seguindo a premissa do presente estudo, seguimos com a problemática: Qual a concepção de formação dos professores e seu desafio no mundo contemporâneo tendo sua classe cada vez mais desvalorizada? Acreditando na ideia de que a partir de todas as informações coletadas, essa temática servirá para o desenvolvimento de novas pesquisas com um olhar diferente para formação contínua dos profissionais da saúde.

Este trabalho tem em sua estrutura capítulos que abordam desde a formação, conclusão e especializações, trazendo relatos resumidos que permitem conhecer um pouco deste cenário desde a época de 90 até os dias atuais.

Capítulos que trarão os saberes docentes necessários para os exercícios, a psicologia direcionada ao desenvolvimento e os desafios encontrado na profissão.

Procedimentos metodológicos utilizados para este trabalho foi baseada em visitas, pesquisas e entrevistas em instituições de ensino públicas e particulares, com a finalidade de obter dados concretos que mostrem a importância de estudar a fundo o tema e identificar suas discrepâncias e servir como ferramenta de estudo de melhoria do processo.

As técnicas utilizadas serão semiestruturadas, que segundo Minayo (1994, p. 58), caracterizam-se na articulação da entrevista não estruturada, onde o informante aborda livremente o tema proposto, com a entrevista estruturada que pressupõem perguntas previamente formuladas; e a observação do participante, que de acordo com Minayo (1994, p. 59), se realiza através do contato direto do pesquisador para obter informações sobre a realidade.

Realização do método de pesquisa qualitativa, por entender que os entrevistados ficam mais propícios a apontar os seus pontos de vista sobre determinado assunto.

Segundo Gil (1996), esclarece que este é o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão e o porquê das coisas.

Os dados coletados serão de grande importância, porque de acordo com os resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com